Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ricardo Francisco
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4438
Resumo: In the actual learning-teaching process, from Fundamental level until the University schools, the educators, many time, are unsuccessfully to awake the interest of their students. The traditional approaches of education are less and less attractive for the students. Many times, the educators don't create fields of real participation of the students in the classrooms. These are transformed in an immense space of "anticreation" places. The present project intends to discuss the return of the ludicity, through the comprehension of the present situation of the Physics education, designing educational games that set out the main difficulties found by the students. Positive and negative points of this approach will be mapped involving Physics teachers. This alternative approach will be contextualized on the needs of the teachers and of their students, wanting to transform it in a powerful pedagogical practice. With the approach of specific contents in the games, is possible a deep involvement and participation of the students, when is created a playful environment to develop the learning-teaching process on Physics contents. Games involving the participation of Physics teachers will be analyzed, especially their speechs under a phenomenological analisis.
id UEM-10_0316086895b7ac600b73945c6510e175
oai_identifier_str oai:localhost:1/4438
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagemFísicaJogos educativosEnsino-aprendizagemLúdicoFormação continuada de professoresPesquisa fenomenológicaBrasilPhysicsEducational gamesLearning-teaching processLudicityBrazilCiências Exatas e da TerraMatemáticaIn the actual learning-teaching process, from Fundamental level until the University schools, the educators, many time, are unsuccessfully to awake the interest of their students. The traditional approaches of education are less and less attractive for the students. Many times, the educators don't create fields of real participation of the students in the classrooms. These are transformed in an immense space of "anticreation" places. The present project intends to discuss the return of the ludicity, through the comprehension of the present situation of the Physics education, designing educational games that set out the main difficulties found by the students. Positive and negative points of this approach will be mapped involving Physics teachers. This alternative approach will be contextualized on the needs of the teachers and of their students, wanting to transform it in a powerful pedagogical practice. With the approach of specific contents in the games, is possible a deep involvement and participation of the students, when is created a playful environment to develop the learning-teaching process on Physics contents. Games involving the participation of Physics teachers will be analyzed, especially their speechs under a phenomenological analisis.No atual processo de ensino-aprendizagem que vai do Ensino Fundamental ao Superior, os educadores, muitas vezes, não mais conseguem despertar o interesse de seus alunos. Os métodos tradicionais de ensino estão cada vez menos atraentes para os estudantes. Muitas vezes, os educadores não potencializam espaços para que seus alunos questionem e participem das aulas. Aos poucos, professores mudos falam para alunos surdos. A sala de aula acaba se transformando num imenso espaço de "anti-criação". O presente projeto buscará equacionar o resgate da ludicidade, através da compreensão da atual situação do ensino de Física, no intuito de desenvolver jogos educativos que equacionem as principais dificuldades encontradas pelos alunos. Pontos positivos e negativos serão mapeados e esboçados pelos professores. Essa prática pedagógica alternativa, se apresentada contextualizada nas necessidades dos professores e de seus alunos, pode tornar-se uma poderosa prática pedagógica. Com a abordagem de conteúdos específicos nos jogos, é possível um maior envolvimento e participação dos alunos, quando é criado um ambiente lúdico, deveras importante para o processo de aprendizagem dos conteúdos de Física. Aplicando os jogos com professores de Física serão analisados seus discursos sobre essa temática através de entrevistas, sob a ótica fenomenológica.245 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de MatemáticaUEMMaringáCentro de Ciências ExatasMarcos Cesar Danhoni NevesPolônia Altoé Fusinato [Co-orientador] - UEMÁlvaro Leonardi Ayala Filho - UFPelPereira, Ricardo Francisco2018-04-23T19:21:45Z2018-04-23T19:21:45Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4438porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-23T19:21:45Zoai:localhost:1/4438Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2018-04-23T19:21:45Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem
title Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem
spellingShingle Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem
Pereira, Ricardo Francisco
Física
Jogos educativos
Ensino-aprendizagem
Lúdico
Formação continuada de professores
Pesquisa fenomenológica
Brasil
Physics
Educational games
Learning-teaching process
Ludicity
Brazil
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem
title_full Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem
title_fullStr Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem
title_sort Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem
author Pereira, Ricardo Francisco
author_facet Pereira, Ricardo Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcos Cesar Danhoni Neves
Polônia Altoé Fusinato [Co-orientador] - UEM
Álvaro Leonardi Ayala Filho - UFPel
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ricardo Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Jogos educativos
Ensino-aprendizagem
Lúdico
Formação continuada de professores
Pesquisa fenomenológica
Brasil
Physics
Educational games
Learning-teaching process
Ludicity
Brazil
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Física
Jogos educativos
Ensino-aprendizagem
Lúdico
Formação continuada de professores
Pesquisa fenomenológica
Brasil
Physics
Educational games
Learning-teaching process
Ludicity
Brazil
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description In the actual learning-teaching process, from Fundamental level until the University schools, the educators, many time, are unsuccessfully to awake the interest of their students. The traditional approaches of education are less and less attractive for the students. Many times, the educators don't create fields of real participation of the students in the classrooms. These are transformed in an immense space of "anticreation" places. The present project intends to discuss the return of the ludicity, through the comprehension of the present situation of the Physics education, designing educational games that set out the main difficulties found by the students. Positive and negative points of this approach will be mapped involving Physics teachers. This alternative approach will be contextualized on the needs of the teachers and of their students, wanting to transform it in a powerful pedagogical practice. With the approach of specific contents in the games, is possible a deep involvement and participation of the students, when is created a playful environment to develop the learning-teaching process on Physics contents. Games involving the participation of Physics teachers will be analyzed, especially their speechs under a phenomenological analisis.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2018-04-23T19:21:45Z
2018-04-23T19:21:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4438
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823429656760549376