A gestão do conhecimento e a atuação do secretário executivo na UEL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15908 |
Resumo: | Resumo: Com a evolução da sociedade, ocorreu também a evolução das profissões e processos administrativos Mecanismos que ajudassem no desenvolvimento e sustentação em um mercado competitivo foram estudados e apresentados como alternativas para o sucesso das instituições A gestão do Conhecimento como metodologia de trabalho organizacional apresenta-se com uma ferramenta eficaz no século XXI, para a permanência das instituições de forma competitiva no mercado informacional atual Assim, evidencia-se o papel das pessoas nesse modelo de gestão de forma a geri-la, e principalmente torná-la viável e ativa nas instituições Desse modo, surge a necessidade de se estudar e analisar a importância da atuação de profissionais nessa prática gestora, verificando seus impactos, processos, modelos e resultados O objetivo geral deste trabalho foi analisar a gestão do conhecimento organizacional desenvolvida pelos Secretários Executivos na Universidade Estadual de Londrina, uma instituição pública, onde os mais altos cargos são ocupados por gestores rotativos Caracterizando a gestão do conhecimento em suas diversas atividades, abordando a importância da memória organizacional para a gestão do conhecimento, assim como mapeando o trabalho do secretário executivo neste contexto O estudo desta temática se justifica devido a quantidade incipiente de pesquisas na área do secretariado executivo, haja vista, uma possível contribuição para a área da gestão do conhecimento A metodologia utilizada foi o estudo de caso, utilizando três fontes de evidência para a coleta de dados: a observação direta, a entrevista e a análise de documentos Para análise e tratamento dos dados foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin Como resultados apresentaram-se fundamentos teóricos em relação às práticas profissionais do secretário executivo, assim como, um aprofundamento da discussão em relação aos princípios da gestão do conhecimento na Ciência da Informação, visto que ainda não está estabelecida uma estrutura, de base humana e tecnológica, para a completa gestão do conhecimento na UEL |
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A gestão do conhecimento e a atuação do secretário executivo na UELGestão do conhecimentoSecretariadoCiência da InformaçãoKnowledge managementSecretariatsInformation scienceResumo: Com a evolução da sociedade, ocorreu também a evolução das profissões e processos administrativos Mecanismos que ajudassem no desenvolvimento e sustentação em um mercado competitivo foram estudados e apresentados como alternativas para o sucesso das instituições A gestão do Conhecimento como metodologia de trabalho organizacional apresenta-se com uma ferramenta eficaz no século XXI, para a permanência das instituições de forma competitiva no mercado informacional atual Assim, evidencia-se o papel das pessoas nesse modelo de gestão de forma a geri-la, e principalmente torná-la viável e ativa nas instituições Desse modo, surge a necessidade de se estudar e analisar a importância da atuação de profissionais nessa prática gestora, verificando seus impactos, processos, modelos e resultados O objetivo geral deste trabalho foi analisar a gestão do conhecimento organizacional desenvolvida pelos Secretários Executivos na Universidade Estadual de Londrina, uma instituição pública, onde os mais altos cargos são ocupados por gestores rotativos Caracterizando a gestão do conhecimento em suas diversas atividades, abordando a importância da memória organizacional para a gestão do conhecimento, assim como mapeando o trabalho do secretário executivo neste contexto O estudo desta temática se justifica devido a quantidade incipiente de pesquisas na área do secretariado executivo, haja vista, uma possível contribuição para a área da gestão do conhecimento A metodologia utilizada foi o estudo de caso, utilizando três fontes de evidência para a coleta de dados: a observação direta, a entrevista e a análise de documentos Para análise e tratamento dos dados foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin Como resultados apresentaram-se fundamentos teóricos em relação às práticas profissionais do secretário executivo, assim como, um aprofundamento da discussão em relação aos princípios da gestão do conhecimento na Ciência da Informação, visto que ainda não está estabelecida uma estrutura, de base humana e tecnológica, para a completa gestão do conhecimento na UELDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: With the evolution of society, an evolution of professions and administrative processes also occurred Mechanisms that aid the development and support in a competitive market were studied and presented as alternatives for the success of the institutions The management of Knowledge as a methodology organizational of work presents itself as an effective tool in the 21st century for the permanence of institutions in a competitive way to the current informational market Thus, it is evident the role of people in this management model in order to manage it and mainly make it viable and active in the institutions Accordingly, there is a necessity to study and analyze the importance of professionals acting in this management practice, verifying their impacts, processes, models and results The general objective of this work was to analyze the management of organizational knowledge developed by the Executive Secretary within State University of Londrina, where the highest positions are occupied by rotating managers Characterizing management knowledge in its several activities, addressing the importance of organizational memory for knowledge management, as well as mapping the work of the executive secretary in this context The study of this subject is justified due to the incipient amount of research in the area of executive secretariat, given a possible significant contribution to the area of management knowledge The methodology used was the study of case according to Severino (27) focus on a private study, considered representative of a set of analogous cases, with executives secretaries professionals from a public institution from Paraná state Using three sources of evidence for data collection: direct observation, interviewing and document analysis For the analysis and treatment from the data collected was used the Laurence Bardin Content Analysis' methodology The results presented theoretical foundations in relation to the professional practices of an executive secretary, as well as a deep discussion regarding the principles management of knowledge in the information science, since a structure is not yet stablished, based on human and technological , to the complete management of knowledge in the UELMolina, Letícia Gorri [Orientador]Tomaél, Maria InêsPaiva, Simone BorgesFuzaro, Paula Padial2024-05-01T14:58:24Z2024-05-01T14:58:24Z2017.0011.04.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15908porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - 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