Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11799 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta um estudo das práticas pedagógicas com televisão no contexto da recepção de alunos Objetiva investigar como o discurso e as imagens da televisão são trabalhados por professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental Esse também verifica a recepção da televisão por parte de alunos dessa realidade Através de uma pesquisa de campo com alunos e professores de três quartas-séries, duas de escolas da Rede Pública Municipal e uma da Rede Privada de Ensino, na cidade de Londrina – PR, realiza-se um estudo comparativo por amostragem das práticas pedagógicas e da recepção da televisão Entrevistas com os professores e questionários com os alunos, das séries indicadas, foram utilizados como instrumentos de pesquisa Os dados coletados, associados ao referencial bibliográfico investigado, mostram as práticas com a televisão, as concepções de professores sobre os processos de comunicação e educação estabelecidos pela televisão e pela escola e influências da televisão na vida de alunos A Análise de processos de formação de professores, no contexto desta pesquisa, revela experiências com a perspectiva de leitura crítica da mídia, na vertente culturalista, segundo conceitos desenvolvidos pelo campo de estudo e trabalho voltado para a inter-relação das áreas de Educação e Comunicação, denominado Educomunicação |
id |
UEL_f4641f739b115a9003c910b9232ce1ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11799 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de LondrinaAprendizagemRecursos audiovisuaisEnsino audiovisualTelevisão na educaçãoAudio-visual materialsAudio-visual educationTelevision in educationLearningResumo: Este trabalho apresenta um estudo das práticas pedagógicas com televisão no contexto da recepção de alunos Objetiva investigar como o discurso e as imagens da televisão são trabalhados por professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental Esse também verifica a recepção da televisão por parte de alunos dessa realidade Através de uma pesquisa de campo com alunos e professores de três quartas-séries, duas de escolas da Rede Pública Municipal e uma da Rede Privada de Ensino, na cidade de Londrina – PR, realiza-se um estudo comparativo por amostragem das práticas pedagógicas e da recepção da televisão Entrevistas com os professores e questionários com os alunos, das séries indicadas, foram utilizados como instrumentos de pesquisa Os dados coletados, associados ao referencial bibliográfico investigado, mostram as práticas com a televisão, as concepções de professores sobre os processos de comunicação e educação estabelecidos pela televisão e pela escola e influências da televisão na vida de alunos A Análise de processos de formação de professores, no contexto desta pesquisa, revela experiências com a perspectiva de leitura crítica da mídia, na vertente culturalista, segundo conceitos desenvolvidos pelo campo de estudo e trabalho voltado para a inter-relação das áreas de Educação e Comunicação, denominado EducomunicaçãoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This monograph presents a study about educational practices with television, in the context of student´s reception It aims to investigate how the speech and the images of television are worked by teachers from first until fourth grade of Elementary School It also checks the reception of television by students from this reality Through a field research in three classrooms of fourth grade, two of them from Public Schools and one from Private school, in the city of Londrina – PR, it was developed a comparative study about educational practices and reception of television Interviews with teachers and questionnaires with students, from these grades, were used as research’s instruments The information collected and the bibliographic references shows experiences with television, teacher’s conceptions about communication and education processes established by television and by school, as well the influences of television on student´s daily routine The Analyses of processes of Teacher Training Courses with television, in the context of this research, shows experiences that consider the area of education to critical reception of media, in the cultural vertent, according to the concepts developed by a field of study and work devoted to the interaction of the areas of Education and Communication, appointed as EducomunicationBarros, Eduardo Judas [Orientador]Soares, Ismar de OliveiraMiranda, Marília Faria deZancanaro, LourençoTanaca, Jozélia Jane Corrente2024-05-01T13:45:22Z2024-05-01T13:45:22Z2006.0025.05.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11799porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:36Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina |
title |
Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina |
spellingShingle |
Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina Tanaca, Jozélia Jane Corrente Aprendizagem Recursos audiovisuais Ensino audiovisual Televisão na educação Audio-visual materials Audio-visual education Television in education Learning |
title_short |
Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina |
title_full |
Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina |
title_fullStr |
Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina |
title_full_unstemmed |
Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina |
title_sort |
Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina |
author |
Tanaca, Jozélia Jane Corrente |
author_facet |
Tanaca, Jozélia Jane Corrente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Eduardo Judas [Orientador] Soares, Ismar de Oliveira Miranda, Marília Faria de Zancanaro, Lourenço |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tanaca, Jozélia Jane Corrente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Recursos audiovisuais Ensino audiovisual Televisão na educação Audio-visual materials Audio-visual education Television in education Learning |
topic |
Aprendizagem Recursos audiovisuais Ensino audiovisual Televisão na educação Audio-visual materials Audio-visual education Television in education Learning |
description |
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo das práticas pedagógicas com televisão no contexto da recepção de alunos Objetiva investigar como o discurso e as imagens da televisão são trabalhados por professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental Esse também verifica a recepção da televisão por parte de alunos dessa realidade Através de uma pesquisa de campo com alunos e professores de três quartas-séries, duas de escolas da Rede Pública Municipal e uma da Rede Privada de Ensino, na cidade de Londrina – PR, realiza-se um estudo comparativo por amostragem das práticas pedagógicas e da recepção da televisão Entrevistas com os professores e questionários com os alunos, das séries indicadas, foram utilizados como instrumentos de pesquisa Os dados coletados, associados ao referencial bibliográfico investigado, mostram as práticas com a televisão, as concepções de professores sobre os processos de comunicação e educação estabelecidos pela televisão e pela escola e influências da televisão na vida de alunos A Análise de processos de formação de professores, no contexto desta pesquisa, revela experiências com a perspectiva de leitura crítica da mídia, na vertente culturalista, segundo conceitos desenvolvidos pelo campo de estudo e trabalho voltado para a inter-relação das áreas de Educação e Comunicação, denominado Educomunicação |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006.00 2024-05-01T13:45:22Z 2024-05-01T13:45:22Z 25.05.2006 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11799 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823241376628736 |