Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11908 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de constituição do conhecimento acerca da formação de professores para a Educação Especial por meio de um balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores brasileiros que atuam como líderes de grupos de pesquisa e em programas de pós-graduação Stricto Sensu Adotamos como base teórica o Materialismo Cultural de Raymond Williams e o entendimento da produção intelectual e do papel do conhecimento como componentes ideológicos do capitalismo Especificamente, buscamos: realizar um levantamento de todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil; analisar quais dos grupos encontrados indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial; identificar os líderes dos grupos selecionados que atuam em programas de pós-graduação; analisar o processo de atuação dos líderes encontrados considerando o local e programa de pós-graduação; caracterizar a produção acadêmica encontrada a fim de identificar o tipo da produção e seu veículo de publicação Para tanto, realizamos um balanço de produção para levantar todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil cadastrados no diretório de grupos do CNPq Após a seleção, identificamos quais dos grupos indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial e também quais deles os líderes atuavam em programas de pós-graduação Stricto Sensu A partir destes dados analisamos a atuação dos líderes a partir da instituição e o programa Em seguida realizamos a caracterização da sua produção Os resultados nos mostram: assimetria regional na formação e atuação em nível de pós-graduação dos líderes; baixa produção acadêmica sobre a formação de professores para a Educação Especial; concentração da divulgação da produção intelectual em capítulos de livros e artigos de periódicos; indução e contradição das políticas de governo sobre a produção do conhecimento |
id |
UEL_f2188bf0e042b8b243a70a2dac93261d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11908 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professoresEducação especialProfessoresFormaçãoBalanço de produçãoSpecial educationTeacher trainingProduction balanceResumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de constituição do conhecimento acerca da formação de professores para a Educação Especial por meio de um balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores brasileiros que atuam como líderes de grupos de pesquisa e em programas de pós-graduação Stricto Sensu Adotamos como base teórica o Materialismo Cultural de Raymond Williams e o entendimento da produção intelectual e do papel do conhecimento como componentes ideológicos do capitalismo Especificamente, buscamos: realizar um levantamento de todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil; analisar quais dos grupos encontrados indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial; identificar os líderes dos grupos selecionados que atuam em programas de pós-graduação; analisar o processo de atuação dos líderes encontrados considerando o local e programa de pós-graduação; caracterizar a produção acadêmica encontrada a fim de identificar o tipo da produção e seu veículo de publicação Para tanto, realizamos um balanço de produção para levantar todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil cadastrados no diretório de grupos do CNPq Após a seleção, identificamos quais dos grupos indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial e também quais deles os líderes atuavam em programas de pós-graduação Stricto Sensu A partir destes dados analisamos a atuação dos líderes a partir da instituição e o programa Em seguida realizamos a caracterização da sua produção Os resultados nos mostram: assimetria regional na formação e atuação em nível de pós-graduação dos líderes; baixa produção acadêmica sobre a formação de professores para a Educação Especial; concentração da divulgação da produção intelectual em capítulos de livros e artigos de periódicos; indução e contradição das políticas de governo sobre a produção do conhecimentoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research aims to analyze the process of constitution of knowledge about teacher education for Special Education through an intellectual production balance of Brazilian researchers who act as leaders of research groups on Stricto Sensu postgraduate programs It adopted as theoretical basis Raymond Williams's Cultural Materialism and the understanding of intellectual production and the role of knowledge as ideological components of capitalism Specifically, it sought to: conduct a survey of all Special Education research groups in Brazil; analyze which of the groups found indicated working with teacher education for Special Education; identify the leaders of the selected groups who work in graduate programs; analyze the process of actuation of leaders found considering the location and graduate program; characterize the academic production found in order to identify the type of production and its vehicle of publication To this end, we conducted a production balance to survey all Special Education research groups in Brazil registered in the CNPq group directory After selection, we identified which of the groups indicated working with teacher education for Special Education and also which of them the leaders were active in Stricto Sensu postgraduate programs From these data we analyze the actuation of leaders from the institution and the program Then we perform the characterization of its production The results show us: regional asymmetry in the formation and performance at postgraduate level of leaders and concentration of the dissemination of intellectual production in book chapters and journal articlesMeletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]Orlando, Rosimeire MariaOliveira, Francismara Neves deSantos, Angélica dos2024-05-01T13:46:14Z2024-05-01T13:46:14Z2020.0021.07.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11908porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores |
title |
Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores |
spellingShingle |
Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores Santos, Angélica dos Educação especial Professores Formação Balanço de produção Special education Teacher training Production balance |
title_short |
Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores |
title_full |
Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores |
title_fullStr |
Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores |
title_full_unstemmed |
Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores |
title_sort |
Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores |
author |
Santos, Angélica dos |
author_facet |
Santos, Angélica dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador] Orlando, Rosimeire Maria Oliveira, Francismara Neves de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Angélica dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Professores Formação Balanço de produção Special education Teacher training Production balance |
topic |
Educação especial Professores Formação Balanço de produção Special education Teacher training Production balance |
description |
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de constituição do conhecimento acerca da formação de professores para a Educação Especial por meio de um balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores brasileiros que atuam como líderes de grupos de pesquisa e em programas de pós-graduação Stricto Sensu Adotamos como base teórica o Materialismo Cultural de Raymond Williams e o entendimento da produção intelectual e do papel do conhecimento como componentes ideológicos do capitalismo Especificamente, buscamos: realizar um levantamento de todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil; analisar quais dos grupos encontrados indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial; identificar os líderes dos grupos selecionados que atuam em programas de pós-graduação; analisar o processo de atuação dos líderes encontrados considerando o local e programa de pós-graduação; caracterizar a produção acadêmica encontrada a fim de identificar o tipo da produção e seu veículo de publicação Para tanto, realizamos um balanço de produção para levantar todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil cadastrados no diretório de grupos do CNPq Após a seleção, identificamos quais dos grupos indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial e também quais deles os líderes atuavam em programas de pós-graduação Stricto Sensu A partir destes dados analisamos a atuação dos líderes a partir da instituição e o programa Em seguida realizamos a caracterização da sua produção Os resultados nos mostram: assimetria regional na formação e atuação em nível de pós-graduação dos líderes; baixa produção acadêmica sobre a formação de professores para a Educação Especial; concentração da divulgação da produção intelectual em capítulos de livros e artigos de periódicos; indução e contradição das políticas de governo sobre a produção do conhecimento |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020.00 2024-05-01T13:46:14Z 2024-05-01T13:46:14Z 21.07.2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11908 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823247920791552 |