Motivos para a prática de esporte de atletas escolares do estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grubertt, Guilherme Alves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16168
Resumo: Resumo: A prática de esporte em idades jovens tem se demonstrado uma importante ferramenta na busca de benefícios físicos, psicológicos e sociais Entretanto, alguns levantamentos internacionais têm apontado que apenas uma parcela da população infantil e juvenil pratica esporte com alguma regularidade, e dentre aqueles que iniciam a prática esportiva, existe um elevado índice de casos de abandono Nesse sentindo, especialistas apontam que entender os motivos que levam a prática de esporte pode ser um importante caminho para o entendimento deste fenômeno, principalmente para o atleta escolar Assim, o objetivo desse estudo foi verificar a relação entre os motivos para a prática de esporte de atletas escolares de diferentes modalidades esportivas participantes dos 63º Jogos Escolares do Paraná – 216 (Fase A e Fase B) e as variáveis sexo, idade e tempo de treino Participaram do estudo 214 atletas escolares (15 moças e 964 rapazes) com idades entre 1 e 17 anos Os dados relativos aos motivos para a prática de esporte foram obtidos mediante a aplicação da versão traduzida, adaptada e validada para a população jovem brasileira do Participation Motive Questionnaire – PMQ Para os resultados das dimensões entre as características amostrais foram realizados os testes T independente e ANOVA one way, seguida do post hoc Scheffé Os motivos para a prática de esporte considerados mais importantes para os atletas escolares foram referentes à Competência Técnica (4,4 ± ,7), Competição (4,26 ± ,88) e Aptidão Física (4,5 ± ,92) Os rapazes valorizaram em maior grau os motivos associados ao Relacionamento Social do que as moças Os motivos relacionados à dimensão Emoção, após os motivos associados à Competição, Competência Técnica e Aptidão Física, foram mais valorizados quando associada com o tempo de prática Por fim, esses resultados tornam-se importantes para que as lideranças adultas realizem intervenções junto ao público alvo, elaborando atividades mais adequadas às demandas e preferências dos atletas escolares a fim de implementar projetos de formação educacional e desenvolvimento da personalidade esportiva
id UEL_f3f9bf1886bdc89f2af6bba3a6bd34bb
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16168
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Motivos para a prática de esporte de atletas escolares do estado do ParanáEducação físicaJovens e esportesMotivação nos esportesPhysical educationResumo: A prática de esporte em idades jovens tem se demonstrado uma importante ferramenta na busca de benefícios físicos, psicológicos e sociais Entretanto, alguns levantamentos internacionais têm apontado que apenas uma parcela da população infantil e juvenil pratica esporte com alguma regularidade, e dentre aqueles que iniciam a prática esportiva, existe um elevado índice de casos de abandono Nesse sentindo, especialistas apontam que entender os motivos que levam a prática de esporte pode ser um importante caminho para o entendimento deste fenômeno, principalmente para o atleta escolar Assim, o objetivo desse estudo foi verificar a relação entre os motivos para a prática de esporte de atletas escolares de diferentes modalidades esportivas participantes dos 63º Jogos Escolares do Paraná – 216 (Fase A e Fase B) e as variáveis sexo, idade e tempo de treino Participaram do estudo 214 atletas escolares (15 moças e 964 rapazes) com idades entre 1 e 17 anos Os dados relativos aos motivos para a prática de esporte foram obtidos mediante a aplicação da versão traduzida, adaptada e validada para a população jovem brasileira do Participation Motive Questionnaire – PMQ Para os resultados das dimensões entre as características amostrais foram realizados os testes T independente e ANOVA one way, seguida do post hoc Scheffé Os motivos para a prática de esporte considerados mais importantes para os atletas escolares foram referentes à Competência Técnica (4,4 ± ,7), Competição (4,26 ± ,88) e Aptidão Física (4,5 ± ,92) Os rapazes valorizaram em maior grau os motivos associados ao Relacionamento Social do que as moças Os motivos relacionados à dimensão Emoção, após os motivos associados à Competição, Competência Técnica e Aptidão Física, foram mais valorizados quando associada com o tempo de prática Por fim, esses resultados tornam-se importantes para que as lideranças adultas realizem intervenções junto ao público alvo, elaborando atividades mais adequadas às demandas e preferências dos atletas escolares a fim de implementar projetos de formação educacional e desenvolvimento da personalidade esportivaDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: A sports practice for young people has been shown as an important tool in searching for physical, psychological and social benefits However, some international surveys pointed out that only one part of the children and youths practice sports with some regularity, and that those who start a sports practice, there is a high rate of abandonment In this sense, experts point out that understanding the reasons that lead to a sport practice can be an important way to understand this phenomenon, especially for the school athlete Thus, the objective of the study was to verify the relationship between the reasons for a sports practice of school athletes in different sports