Subsunçores para resolução de problemas de divisão de números inteiros : o caso do Teorema Chinês do Resto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomfim, Luciane Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6232
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Laerte Bemm
id UEM-10_0424bdd18fc603f47ba06b284dabea61
oai_identifier_str oai:localhost:1/6232
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Subsunçores para resolução de problemas de divisão de números inteiros : o caso do Teorema Chinês do RestoTeorema Chinês do RestoSubsunçoresAprendizagem significativa512.7Orientador: Prof. Dr. Laerte BemmDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2021Este trabalho apresenta o Teorema Chinês do Resto como uma possibilidade de subsunçor para a resolução de problemas que envolvam restos de divisão de números inteiros. O objetivo da pesquisa foi verificar a mobilização de um grupo de alunos do ensino médio, em utilizar o Teorema Chinês do Resto na resolução de certos tipos de problemas matemáticos envolvendo restos de divisões. Para esta mobilização, aplicamos aos alunos 4 testes constituídos por problemas cujas soluções poderiam ser determinadas via o Teorema Chinês do Resto. Ministramos encontros com o mesmo grupo de alunos, nos quais revisamos a Divisão Euclidiana de números inteiros e apresentamos novos conceitos e resultados, tais como: Teorema de Bézout, congruências e equações de congruência, sistemas de congruências e por fim o Teorema Chinês do Resto. Antes do primeiro destes encontros, foi aplicado o primeiro teste e após o último encontro foi aplicado o último teste cujos problemas eram similares aos do primeiro teste. Neste último teste os alunos poderiam utilizar os novos conceitos e resultados estudados nos encontros. Ao final, analisamos as respostas e verificamos para quais e quantos alunos o Teorema Chinês do Resto foi o método escolhido. A constatação de que mais da metade do grupo adotou o teorema como estratégia de resolução indica que a metodologia de ensino adotada possibilitou, a esses estudantes, a mobilização do Teorema Chinês do Resto como subsunçor para resolução de problemas envolvendo restos de divisões de números inteiros.This work presents the Chinese Remainder Theorem as a possibility of subsumer for the resolution of problems involving remainders of integer divisions. The aim of the research was to verify the mobilization of a group of high school students, to use the Chinese Remainder Theorem for the resolution of certain types of mathematical problems involving remains of integer divisions. In order to mobilize this theorem as a possible subsumer, we applied to the students 4 tests consisting of problems whose solutions can be determined using the Chinese Remainder Theorem. We conduct meetings with the students, in which we review the Euclidean Division of integers, and present some new concepts and results, such as: Bézout's Theorem, congruence and congruence equations and finally system of congruences. Before these meetings, we applied the first test and after the last meeting, we applied the last test, whose problems were similar to those of the first test. At this last test, the students could use the new concepts and results studied in the meetings. At the end, we analyzed the answers and verified for which and how many students chose the Chinese Remainder Theorem to resolve the problems. We found that more than half of the students used the theorem as a resolution strategy, which indicates that the adopted teaching methodology made it possible for these students to mobilize the Chinese Remainder Theorem as a subsumer for solving problems involving remainders integers divisions.Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)Centro de Ciências ExatasBemm, LaerteUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATBomfim, Luciane Souza2021-11-17T14:04:36Z2021-11-17T14:04:36Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvi, 27 f. : il.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6232porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-07T19:51:55Zoai:localhost:1/6232Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:14.994942Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Subsunçores para resolução de problemas de divisão de números inteiros : o caso do Teorema Chinês do Resto
title Subsunçores para resolução de problemas de divisão de números inteiros : o caso do Teorema Chinês do Resto
spellingShingle Subsunçores para resolução de problemas de divisão de números inteiros : o caso do Teorema Chinês do Resto
Bomfim, Luciane Souza
Teorema Chinês do Resto
Subsunçores
Aprendizagem significativa
512.7
title_short Subsunçores para resolução de problemas de divisão de números inteiros : o caso do Teorema Chinês do Resto
title_full Subsunçores para resolução de problemas de divisão de números inteiros : o caso do Teorema Chinês do Resto
title_fullStr Subsunçores para resolução de problemas de divisão de números inteiros : o caso do Teorema Chinês do Resto
title_full_unstemmed Subsunçores para resolução de problemas de divisão de números inteiros : o caso do Teorema Chinês do Resto
title_sort Subsunçores para resolução de problemas de divisão de números inteiros : o caso do Teorema Chinês do Resto
author Bomfim, Luciane Souza
author_facet Bomfim, Luciane Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bemm, Laerte
Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomfim, Luciane Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Teorema Chinês do Resto
Subsunçores
Aprendizagem significativa
512.7
topic Teorema Chinês do Resto
Subsunçores
Aprendizagem significativa
512.7
description Orientador: Prof. Dr. Laerte Bemm
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-17T14:04:36Z
2021-11-17T14:04:36Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6232
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 27 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258685611245568