Olimpíada de língua portuguesa como instrumento de formação docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15094 |
Resumo: | Resumo: As demandas da sociedade para a inovação do ensino implicam uma crescente e contínua busca de qualificação para atingir níveis mais elevados de profissionalização Dentre as ações visando à formação dos profissionais de ensino, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (MEC) surge como um programa que visa a formação continuada de professores de língua portuguesa das escolas públicas brasileiras Por se tratar de uma ação governamental que demanda grandes investimentos em termos de recursos financeiros, humanos e tecnológicos, surge o meu interesse em fazer dessa formação nacional o objeto desta pesquisa, bem como os impactos desenvolvimentais dos fundamentos teóricos e metodológicos que dão sustentação à transposição didática de práticas discursivas materializadas em gêneros textuais Com o objetivo de buscar respostas a questionamentos, principalmente, sobre como essa proposta de formação e de ensino tem sido recebida, interpretada, representada e colocada em prática pelos docentes nas escolas de nosso país, utilizo como base teórica e metodológica o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 28), que tem forte apoio no pensamento de Vygostky e de Volochinov para compreender o agir educacional, assim como na vertente didática desse construto teórico (DOLZ e SCHNEUWLY, 24) que se apoia na engenharia didática pela qual busca mobilizar a sequência didática como eixo organizador do trabalho didático Com foco na implementação da sequência didática da OLP sobre o gênero textual crônica, a investigação busca dados empíricos na análise das representações de uma professora sobre o trabalho prescrito e planejado pela OLP e a partir daí concentrar a investigação no trabalho real (CLOT, 26) de implementação das oficinas dessa sequência didática Os resultados da investigação demonstram um processo resultante da interação de conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante das atividades impedidas ou contrariadas por diferentes fatores próprios da situação de trabalho e das coerções da competição instaurada pela OLP |
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Olimpíada de língua portuguesa como instrumento de formação docenteProfessoresFormaçãoLíngua maternaEstudo e ensinoLíngua portuguesaStudy and teachingNative languageResumo: As demandas da sociedade para a inovação do ensino implicam uma crescente e contínua busca de qualificação para atingir níveis mais elevados de profissionalização Dentre as ações visando à formação dos profissionais de ensino, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (MEC) surge como um programa que visa a formação continuada de professores de língua portuguesa das escolas públicas brasileiras Por se tratar de uma ação governamental que demanda grandes investimentos em termos de recursos financeiros, humanos e tecnológicos, surge o meu interesse em fazer dessa formação nacional o objeto desta pesquisa, bem como os impactos desenvolvimentais dos fundamentos teóricos e metodológicos que dão sustentação à transposição didática de práticas discursivas materializadas em gêneros textuais Com o objetivo de buscar respostas a questionamentos, principalmente, sobre como essa proposta de formação e de ensino tem sido recebida, interpretada, representada e colocada em prática pelos docentes nas escolas de nosso país, utilizo como base teórica e metodológica o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 28), que tem forte apoio no pensamento de Vygostky e de Volochinov para compreender o agir educacional, assim como na vertente didática desse construto teórico (DOLZ e SCHNEUWLY, 24) que se apoia na engenharia didática pela qual busca mobilizar a sequência didática como eixo organizador do trabalho didático Com foco na implementação da sequência didática da OLP sobre o gênero textual crônica, a investigação busca dados empíricos na análise das representações de uma professora sobre o trabalho prescrito e planejado pela OLP e a partir daí concentrar a investigação no trabalho real (CLOT, 26) de implementação das oficinas dessa sequência didática Os resultados da investigação demonstram um processo resultante da interação de conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante das atividades impedidas ou contrariadas por diferentes fatores próprios da situação de trabalho e das coerções da competição instaurada pela OLPDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Society's demands for innovation of teaching imply an increasing and continuous quest for qualification to achieve higher levels of professionalism Among the actions aiming at the training of teaching, Portuguese Language Olympics: Writing the Future (MEC) emerges as a program for the continuing education of teachers of English language in Brazilian public schools Because it is a government action that demand large investments in terms of financial, human and technological resources, arises my interest in this national training object of this research, as well as the developmental impacts of the theoretical and methodological foundations that support the implementation didactics of discursive practices embodied in textual genres With the goal of finding answers to questions, especially about how the proposed training and education has been received, interpreted, represented and acted upon by teachers in schools of our country, I use as a theoretical and methodological basis Interactionism Sociodiscursivo (Bronckart 28), which has strong support in the thinking of Vygotsky and Voloshinov to understand the educational act, as well as the didactic component of this theoretical construct (DOLZ and SCHNEUWLY, 24) which is based on the didactic engineering which seeks to mobilize the instructional sequence as axis organizer of didactic work Focusing on the implementation of the instructional sequence of the PLO on chronic genre, the research seeks empirical data to analyze representations of a teacher on the prescribed and planned work by the PLO and thereafter concentrate research on real work (CLOT, 26) implementation of workshops this instructional sequence Research results demonstrate a process resulting from the interaction of conflict between psychological resources already available in the teacher and the tension arising from thwarted or impeded by various factors inherent to the work situation and the constraints introduced by the PLONascimento, Elvira Lopes [Orientador]Hila, Cláudia Valéria DonáOliveira, Esther Gomes deSilva, Daniela da2024-05-01T14:44:53Z2024-05-01T14:44:53Z2014.0008.10.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15094porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - 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