História de aquisição do responder em um programa múltiplo FR-DRL : efeitos sobre a diferenciação e a estabilidade das taxas de respostas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Tatiany Honório
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11777
Resumo: Resumo: O presente estudo teve como objetivos verificar o efeito de diferentes formas de se programar as contingências de aquisição em um programa de reforço múltiplo FR-DRL sobre a diferenciação nas taxas de respostas e sobre o tempo necessário (minutos e número de sessões) para que a taxa de respostas atingisse estabilidade Para isso participaram do estudo 21 universitários distribuídos em quatro grupos com diferentes histórias de aquisição: Grupo 1-Incremento nos valores de DRL intra-sessão e depois de FR; Grupo 2-Incremento simultâneo do FR e do DRL intra-sessão; Grupo 3-Incremento do FR e do DRL entre sessões e Grupo 4-Incremento dos FR e do DRL entre sessões com critério para mudança de componente de tempo fixo Para os Grupos 1, 2 e 3 o critério para mudança de componente foi a obtenção de 1 pontos O software ProgRef v31 foi utilizado para a coleta desses dados O Estudo 1 analisou o tempo (em minutos e número de sessões) para que ocorresse diferenciação na taxa de respostas Os participantes foram expostos de 3 a 5 sessões para a “aquisição” do desempenho em um múltiplo FR 6 – DRL 2 s segundo a distribuição descrita anteriormente Quase todos os participantes atingiram a diferenciação nas taxas de resposta em até 5 sessões (menos um participante do Grupo 1) Os resultados sugeriram que a diferenciação nas taxas de respostas pode ser atingida com diferentes formas de se programar a aquisição do comportamento O Estudo 2 foi uma continuidade do Estudo 1 Após completada a aquisição do comportamento todos os participantes (exceto um participante do Grupo 1, excluído da pesquisa) foram expostos a mais 2 sessões de aproximadamente 3 minutos cada em um múltiplo FR 6 – DRL 2 s Foi avaliada a velocidade para se atingir um critério de estabilidade (em número de sessões) em função da história de aquisição Avaliou-se também se, após atingida a estabilidade, ela foi mantida até o final da exposição ao programa múltiplo FR-DRL O número de sessões necessárias para que o critério de estabilidade fosse atingido não foi uma função da história de aquisição Todos os participantes – independentemente da história de aquisição – atingiram o critério de estabilidade até a quinta sessão (após completada a aquisição) Tomados em conjunto, os resultados de ambos os estudos sugerem que o desempenho de humanos pode ficar sob controle de um múltiplo FR-DRL com diversos arranjos experimentais para essa “aquisição” e que esta história inicial de aquisição parece não afetar o desempenho subseqüente no que se refere ao tempo necessário para que o comportamento atinja um certo critério de estabilidade Se a história de aquisição poderia afetar a persistência comportamental (por exemplo, com uma mudança nas contingências de reforço) ainda é uma questão em aberto
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: This study aimed to determine the effect of different ways of planning the contingencies of acquisition in a multiple schedule FR-DRL on the rates of response´s differentiation and in the time required (minutes and number of sessions) for the rate of responses to reach stability For that 21 students, divided into four groups participated this experiment: Group 1 - Increase in the values of DRL intra-session and after FR, Group 2 - simultaneous increase of FR and DRL intra-session, Group 3 - Increase of FR and DRL between sessions and Group 4 - Increase of FR and DRL values between sessions with time fixed component as criterion for change For Groups 1, 2 and 3 to change the criteria to change components was to obtain 1 points The ProgRef v31 software was used to collect these data Study 1 examined the time (in minutes and number of sessions) so that differentiation occurs in the rate of response Participants were exposed from 3 to 5 sessions for the "acquisition" of performance in a multiple FR 6 - DRL 2 s according to the distribution described above Almost all participants reached the differentiation in response rates by up to 5 sessions (except one participant from Group 1) The results suggested that the differentiation in response rates can be achieved with different ways to plan the acquisition of behavior Study 2 was a continuation of Study 1 Having completed the acquisition of behavior all participants (except one participant in Group 1, excluded from the study) were exposed to 2 more sessions of approximately 3 minutes each in a multiple FR 6 - DRL 2 s The speed to reach a criterion of stability was evaluated (number of sessions) depending on the history of acquisition Evaluated even if, after reaching stability, it was maintained until the end of exposure to the multiple FR-DRL The number of sessions necessary for the stability criterion was reached was not a function of the history of acquisition All participants - regardless of the history of acquisition - reached the criterion of stability to the fifth session (after completion of the acquisition) Taken together, the results of both studies suggest that the performance of humans may be under control of a multiple FR-DRL with several experimental arrangements for the "acquisition" and that the initial story of the acquisition does not seem to affect subsequent performance in refers to the time required for the performance reaches a certain criteria of stability If the history of the acquisition could affect the persistence behavior (eg, with a change in the contingencies of reinforcement) is still an open questionCosta, Carlos Eduardo [Orientador]Hunziker, Maria Helena LeiteHaydu, Verônica BenderPorto, Tatiany Honório2024-05-01T13:45:18Z2024-05-01T13:45:18Z2009.0029.07.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11777porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11777Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - 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