A formação docente no sistema de ensino angolano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muanda, Margarida Marina Sabino Chipuca
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9720
Resumo: Resumo: O debate em torno da formação de professores vem se intensificado cada vez mais nos últimos anos A necessidade de formar profissionais competentes que atendam as crescentes demandas do campo educacional tem suscitado constantes reflexões em torno da forma e do contexto no qual esses profissionais vêm sendo formados, é o que podemos afirmar a partir do alto número de pesquisas encontradas nos bancos de dados como Capes, Google Acadêmico e Scielo O objetivo desta pesquisa é compreender como ocorre a formação de professores em Angola e articular esta etapa da educação com as que a antecedem Os dois cursos escolhidos foram Pedagogia e Letras, a fim de verificarmos quais caminhos o processo de formação docente tem tomado em relação a esta àrea de atuação social O trabalho foi desenvolvido por meio da pesquisa qualitativa, conforme apontam Ludke e André (1996), e Bardin (21) A perspectiva teórica que amparou a leitura dos dados se pauta na visão de Gatti (21a, 21b), Liberato (212, 214) Saviani (1997),Torres (2), Coraggio (2), Saviani (1998), entre outros Os resultados apontaram que os problemas vivenciados nos cursos de formação de professores são na verdade um reflexo de uma realidade mais ampla, cujas nuances se fazem sentir tanto no sistema educacional em geral, quanto no subsistema do Ensino Superior em particular Os dados mostraram também que a formação no curso de Pedagogia apresenta uma característica ambígua, pois abarca dentro de si muitas vertentes profissionais Já o curso de Língua Portuguesa é mais pontual em sua finalidade Os dois cursos indicaram ainda problemas como a escassês de vagas para formar mais professores, tendo em conta os desafios do país na luta contra o analfabetismo, a baixa qualidade na formação, a defasagem escolar nos níveis que antecedem a educação superior, e a baixa escolarização de grau superior por parte da população adulta
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The debate over teacher education has intensified in recent years The need to prepare competent professionals who meet the growing demands of the educational field has brought reflections about the way and the context on which these professionals are being formed This is what we can affirm from high number of researches found in the databases such as Capes, Google Scholar and Scielo The aim of this research is to understand how the formation of teachers in Angola occurs and then articulate this stage of education to the previous ones The two courses chosen were Pedagogy and Portuguese Language, in order to check out what are the ways the process of teachers formation have had in relation with this area of social performance The work was developed through qualitative research, according to Ludke & André (1996) and Bardin (21) The theoretical perspective of reading data was through the vision of Gatti (21a, 21b), Liberato (212, 214), Saviani (1997), Torres (2), Coraggio (2), Saviani (1998) and others The data were analyzed by the technique of content analysis proposed by Bardin (21) and Chizzotti (26) The results pointed out that the problems experienced in teacher formation courses are, in fact, the reflection of a wider range of the reality, which can be felt in the educational system in general and also in the subsystem of Higher Education in particular The data showed also that the formation in the course of Pedagogy, presents an ambiguous characteristic, since it covers a wide professional range In contrary, the Portuguese Language course is more punctual in its purpose The two programs also pointed problems such as the shortage in vacancies for teachers' formation, taking into account the country's challenges against illiteracy, poor quality in educational system, school deficits at the levels that precedes higher education, and low schooling of higher education in adult populationSantana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]Barros, Marta Silene FerreiraInforsato, Edson do CarmoMuanda, Margarida Marina Sabino Chipuca2024-05-01T12:10:01Z2024-05-01T12:10:01Z2019.0028.02.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9720porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9720Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - 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