Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Angélica dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11908
Resumo: Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de constituição do conhecimento acerca da formação de professores para a Educação Especial por meio de um balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores brasileiros que atuam como líderes de grupos de pesquisa e em programas de pós-graduação Stricto Sensu Adotamos como base teórica o Materialismo Cultural de Raymond Williams e o entendimento da produção intelectual e do papel do conhecimento como componentes ideológicos do capitalismo Especificamente, buscamos: realizar um levantamento de todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil; analisar quais dos grupos encontrados indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial; identificar os líderes dos grupos selecionados que atuam em programas de pós-graduação; analisar o processo de atuação dos líderes encontrados considerando o local e programa de pós-graduação; caracterizar a produção acadêmica encontrada a fim de identificar o tipo da produção e seu veículo de publicação Para tanto, realizamos um balanço de produção para levantar todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil cadastrados no diretório de grupos do CNPq Após a seleção, identificamos quais dos grupos indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial e também quais deles os líderes atuavam em programas de pós-graduação Stricto Sensu A partir destes dados analisamos a atuação dos líderes a partir da instituição e o programa Em seguida realizamos a caracterização da sua produção Os resultados nos mostram: assimetria regional na formação e atuação em nível de pós-graduação dos líderes; baixa produção acadêmica sobre a formação de professores para a Educação Especial; concentração da divulgação da produção intelectual em capítulos de livros e artigos de periódicos; indução e contradição das políticas de governo sobre a produção do conhecimento
id UEL_f2188bf0e042b8b243a70a2dac93261d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11908
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professoresEducação especialProfessoresFormaçãoBalanço de produçãoSpecial educationTeacher trainingProduction balanceResumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de constituição do conhecimento acerca da formação de professores para a Educação Especial por meio de um balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores brasileiros que atuam como líderes de grupos de pesquisa e em programas de pós-graduação Stricto Sensu Adotamos como base teórica o Materialismo Cultural de Raymond Williams e o entendimento da produção intelectual e do papel do conhecimento como componentes ideológicos do capitalismo Especificamente, buscamos: realizar um levantamento de todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil; analisar quais dos grupos encontrados indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial; identificar os líderes dos grupos selecionados que atuam em programas de pós-graduação; analisar o processo de atuação dos líderes encontrados considerando o local e programa de pós-graduação; caracterizar a produção acadêmica encontrada a fim de identificar o tipo da produção e seu veículo de publicação Para tanto, realizamos um balanço de produção para levantar todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil cadastrados no diretório de grupos do CNPq Após a seleção, identificamos quais dos grupos indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial e também quais deles os líderes atuavam em programas de pós-graduação Stricto Sensu A partir destes dados analisamos a atuação dos líderes a partir da instituição e o programa Em seguida realizamos a caracterização da sua produção Os resultados nos mostram: assimetria regional na formação e atuação em nível de pós-graduação dos líderes; baixa produção acadêmica sobre a formação de professores para a Educação Especial; concentração da divulgação da produção intelectual em capítulos de livros e artigos de periódicos; indução e contradição das políticas de governo sobre a produção do conhecimentoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research aims to analyze the process of constitution of knowledge about teacher education for Special Education through an intellectual production balance of Brazilian researchers who act as leaders of research groups on Stricto Sensu postgraduate programs It adopted as theoretical basis Raymond Williams's Cultural Materialism and the understanding of intellectual production and the role of knowledge as ideological components of capitalism Specifically, it sought to: conduct a survey of all Special Education research groups in Brazil; analyze which of the groups found indicated working with teacher education for Special Education; identify the leaders of the selected groups who work in graduate programs; analyze the process of actuation of leaders found considering the location and graduate program; characterize the academic production found in order to identify the type of production and its vehicle of publication To this end, we conducted a production balance to survey all Special Education research groups in Brazil registered in the CNPq group directory After selection, we identified which of the groups indicated working with teacher education for Special Education and also which of them the leaders were active in Stricto Sensu postgraduate programs From these data we analyze the actuation of leaders from the institution and the program Then we perform the characterization of its production The results show us: regional asymmetry in the formation and performance at postgraduate level of leaders and concentration of the dissemination of intellectual production in book chapters and journal articlesMeletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]Orlando, Rosimeire MariaOliveira, Francismara Neves deSantos, Angélica dos2024-05-01T13:46:14Z2024-05-01T13:46:14Z2020.0021.07.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11908porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores
title Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores
spellingShingle Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores
Santos, Angélica dos
Educação especial
Professores
Formação
Balanço de produção
Special education
Teacher training
Production balance
title_short Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores
title_full Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores
title_fullStr Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores
title_full_unstemmed Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores
title_sort Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores
author Santos, Angélica dos
author_facet Santos, Angélica dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]
Orlando, Rosimeire Maria
Oliveira, Francismara Neves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Angélica dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Professores
Formação
Balanço de produção
Special education
Teacher training
Production balance
topic Educação especial
Professores
Formação
Balanço de produção
Special education
Teacher training
Production balance
description Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de constituição do conhecimento acerca da formação de professores para a Educação Especial por meio de um balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores brasileiros que atuam como líderes de grupos de pesquisa e em programas de pós-graduação Stricto Sensu Adotamos como base teórica o Materialismo Cultural de Raymond Williams e o entendimento da produção intelectual e do papel do conhecimento como componentes ideológicos do capitalismo Especificamente, buscamos: realizar um levantamento de todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil; analisar quais dos grupos encontrados indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial; identificar os líderes dos grupos selecionados que atuam em programas de pós-graduação; analisar o processo de atuação dos líderes encontrados considerando o local e programa de pós-graduação; caracterizar a produção acadêmica encontrada a fim de identificar o tipo da produção e seu veículo de publicação Para tanto, realizamos um balanço de produção para levantar todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil cadastrados no diretório de grupos do CNPq Após a seleção, identificamos quais dos grupos indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial e também quais deles os líderes atuavam em programas de pós-graduação Stricto Sensu A partir destes dados analisamos a atuação dos líderes a partir da instituição e o programa Em seguida realizamos a caracterização da sua produção Os resultados nos mostram: assimetria regional na formação e atuação em nível de pós-graduação dos líderes; baixa produção acadêmica sobre a formação de professores para a Educação Especial; concentração da divulgação da produção intelectual em capítulos de livros e artigos de periódicos; indução e contradição das políticas de governo sobre a produção do conhecimento
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2020.00
2024-05-01T13:46:14Z
2024-05-01T13:46:14Z
21.07.2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11908
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823247920791552