Projeto de letramento antirracista na (trans)formação inicial de professores de línguas : práxis decolonial e subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruna Carolini Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000235483
Resumo: Esta pesquisa adota uma perspectiva sociocultural dos Estudos de Letramentos e a concepção dialógica de linguagem. A partir de uma práxis decolonial, tem como objetivo geral desenvolver um projeto de letramento antirracista na disciplina de Leitura e Produção de Textos do Curso de Letras e analisar as contribuições dessa proposta para a (trans)formação inicial crítica de professores de línguas, sobretudo no que se refere às questões raciais. Mais especificamente, são identificadas e analisadas as diferentes manifestações do racismo nos dados provenientes dos eventos de letramento. Os Círculos de Cultura/Leitura, uma ressignificação dos Círculos de Cultura freirianos, mostraram-se espaços de diálogo, intervenção e problematização do racismo revelado nas sequências discursivas. De caráter qualitativo-interpretativista e autoetnográfico, a pesquisa tem como corpus excertos dos diários de leitura, excertos das resenhas, dados do formulário socioeconômico e trechos das transcrições de falas produzidas nos Círculos de Cultura/Leitura e dos podcasts produzidos pelos educandos. Os dados analisados foram selecionados por amostragem, com vistas a atender aos objetivos específicos da pesquisa. Os resultados demonstram que os professores em formação inicial reproduzem discursos racistas, sobretudo os que podem ser classificados como microagressões raciais, ou seja, o racismo sutil, velado, indireto. As problematizações levaram a algumas reflexões por parte de alguns alunos, contudo os resultados demonstram o quanto a educação antirracista deve ser desenvolvida em um projeto coletivo e contínuo. Vale ressaltar que em relação à performance da professora formadora, a mediação das temáticas apresentou-se como um relevante espaço formativo e apontou para a necessidade de se promover espaços de diálogo e escuta a fim de desenvolver as habilidades de mediação aberta, mas produtiva. A pesquisa pode contribuir para o replanejamento de ações acadêmico/institucionais, bem como para políticas públicas educacionais direcionadas às questões raciais.
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A partir de uma práxis decolonial, tem como objetivo geral desenvolver um projeto de letramento antirracista na disciplina de Leitura e Produção de Textos do Curso de Letras e analisar as contribuições dessa proposta para a (trans)formação inicial crítica de professores de línguas, sobretudo no que se refere às questões raciais. Mais especificamente, são identificadas e analisadas as diferentes manifestações do racismo nos dados provenientes dos eventos de letramento. Os Círculos de Cultura/Leitura, uma ressignificação dos Círculos de Cultura freirianos, mostraram-se espaços de diálogo, intervenção e problematização do racismo revelado nas sequências discursivas. De caráter qualitativo-interpretativista e autoetnográfico, a pesquisa tem como corpus excertos dos diários de leitura, excertos das resenhas, dados do formulário socioeconômico e trechos das transcrições de falas produzidas nos Círculos de Cultura/Leitura e dos podcasts produzidos pelos educandos. Os dados analisados foram selecionados por amostragem, com vistas a atender aos objetivos específicos da pesquisa. Os resultados demonstram que os professores em formação inicial reproduzem discursos racistas, sobretudo os que podem ser classificados como microagressões raciais, ou seja, o racismo sutil, velado, indireto. As problematizações levaram a algumas reflexões por parte de alguns alunos, contudo os resultados demonstram o quanto a educação antirracista deve ser desenvolvida em um projeto coletivo e contínuo. Vale ressaltar que em relação à performance da professora formadora, a mediação das temáticas apresentou-se como um relevante espaço formativo e apontou para a necessidade de se promover espaços de diálogo e escuta a fim de desenvolver as habilidades de mediação aberta, mas produtiva. A pesquisa pode contribuir para o replanejamento de ações acadêmico/institucionais, bem como para políticas públicas educacionais direcionadas às questões raciais.This research adopts a sociocultural perspective of Literacy Studies and the dialogical conception of language. Based on a decolonial praxis, its general objective is to develop an anti-racist literacy project in the discipline of Reading and Text Production of the Portuguese language teaching and literature Course and to analyze the contributions of this proposal to the critical initial (trans)formation of language teachers, especially in the regarding racial issues. More specifically, the different manifestations of racism in data from literacy events are identified and analyzed. The Culture/Reading Circles, a re-signification of the Freirean Culture Circles, proved to be spaces for dialogue, intervention and problematization of racism revealed in the discursive sequences. Of a qualitative-interpretative and autoethnographic character, the research has as corpus excerpts from reading diaries, excerpts from reviews, data from the socioeconomic form and excerpts from transcripts of speeches produced in the Culture/Reading Circles and podcasts produced by the students. The analyzed data were selected by sampling, to meet the specific objectives of the research. The results show that teachers in initial training reproduce racist discourses, especially those that can be classified as racial microaggressions, that is, subtle, veiled, indirect racism. The problematizations led to some reflections on the part of some students, however the results demonstrate how much anti-racist education should be developed in a collective and continuous project. It is worth mentioning that, in relation to the performance of the teacher trainer, the mediation of the themes was presented as a relevant training space and pointed to the need to promote spaces for dialogue and listening to develop open but productive mediation skills. The research can contribute to the replanning of academic/institutional actions, as well as to educational public policies directed at racial issues.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000235483porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:32:26Zoai:uel.br:vtls000235483Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2022-02-16T13:25:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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