Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4438 |
Resumo: | In the actual learning-teaching process, from Fundamental level until the University schools, the educators, many time, are unsuccessfully to awake the interest of their students. The traditional approaches of education are less and less attractive for the students. Many times, the educators don't create fields of real participation of the students in the classrooms. These are transformed in an immense space of "anticreation" places. The present project intends to discuss the return of the ludicity, through the comprehension of the present situation of the Physics education, designing educational games that set out the main difficulties found by the students. Positive and negative points of this approach will be mapped involving Physics teachers. This alternative approach will be contextualized on the needs of the teachers and of their students, wanting to transform it in a powerful pedagogical practice. With the approach of specific contents in the games, is possible a deep involvement and participation of the students, when is created a playful environment to develop the learning-teaching process on Physics contents. Games involving the participation of Physics teachers will be analyzed, especially their speechs under a phenomenological analisis. |
id |
UEM-10_0316086895b7ac600b73945c6510e175 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4438 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagemFísicaJogos educativosEnsino-aprendizagemLúdicoFormação continuada de professoresPesquisa fenomenológicaBrasilPhysicsEducational gamesLearning-teaching processLudicityBrazilCiências Exatas e da TerraMatemáticaIn the actual learning-teaching process, from Fundamental level until the University schools, the educators, many time, are unsuccessfully to awake the interest of their students. The traditional approaches of education are less and less attractive for the students. Many times, the educators don't create fields of real participation of the students in the classrooms. These are transformed in an immense space of "anticreation" places. The present project intends to discuss the return of the ludicity, through the comprehension of the present situation of the Physics education, designing educational games that set out the main difficulties found by the students. Positive and negative points of this approach will be mapped involving Physics teachers. This alternative approach will be contextualized on the needs of the teachers and of their students, wanting to transform it in a powerful pedagogical practice. With the approach of specific contents in the games, is possible a deep involvement and participation of the students, when is created a playful environment to develop the learning-teaching process on Physics contents. Games involving the participation of Physics teachers will be analyzed, especially their speechs under a phenomenological analisis.No atual processo de ensino-aprendizagem que vai do Ensino Fundamental ao Superior, os educadores, muitas vezes, não mais conseguem despertar o interesse de seus alunos. Os métodos tradicionais de ensino estão cada vez menos atraentes para os estudantes. Muitas vezes, os educadores não potencializam espaços para que seus alunos questionem e participem das aulas. Aos poucos, professores mudos falam para alunos surdos. A sala de aula acaba se transformando num imenso espaço de "anti-criação". O presente projeto buscará equacionar o resgate da ludicidade, através da compreensão da atual situação do ensino de Física, no intuito de desenvolver jogos educativos que equacionem as principais dificuldades encontradas pelos alunos. Pontos positivos e negativos serão mapeados e esboçados pelos professores. Essa prática pedagógica alternativa, se apresentada contextualizada nas necessidades dos professores e de seus alunos, pode tornar-se uma poderosa prática pedagógica. Com a abordagem de conteúdos específicos nos jogos, é possível um maior envolvimento e participação dos alunos, quando é criado um ambiente lúdico, deveras importante para o processo de aprendizagem dos conteúdos de Física. Aplicando os jogos com professores de Física serão analisados seus discursos sobre essa temática através de entrevistas, sob a ótica fenomenológica.245 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de MatemáticaUEMMaringáCentro de Ciências ExatasMarcos Cesar Danhoni NevesPolônia Altoé Fusinato [Co-orientador] - UEMÁlvaro Leonardi Ayala Filho - UFPelPereira, Ricardo Francisco2018-04-23T19:21:45Z2018-04-23T19:21:45Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4438porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-23T19:21:45Zoai:localhost:1/4438Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2018-04-23T19:21:45Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem |
title |
Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem Pereira, Ricardo Francisco Física Jogos educativos Ensino-aprendizagem Lúdico Formação continuada de professores Pesquisa fenomenológica Brasil Physics Educational games Learning-teaching process Ludicity Brazil Ciências Exatas e da Terra Matemática |
title_short |
Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem |
title_full |
Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem |
title_sort |
Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem |
author |
Pereira, Ricardo Francisco |
author_facet |
Pereira, Ricardo Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marcos Cesar Danhoni Neves Polônia Altoé Fusinato [Co-orientador] - UEM Álvaro Leonardi Ayala Filho - UFPel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ricardo Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Jogos educativos Ensino-aprendizagem Lúdico Formação continuada de professores Pesquisa fenomenológica Brasil Physics Educational games Learning-teaching process Ludicity Brazil Ciências Exatas e da Terra Matemática |
topic |
Física Jogos educativos Ensino-aprendizagem Lúdico Formação continuada de professores Pesquisa fenomenológica Brasil Physics Educational games Learning-teaching process Ludicity Brazil Ciências Exatas e da Terra Matemática |
description |
In the actual learning-teaching process, from Fundamental level until the University schools, the educators, many time, are unsuccessfully to awake the interest of their students. The traditional approaches of education are less and less attractive for the students. Many times, the educators don't create fields of real participation of the students in the classrooms. These are transformed in an immense space of "anticreation" places. The present project intends to discuss the return of the ludicity, through the comprehension of the present situation of the Physics education, designing educational games that set out the main difficulties found by the students. Positive and negative points of this approach will be mapped involving Physics teachers. This alternative approach will be contextualized on the needs of the teachers and of their students, wanting to transform it in a powerful pedagogical practice. With the approach of specific contents in the games, is possible a deep involvement and participation of the students, when is created a playful environment to develop the learning-teaching process on Physics contents. Games involving the participation of Physics teachers will be analyzed, especially their speechs under a phenomenological analisis. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2018-04-23T19:21:45Z 2018-04-23T19:21:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4438 |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática UEM Maringá Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática UEM Maringá Centro de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823429656760549376 |