Técnicas de modelagem, estimação de parâmetros e controle embarcado aplicados em veículos elétricos com trações traseira independentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9016 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre técnicas de controle de velocidade e torque, identificação de sistema pela utilização de métodos gráficos e numéricos, levantamento de parâmetros de um motor em corrente contínua, voltados para a aplicação em veículos elétricos de rodas motorizadas independentes O sistema apresentado é composto por uma roda suspensa acionada por um motor o qual é controlado por um sistema embarcado Para execução dos experimentos e análises utilizou-se o sistema em hardware-in-the-loop, que possibilita a prototipagem rápida dos sistemas de controle Os resultados teóricos e experimentais são apresentados em forma de gráficos, tabelas e discutidos quanto ao desempenho de cada uma das técnicas |
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Técnicas de modelagem, estimação de parâmetros e controle embarcado aplicados em veículos elétricos com trações traseira independentesVeículos elétricosPneusTraçãoMotores elétricos de corrente contínuaKalman, Filtragem deElectric vehiclesTraction of tiresDirect current machineryKalman filteringResumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre técnicas de controle de velocidade e torque, identificação de sistema pela utilização de métodos gráficos e numéricos, levantamento de parâmetros de um motor em corrente contínua, voltados para a aplicação em veículos elétricos de rodas motorizadas independentes O sistema apresentado é composto por uma roda suspensa acionada por um motor o qual é controlado por um sistema embarcado Para execução dos experimentos e análises utilizou-se o sistema em hardware-in-the-loop, que possibilita a prototipagem rápida dos sistemas de controle Os resultados teóricos e experimentais são apresentados em forma de gráficos, tabelas e discutidos quanto ao desempenho de cada uma das técnicasDissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaAbstract: This present work presents a study of the speed and torque control techniques, system identification by graphic and numeric methods, estimation of DC motor parameters, with focus on application on an independent motored wheels electric vehicle The system described is formed by a suspended wheel driven by a DC motor, which is controlled by a embedded system For the development of the experiments and analysis it was used the system in hardware in the loop, which provides the possibility of fast prototyping os the control systems The results are presented with the use of graphs, tables and discussed about each performanceMelo, Leonimer Flávio de [Orientador]Gaino, RuberleiSilva, Newton daCastoldi, Marcelo FavorettoArchela, Alex2024-05-01T11:46:20Z2024-05-01T11:46:20Z2019.0006.08.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9016porMestradoEngenharia ElétricaCentro de Tecnologia e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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