modalities participating in the 63rd Paraná School Games - 216 (Phase A and Phase B) and variables such as gender, age and training time In 214, school athletes (15 girls and 964 boys) between the ages of 1 and 17 participated in the study The data on the reasons for a sport practice were obtained through an application of the translated, adapted and validated version for the young brazilian population of the Participation Motive Questionnaire – PMQ (213) For the results of the dimensions between the sample characteristics, independent T and ANOVA one way tests were performed, followed by the post hoc Scheffé The most important reasons for practicing sports for school athletes were related to the Technical Competence (4,4 ± ,7), Competition (4,4 ± ,7) and Physical Fitness (4,5 ± ,92) The boys valued the reasons related to Social Relations more than girls The reasons related to the Emotion dimension, after the reasons associated with Competition, Technical Competence and Physical Fitness, were more valued when associated with practice time Finally, the results become important for adult leaders to carry out interventions with the target audience, elaborating activities that are more suited to the demands and preferences of the school athletes for the development of projects of educational formation and development of the sports personalitySerassuelo Junior, Hélio [Orientador]Ronque, Enio Ricardo VazGuedes, Dartagnan PintoGrubertt, Guilherme Alves2024-05-01T15:02:41Z2024-05-01T15:02:41Z2017.0014.07.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16168porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:38Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:38Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivos para a prática de esporte de atletas escolares do estado do Paraná
title Motivos para a prática de esporte de atletas escolares do estado do Paraná
spellingShingle Motivos para a prática de esporte de atletas escolares do estado do Paraná
Grubertt, Guilherme Alves
Educação física
Jovens e esportes
Motivação nos esportes
Physical education
title_short Motivos para a prática de esporte de atletas escolares do estado do Paraná
title_full Motivos para a prática de esporte de atletas escolares do estado do Paraná
title_fullStr Motivos para a prática de esporte de atletas escolares do estado do Paraná
title_full_unstemmed Motivos para a prática de esporte de atletas escolares do estado do Paraná
title_sort Motivos para a prática de esporte de atletas escolares do estado do Paraná
author Grubertt, Guilherme Alves
author_facet Grubertt, Guilherme Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serassuelo Junior, Hélio [Orientador]
Ronque, Enio Ricardo Vaz
Guedes, Dartagnan Pinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Grubertt, Guilherme Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Jovens e esportes
Motivação nos esportes
Physical education
topic Educação física
Jovens e esportes
Motivação nos esportes
Physical education
description Resumo: A prática de esporte em idades jovens tem se demonstrado uma importante ferramenta na busca de benefícios físicos, psicológicos e sociais Entretanto, alguns levantamentos internacionais têm apontado que apenas uma parcela da população infantil e juvenil pratica esporte com alguma regularidade, e dentre aqueles que iniciam a prática esportiva, existe um elevado índice de casos de abandono Nesse sentindo, especialistas apontam que entender os motivos que levam a prática de esporte pode ser um importante caminho para o entendimento deste fenômeno, principalmente para o atleta escolar Assim, o objetivo desse estudo foi verificar a relação entre os motivos para a prática de esporte de atletas escolares de diferentes modalidades esportivas participantes dos 63º Jogos Escolares do Paraná – 216 (Fase A e Fase B) e as variáveis sexo, idade e tempo de treino Participaram do estudo 214 atletas escolares (15 moças e 964 rapazes) com idades entre 1 e 17 anos Os dados relativos aos motivos para a prática de esporte foram obtidos mediante a aplicação da versão traduzida, adaptada e validada para a população jovem brasileira do Participation Motive Questionnaire – PMQ Para os resultados das dimensões entre as características amostrais foram realizados os testes T independente e ANOVA one way, seguida do post hoc Scheffé Os motivos para a prática de esporte considerados mais importantes para os atletas escolares foram referentes à Competência Técnica (4,4 ± ,7), Competição (4,26 ± ,88) e Aptidão Física (4,5 ± ,92) Os rapazes valorizaram em maior grau os motivos associados ao Relacionamento Social do que as moças Os motivos relacionados à dimensão Emoção, após os motivos associados à Competição, Competência Técnica e Aptidão Física, foram mais valorizados quando associada com o tempo de prática Por fim, esses resultados tornam-se importantes para que as lideranças adultas realizem intervenções junto ao público alvo, elaborando atividades mais adequadas às demandas e preferências dos atletas escolares a fim de implementar projetos de formação educacional e desenvolvimento da personalidade esportiva
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 14.07.2017
2017.00
2024-05-01T15:02:41Z
2024-05-01T15:02:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16168
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação Física
Centro de Educação Física e Esportes
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823242859315200