Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33261 |
Resumo: | A educação de estudantes público-alvo da Educação Especial é garantida pela legislação brasileira, e o professor é um dos responsáveis por garantir a construção do conhecimento científico. O presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes dos cursos de licenciatura acerca da temática da Educação Especial durante sua formação inicial. A pesquisa foi realizada com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química, e o instrumento de coleta de dados foi um formulário. Os dados da pesquisa foram organizados em gráficos e indicaram por parte dos estudantes uma formação insuficiente para atuação na Educação Especial, havendo a necessidade de maior abordagem da temática e a busca por uma formação continuada. Ainda assim, observa-se um reconhecimento dos estudantes pela importância da necessidade de discussão da temática durante a graduação. |
id |
UFCG_dace9ff9027605fb7538ebb80ae07ccd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/33261 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada.Special education for teachers: initial training and training continued.Educación especial para docentes: formación inicial y formación continuado.Educação especialFormação inicial de professoresEducação especial - formação de professoresSpecial educationInitial teacher trainingSpecial education - teacher trainingEducación especialFormación inicial docenteEducación especial - formación de profesoresEducaçãoA educação de estudantes público-alvo da Educação Especial é garantida pela legislação brasileira, e o professor é um dos responsáveis por garantir a construção do conhecimento científico. O presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes dos cursos de licenciatura acerca da temática da Educação Especial durante sua formação inicial. A pesquisa foi realizada com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química, e o instrumento de coleta de dados foi um formulário. Os dados da pesquisa foram organizados em gráficos e indicaram por parte dos estudantes uma formação insuficiente para atuação na Educação Especial, havendo a necessidade de maior abordagem da temática e a busca por uma formação continuada. Ainda assim, observa-se um reconhecimento dos estudantes pela importância da necessidade de discussão da temática durante a graduação.The education of target audience students in Special Education is guaranteed by Brazilian legislation, and the teacher is one of those responsible for ensuring the construction of scientific knowledge is carried out. The present work aimed to investigate the perception of students in undergraduate courses about Special Education theme during their initial training. The research was carried out with students from Bachelor's degrees in Biological Sciences, Mathematics, Physics and Chemistry, and the data collection instrument was a form. The research data was organized into graphs and indicated that the students had insufficient training to work in Special Education, with the need for a greater approach to the topic and the search for continued training. Even so, students recognize the importance of the need to discuss the topic during graduation.La educación de los alumnos destinatarios de la Educación Especial está garantizada por la legislación Lengua brasileña, y el docente es uno de los responsables de garantizar la construcción del conocimiento. científico. El presente trabajo tuvo como objetivo investigar la percepción de los estudiantes. cursos de grado sobre el tema de Educación Especial durante su formación inicial. La investigación se realizó con académicos de carreras de Licenciatura en Ciencias. Biológicas, Matemáticas, Física y Química, y el instrumento de recolección de datos fue un forma. Los datos de la investigación se organizaron en gráficos y se indicaron por parte. los estudiantes no tienen suficiente formación para trabajar en Educación Especial, con la necesidad de un mayor abordaje del tema y la búsqueda de formación continua. Aun así, los estudiantes reconocen la importancia de Es necesario discutir el tema durante la graduación.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584COSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526COSTA, Nayara Tatianna Santos da.SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA.http://lattes.cnpq.br/7350830233040297VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas.2023-10-312023-11-30T14:19:54Z2023-11-302023-11-30T14:19:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33261VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas. Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. 2023. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-30T14:20:27Zoai:localhost:riufcg/33261Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-30T14:20:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. Special education for teachers: initial training and training continued. Educación especial para docentes: formación inicial y formación continuado. |
title |
Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. |
spellingShingle |
Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas. Educação especial Formação inicial de professores Educação especial - formação de professores Special education Initial teacher training Special education - teacher training Educación especial Formación inicial docente Educación especial - formación de profesores Educação |
title_short |
Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. |
title_full |
Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. |
title_fullStr |
Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. |
title_full_unstemmed |
Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. |
title_sort |
Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. |
author |
VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas. |
author_facet |
VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SODRÉ NETO, Luiz. SODRÉ NETO, L. http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 COSTA, Kiara Tatianny Santos da. COSTA, K. T. http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 COSTA, Nayara Tatianna Santos da. SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Formação inicial de professores Educação especial - formação de professores Special education Initial teacher training Special education - teacher training Educación especial Formación inicial docente Educación especial - formación de profesores Educação |
topic |
Educação especial Formação inicial de professores Educação especial - formação de professores Special education Initial teacher training Special education - teacher training Educación especial Formación inicial docente Educación especial - formación de profesores Educação |
description |
A educação de estudantes público-alvo da Educação Especial é garantida pela legislação brasileira, e o professor é um dos responsáveis por garantir a construção do conhecimento científico. O presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes dos cursos de licenciatura acerca da temática da Educação Especial durante sua formação inicial. A pesquisa foi realizada com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química, e o instrumento de coleta de dados foi um formulário. Os dados da pesquisa foram organizados em gráficos e indicaram por parte dos estudantes uma formação insuficiente para atuação na Educação Especial, havendo a necessidade de maior abordagem da temática e a busca por uma formação continuada. Ainda assim, observa-se um reconhecimento dos estudantes pela importância da necessidade de discussão da temática durante a graduação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-31 2023-11-30T14:19:54Z 2023-11-30 2023-11-30T14:19:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33261 VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas. Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. 2023. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33261 |
identifier_str_mv |
VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas. Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. 2023. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744603838939136 |