A formação de professores do primeiro ciclo do ensino secundário em Angola : o caso do Instituto Garcia Neto (1975-2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silepo, Celestina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/56135
Resumo: O presente trabalho versa a temática da cultura organizacional escolar numa perspectiva da história da educação. Toma por objecto de estudo a formação de professores em Angola, especificamente com o caso do Instituto Garcia Neto, em Luanda, no período histórico de 1975 a 2009. O estudo da formação de professores consistiu na análise dos currículos da formação de professores do 1º ciclo do ensino secundário de maneira a contribuir para o desenvolvimento da pessoa do professor e a sua integração social, de maneira a caracterizar a situação do Instituto Normal Garcia Neto, no que se refere aos perfis de entrada e de saída dos seus formandos, analisando os mecanismos utilizados durante a preparação do processo de ensino-aprendizagem. Ainda visou-se comparar os dados quantitativos da formação de professores do IGN no período de 1978 a 2009, constatar a organização do processo docente educativo do Instituto e analisar a participação dos alunos no cumprimento dos planos curriculares. O universo documental deste trabalho de investigação foi recolhido no Instituto Normal Garcia Neto, situado na rua Albano Machado nº 82 em Luanda, Ministério da Educação de Angola, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, na Universidade de Coimbra e Museu do Forte de Peniche. A metodologia da investigação assentou na análise documental, entrevista a alguns directores, professores e alunos do Instituto e na análise sociográfica de gerações de alunos admitidos.
id RCAP_1f0f5b132444f939185ea28546e0dc1c
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/56135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de professores do primeiro ciclo do ensino secundário em Angola : o caso do Instituto Garcia Neto (1975-2009)Professor - Formação - AngolaEnsino básico - AngolaO presente trabalho versa a temática da cultura organizacional escolar numa perspectiva da história da educação. Toma por objecto de estudo a formação de professores em Angola, especificamente com o caso do Instituto Garcia Neto, em Luanda, no período histórico de 1975 a 2009. O estudo da formação de professores consistiu na análise dos currículos da formação de professores do 1º ciclo do ensino secundário de maneira a contribuir para o desenvolvimento da pessoa do professor e a sua integração social, de maneira a caracterizar a situação do Instituto Normal Garcia Neto, no que se refere aos perfis de entrada e de saída dos seus formandos, analisando os mecanismos utilizados durante a preparação do processo de ensino-aprendizagem. Ainda visou-se comparar os dados quantitativos da formação de professores do IGN no período de 1978 a 2009, constatar a organização do processo docente educativo do Instituto e analisar a participação dos alunos no cumprimento dos planos curriculares. O universo documental deste trabalho de investigação foi recolhido no Instituto Normal Garcia Neto, situado na rua Albano Machado nº 82 em Luanda, Ministério da Educação de Angola, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, na Universidade de Coimbra e Museu do Forte de Peniche. A metodologia da investigação assentou na análise documental, entrevista a alguns directores, professores e alunos do Instituto e na análise sociográfica de gerações de alunos admitidos.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/56135porSilepo, Celestinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:25:19Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/56135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:23:16.772330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores do primeiro ciclo do ensino secundário em Angola : o caso do Instituto Garcia Neto (1975-2009)
title A formação de professores do primeiro ciclo do ensino secundário em Angola : o caso do Instituto Garcia Neto (1975-2009)
spellingShingle A formação de professores do primeiro ciclo do ensino secundário em Angola : o caso do Instituto Garcia Neto (1975-2009)
Silepo, Celestina
Professor - Formação - Angola
Ensino básico - Angola
title_short A formação de professores do primeiro ciclo do ensino secundário em Angola : o caso do Instituto Garcia Neto (1975-2009)
title_full A formação de professores do primeiro ciclo do ensino secundário em Angola : o caso do Instituto Garcia Neto (1975-2009)
title_fullStr A formação de professores do primeiro ciclo do ensino secundário em Angola : o caso do Instituto Garcia Neto (1975-2009)
title_full_unstemmed A formação de professores do primeiro ciclo do ensino secundário em Angola : o caso do Instituto Garcia Neto (1975-2009)
title_sort A formação de professores do primeiro ciclo do ensino secundário em Angola : o caso do Instituto Garcia Neto (1975-2009)
author Silepo, Celestina
author_facet Silepo, Celestina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silepo, Celestina
dc.subject.por.fl_str_mv Professor - Formação - Angola
Ensino básico - Angola
topic Professor - Formação - Angola
Ensino básico - Angola
description O presente trabalho versa a temática da cultura organizacional escolar numa perspectiva da história da educação. Toma por objecto de estudo a formação de professores em Angola, especificamente com o caso do Instituto Garcia Neto, em Luanda, no período histórico de 1975 a 2009. O estudo da formação de professores consistiu na análise dos currículos da formação de professores do 1º ciclo do ensino secundário de maneira a contribuir para o desenvolvimento da pessoa do professor e a sua integração social, de maneira a caracterizar a situação do Instituto Normal Garcia Neto, no que se refere aos perfis de entrada e de saída dos seus formandos, analisando os mecanismos utilizados durante a preparação do processo de ensino-aprendizagem. Ainda visou-se comparar os dados quantitativos da formação de professores do IGN no período de 1978 a 2009, constatar a organização do processo docente educativo do Instituto e analisar a participação dos alunos no cumprimento dos planos curriculares. O universo documental deste trabalho de investigação foi recolhido no Instituto Normal Garcia Neto, situado na rua Albano Machado nº 82 em Luanda, Ministério da Educação de Angola, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, na Universidade de Coimbra e Museu do Forte de Peniche. A metodologia da investigação assentou na análise documental, entrevista a alguns directores, professores e alunos do Instituto e na análise sociográfica de gerações de alunos admitidos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/56135
url http://hdl.handle.net/10216/56135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136149010120705