Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33261
Resumo: A educação de estudantes público-alvo da Educação Especial é garantida pela legislação brasileira, e o professor é um dos responsáveis por garantir a construção do conhecimento científico. O presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes dos cursos de licenciatura acerca da temática da Educação Especial durante sua formação inicial. A pesquisa foi realizada com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química, e o instrumento de coleta de dados foi um formulário. Os dados da pesquisa foram organizados em gráficos e indicaram por parte dos estudantes uma formação insuficiente para atuação na Educação Especial, havendo a necessidade de maior abordagem da temática e a busca por uma formação continuada. Ainda assim, observa-se um reconhecimento dos estudantes pela importância da necessidade de discussão da temática durante a graduação.
id UFCG_dace9ff9027605fb7538ebb80ae07ccd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33261
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada.Special education for teachers: initial training and training continued.Educación especial para docentes: formación inicial y formación continuado.Educação especialFormação inicial de professoresEducação especial - formação de professoresSpecial educationInitial teacher trainingSpecial education - teacher trainingEducación especialFormación inicial docenteEducación especial - formación de profesoresEducaçãoA educação de estudantes público-alvo da Educação Especial é garantida pela legislação brasileira, e o professor é um dos responsáveis por garantir a construção do conhecimento científico. O presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes dos cursos de licenciatura acerca da temática da Educação Especial durante sua formação inicial. A pesquisa foi realizada com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química, e o instrumento de coleta de dados foi um formulário. Os dados da pesquisa foram organizados em gráficos e indicaram por parte dos estudantes uma formação insuficiente para atuação na Educação Especial, havendo a necessidade de maior abordagem da temática e a busca por uma formação continuada. Ainda assim, observa-se um reconhecimento dos estudantes pela importância da necessidade de discussão da temática durante a graduação.The education of target audience students in Special Education is guaranteed by Brazilian legislation, and the teacher is one of those responsible for ensuring the construction of scientific knowledge is carried out. The present work aimed to investigate the perception of students in undergraduate courses about Special Education theme during their initial training. The research was carried out with students from Bachelor's degrees in Biological Sciences, Mathematics, Physics and Chemistry, and the data collection instrument was a form. The research data was organized into graphs and indicated that the students had insufficient training to work in Special Education, with the need for a greater approach to the topic and the search for continued training. Even so, students recognize the importance of the need to discuss the topic during graduation.La educación de los alumnos destinatarios de la Educación Especial está garantizada por la legislación Lengua brasileña, y el docente es uno de los responsables de garantizar la construcción del conocimiento. científico. El presente trabajo tuvo como objetivo investigar la percepción de los estudiantes. cursos de grado sobre el tema de Educación Especial durante su formación inicial. La investigación se realizó con académicos de carreras de Licenciatura en Ciencias. Biológicas, Matemáticas, Física y Química, y el instrumento de recolección de datos fue un forma. Los datos de la investigación se organizaron en gráficos y se indicaron por parte. los estudiantes no tienen suficiente formación para trabajar en Educación Especial, con la necesidad de un mayor abordaje del tema y la búsqueda de formación continua. Aun así, los estudiantes reconocen la importancia de Es necesario discutir el tema durante la graduación.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584COSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526COSTA, Nayara Tatianna Santos da.SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA.http://lattes.cnpq.br/7350830233040297VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas.2023-10-312023-11-30T14:19:54Z2023-11-302023-11-30T14:19:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33261VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas. Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. 2023. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-30T14:20:27Zoai:localhost:riufcg/33261Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-30T14:20:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada.
Special education for teachers: initial training and training continued.
Educación especial para docentes: formación inicial y formación continuado.
title Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada.
spellingShingle Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada.
VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas.
Educação especial
Formação inicial de professores
Educação especial - formação de professores
Special education
Initial teacher training
Special education - teacher training
Educación especial
Formación inicial docente
Educación especial - formación de profesores
Educação
title_short Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada.
title_full Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada.
title_fullStr Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada.
title_full_unstemmed Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada.
title_sort Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada.
author VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas.
author_facet VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SODRÉ NETO, Luiz.
SODRÉ NETO, L.
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
COSTA, K. T.
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526
COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA.
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297
dc.contributor.author.fl_str_mv VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Formação inicial de professores
Educação especial - formação de professores
Special education
Initial teacher training
Special education - teacher training
Educación especial
Formación inicial docente
Educación especial - formación de profesores
Educação
topic Educação especial
Formação inicial de professores
Educação especial - formação de professores
Special education
Initial teacher training
Special education - teacher training
Educación especial
Formación inicial docente
Educación especial - formación de profesores
Educação
description A educação de estudantes público-alvo da Educação Especial é garantida pela legislação brasileira, e o professor é um dos responsáveis por garantir a construção do conhecimento científico. O presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes dos cursos de licenciatura acerca da temática da Educação Especial durante sua formação inicial. A pesquisa foi realizada com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química, e o instrumento de coleta de dados foi um formulário. Os dados da pesquisa foram organizados em gráficos e indicaram por parte dos estudantes uma formação insuficiente para atuação na Educação Especial, havendo a necessidade de maior abordagem da temática e a busca por uma formação continuada. Ainda assim, observa-se um reconhecimento dos estudantes pela importância da necessidade de discussão da temática durante a graduação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-31
2023-11-30T14:19:54Z
2023-11-30
2023-11-30T14:19:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33261
VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas. Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. 2023. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33261
identifier_str_mv VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas. Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. 2023. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744603838939136