Educação e ética planetária no contexto da globalização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11413 |
Resumo: | Resumo: Aponta o conceito e as perspectivas em torno da ética planetária como sendo essencial em nosso momento histórico O modelo de vida planetário em vigência e os valores que regem a maioria das sociedades no presente são responsáveis por grande parte das tragédias e crises no âmbito mundial Aliado a esse reconhecimento, encontram-se as ameaças às condições de vida no futuro devido a absolutização dos interesses capitalistas e às certas decisões humanas frente aos avanços científicos e tecnológicos Por isso, considera os principais conflitos e ambiguidades promovidas pela globalização, responsável por promover e sustentar a desigualdade social e econômica, além de enfraquecer o Estado e contribuir para o individualismo, consumismo e desequilíbrio ecológico Diante dessas constatações, acentua que a ética planetária deve permear tanto a ética como a educação O ser humano, hoje, deve sentir-se responsável pelas condições de vida no futuro e pela superação dos riscos que ameaçam a vida Nesse sentido é que a ética planetária compactua com o habitat planetário sustentável, ou seja, fundamenta-se em princípios que resultem em ações direcionadas ao bem-estar e ao desenvolvimento pessoal, social, ambiental e mundial É a ética da solidariedade, da complementariedade e da valorização da Terra A educação pode oferecer significativas contribuições a partir dos referenciais e princípios destacados pela ética planetária Pode proporcionar instrução e formação que atente para a cidadania, democracia e emancipação humana, assim como para o incentivo de ações e costumes correspondentes ao respeito, justiça, dignidade e hospitalidade em relação ao outro e ao meio ambiente Para isso, a ética planetária sugere a noção de uma nova cosmologia, consciência e cidadania planetárias, desenvolvimento humano e educação para qualidade de vida |
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Educação e ética planetária no contexto da globalizaçãoEducaçãoFilosofiaÉtica planetáriaEducação ambientalEducaçãoPhilosophyPlanetary ethicsEthicsEducationResumo: Aponta o conceito e as perspectivas em torno da ética planetária como sendo essencial em nosso momento histórico O modelo de vida planetário em vigência e os valores que regem a maioria das sociedades no presente são responsáveis por grande parte das tragédias e crises no âmbito mundial Aliado a esse reconhecimento, encontram-se as ameaças às condições de vida no futuro devido a absolutização dos interesses capitalistas e às certas decisões humanas frente aos avanços científicos e tecnológicos Por isso, considera os principais conflitos e ambiguidades promovidas pela globalização, responsável por promover e sustentar a desigualdade social e econômica, além de enfraquecer o Estado e contribuir para o individualismo, consumismo e desequilíbrio ecológico Diante dessas constatações, acentua que a ética planetária deve permear tanto a ética como a educação O ser humano, hoje, deve sentir-se responsável pelas condições de vida no futuro e pela superação dos riscos que ameaçam a vida Nesse sentido é que a ética planetária compactua com o habitat planetário sustentável, ou seja, fundamenta-se em princípios que resultem em ações direcionadas ao bem-estar e ao desenvolvimento pessoal, social, ambiental e mundial É a ética da solidariedade, da complementariedade e da valorização da Terra A educação pode oferecer significativas contribuições a partir dos referenciais e princípios destacados pela ética planetária Pode proporcionar instrução e formação que atente para a cidadania, democracia e emancipação humana, assim como para o incentivo de ações e costumes correspondentes ao respeito, justiça, dignidade e hospitalidade em relação ao outro e ao meio ambiente Para isso, a ética planetária sugere a noção de uma nova cosmologia, consciência e cidadania planetárias, desenvolvimento humano e educação para qualidade de vidaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: It points the concept and perspectives around the theme of Planetary Ethics as relevant for our historical moment The current planetary life pattern and the present values that govern many societies become responsible for both great tragedies and worldwide crisis From this understanding, life conditions in the future are threatened due to the absolute capitalist interests and of certain human decisions in the face of technologies and scientific progress For this reason, main conflicts and ambiguities promoted by globalization are considered responsible for causing and sustaining the social and economical inequality, also weakening the State and contributing for individualism, consumerism and ecological unbalance These findings emphasize that planetary ethics should permeate both ethics and education Today, human being should be responsible for the conditions of life in the future and overcoming the risks that threaten life Therefore planetary ethics agrees with a sustainable planetary habitat, ie, based on principles that result in actions directed to the welfare and personal, social, environmental and worldwide development It is the ethics of solidarity, of complementarity and appreciation of the Earth Education can offer effective contributions from the referentials and principles highlited by the planetary ethics It can provide instruction and formation that meets citizenship, democracy and human emancipation as well as encouraging actions and habits related to respect, justice, dignity and hospitality towards the other and the environment For this, the planetary ethics suggests the notion of a new cosmology, planetary consciousness and citizenship, human development and education for quality of lifeZancanaro, Lourenço [Orientador]Marcondes, Martha Aparecida SantanaCenci, Elve MiguelZuben, Reginaldo von2024-05-01T13:14:06Z2024-05-01T13:14:06Z2010.0028.10.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11413porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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