Análise da eficácia do programa de bolsas de estudo para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doronin, Juliana de Aquino Fonseca
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3102
Resumo: This paper investigates the effectiveness of the Program Scholarships for High School as a form of inclusive education policy in FASFIL - Foundations and Nonprofit Associations . The methodology applied in the research was the main quantitative , which included data collection on documentary analysis , indexes referring to the students as to the Truancy , School Performance and Approval internal (global average) and external ( specifically in the vestibular - EMU State University of Maringá ) and repetition rate , between 2010 and 2011 . A survey of the socioeconomic profile of households served and identified elements of social vulnerability benefited students was conducted . Performed literature search and qualitative secondary method . The study was performed with whole universe of scholarship and non scholarship students of the Third Year of High School said FASFIL . If condone - the theory that access to education and especially the Middle School is one of the paths to the idealized full citizenship and social transformation . In this sense , revealed a paradoxical hypothesis that: 1) The scholarship program is researched a better chance of inclusion in the student's lower income to Public Higher Education for better prepares you ( in theory ) to access the vestibular system general competition and 2 ) the contradictions found in legislation , mischaracterize the inclusive nature of the program through exclusive features.
id UEM-10_01c580703a01c0de845f7c7dd8a7f02d
oai_identifier_str oai:localhost:1/3102
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Análise da eficácia do programa de bolsas de estudo para o ensino médioFundações e associações sem fins lucrativosPolíticas públicasAssistência socialPolítica de inclusãoPrograma de bolsas de estudoEnsino médioEducaçãoBrasil.FASFILInclusion policyProgram scholarships for high schoolBrazil.Ciências HumanasSociologiaThis paper investigates the effectiveness of the Program Scholarships for High School as a form of inclusive education policy in FASFIL - Foundations and Nonprofit Associations . The methodology applied in the research was the main quantitative , which included data collection on documentary analysis , indexes referring to the students as to the Truancy , School Performance and Approval internal (global average) and external ( specifically in the vestibular - EMU State University of Maringá ) and repetition rate , between 2010 and 2011 . A survey of the socioeconomic profile of households served and identified elements of social vulnerability benefited students was conducted . Performed literature search and qualitative secondary method . The study was performed with whole universe of scholarship and non scholarship students of the Third Year of High School said FASFIL . If condone - the theory that access to education and especially the Middle School is one of the paths to the idealized full citizenship and social transformation . In this sense , revealed a paradoxical hypothesis that: 1) The scholarship program is researched a better chance of inclusion in the student's lower income to Public Higher Education for better prepares you ( in theory ) to access the vestibular system general competition and 2 ) the contradictions found in legislation , mischaracterize the inclusive nature of the program through exclusive features.Este trabalho investiga sobre a eficácia do Programa de Bolsas de Estudos para o Ensino Médio como modalidade de política inclusiva educacional numa FASFIL- Fundações e Associações Sem Fins Lucrativos. A metodologia aplicada na pesquisa como principal foi a quantitativa, a qual contou com coleta de dados em análise documental, referente aos índices dos alunos quanto à Evasão escolar, Rendimento escolar e Aprovação interna (média global) e externa (especificamente nos vestibulares da UEM- Universidade Estadual de Maringá) e índice de repetência, no período de 2010 e 2011. Foi realizado um levantamento do perfil socioeconômico das famílias dos alunos beneficiados atendidos e identificados elementos de vulnerabilidade social. Realizada pesquisa bibliográfica como método secundário qualitativo. O estudo foi realizado com todo universo de alunos bolsistas e não bolsistas, do Terceiro Ano do Ensino Médio da referida FASFIL. Compactua-se da teoria de que o acesso a Educação e principalmente ao Ensino Médio é um dos caminhos, para a idealizada cidadania plena e transformação social. Nesse sentido, evidenciou-se a hipótese paradoxal, que : 1) O programa de bolsa pesquisado representa uma melhor possibilidade de inclusão no acesso do aluno de baixa renda ao Ensino Superior Público por melhor prepara-lo (em teoria) para o vestibular no regime geral de concorrência e 2) As contradições encontradas na legislação, descaracterizam o caráter inclusivo do Programa através de características excludentes.166 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUEMMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesGeovanio Edervaldo RossatoMaria Aparecida Barbosa Carneiro - UEPBAntonio Ozai da Silva - UEMDoronin, Juliana de Aquino Fonseca2018-04-13T17:59:00Z2018-04-13T17:59:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3102porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-13T17:59:00Zoai:localhost:1/3102Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:56:13.000139Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da eficácia do programa de bolsas de estudo para o ensino médio
title Análise da eficácia do programa de bolsas de estudo para o ensino médio
spellingShingle Análise da eficácia do programa de bolsas de estudo para o ensino médio
Doronin, Juliana de Aquino Fonseca
Fundações e associações sem fins lucrativos
Políticas públicas
Assistência social
Política de inclusão
Programa de bolsas de estudo
Ensino médio
Educação
Brasil.
FASFIL
Inclusion policy
Program scholarships for high school
Brazil.
Ciências Humanas
Sociologia
title_short Análise da eficácia do programa de bolsas de estudo para o ensino médio
title_full Análise da eficácia do programa de bolsas de estudo para o ensino médio
title_fullStr Análise da eficácia do programa de bolsas de estudo para o ensino médio
title_full_unstemmed Análise da eficácia do programa de bolsas de estudo para o ensino médio
title_sort Análise da eficácia do programa de bolsas de estudo para o ensino médio
author Doronin, Juliana de Aquino Fonseca
author_facet Doronin, Juliana de Aquino Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geovanio Edervaldo Rossato
Maria Aparecida Barbosa Carneiro - UEPB
Antonio Ozai da Silva - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Doronin, Juliana de Aquino Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Fundações e associações sem fins lucrativos
Políticas públicas
Assistência social
Política de inclusão
Programa de bolsas de estudo
Ensino médio
Educação
Brasil.
FASFIL
Inclusion policy
Program scholarships for high school
Brazil.
Ciências Humanas
Sociologia
topic Fundações e associações sem fins lucrativos
Políticas públicas
Assistência social
Política de inclusão
Programa de bolsas de estudo
Ensino médio
Educação
Brasil.
FASFIL
Inclusion policy
Program scholarships for high school
Brazil.
Ciências Humanas
Sociologia
description This paper investigates the effectiveness of the Program Scholarships for High School as a form of inclusive education policy in FASFIL - Foundations and Nonprofit Associations . The methodology applied in the research was the main quantitative , which included data collection on documentary analysis , indexes referring to the students as to the Truancy , School Performance and Approval internal (global average) and external ( specifically in the vestibular - EMU State University of Maringá ) and repetition rate , between 2010 and 2011 . A survey of the socioeconomic profile of households served and identified elements of social vulnerability benefited students was conducted . Performed literature search and qualitative secondary method . The study was performed with whole universe of scholarship and non scholarship students of the Third Year of High School said FASFIL . If condone - the theory that access to education and especially the Middle School is one of the paths to the idealized full citizenship and social transformation . In this sense , revealed a paradoxical hypothesis that: 1) The scholarship program is researched a better chance of inclusion in the student's lower income to Public Higher Education for better prepares you ( in theory ) to access the vestibular system general competition and 2 ) the contradictions found in legislation , mischaracterize the inclusive nature of the program through exclusive features.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-04-13T17:59:00Z
2018-04-13T17:59:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3102
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841404324872192