Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6894 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior. |
id |
UEM-10_05c92c9f560a8809acff37279790afa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/6894 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documentalEducação física - Ensino médioEducação Física - Atuação profissional796Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior.Dissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020Este estudo tem por objetivo analisar a atual configuração pedagógica das aulas de Educação Física no Instituto Federal do Paraná, tendo por base os planos de ensino elaborados por docentes dessa instituição. Para isso, utilizamos a pesquisa documental de caráter descritivo. Foram selecionados os campi mais antigos relacionados às fases I e II da expansão da rede federal no Paraná, totalizando 13 campi. Selecionamos os planos de ensino referentes à Educação Física nos primeiros e últimos anos de cada campus. O acesso aos documentos foi realizado mediante envio de e-mails de solicitação, tendo sido retornados apenas por sete campi. Recebemos um total de 37 planos de ensino sobre os quais foram analisados os seguintes itens: estrutura do plano, objetivos, conteúdos e avaliação. Os objetivos e conteúdos foram agrupados em categorias gerais, quatro e seis categorias, respectivamente, favorecendo a análise devido à grande variabilidade desses itens. Além disso, recorremos aos documentos institucionais, tais como projetos pedagógicos de curso, relatórios de planos de desenvolvimento institucional de cada campus e os planos de desenvolvimento institucional do Instituto Federal do Paraná. A análise de conteúdo utilizando o método por análise de categorias temáticas foi o instrumento usado para extrair informações desses documentos. Como resultados, constatamos que os Institutos Federais, por sua organização, são um modelo de instituição educacional que favorece ações mais efetivas e de maior qualidade para os seus alunos. Além disso, os planos de ensino mostraram-nos que os objetivos que predominam nas aulas estão ligados ao movimento renovador da Educação Física.This research aims to analyze the current pedagogical configuration of Physical Education classes leaded at the Instituto Federal do Paraná, based on the teaching plans prepared by teachers who works in that institute. In order to reach this goal, the study was methodologicallly leaded as a documentary research wich has descriptive character. Linked to the first and second phases of the expansion of the Federal Public School System in Paraná, 13 campuses were selected to be studied based on their teaching plans related to Physical Education classes of the first and last high school years. The access to the documents was made by sending request emails, wich were answered only by seven campuses. An amount of 37 teaching plans were received on which the following items were analyzed: structure of the plan, objectives, content and evaluation process. In the analysis, the objectives and contents were categorized into four and six categories, respectively, in order to organize the analysis due to the great variability of these items. In addition, we resort to institutional documents, such as course political-pedagogical projects, reports of institutional development plans for each campus and Instituto Federal do Paraná's development plans. The instrument used to extract information from these documents was the Content analysis, taking the thematic category analysis as method. As a result, we found out that Federal Institutes analyzed can be considerated a model of educational institution, by their organization, that makes possible more effective and higher quality actions for their students. In addition, the teaching plans reveled us that the predominant objectives stated to the classes are linked to the Physical Education renovating movement.xii, 150 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeHerold Junior, CarlosBendrath, Eduard AngeloPimentel, Giuliano Gomes de AssisRowiecki, Anderson Gerim2022-10-05T15:51:24Z2022-10-05T15:51:24Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROWIECKI, Anderson Gerim. Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná: uma análise documental. 2020. xii, 150 f. Dissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6894info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-10-27T18:42:16Zoai:localhost:1/6894Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:50.057454Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental |
title |
Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental |
spellingShingle |
Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental Rowiecki, Anderson Gerim Educação física - Ensino médio Educação Física - Atuação profissional 796 Ciências da Saúde Educação Física |
title_short |
Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental |
title_full |
Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental |
title_fullStr |
Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental |
title_full_unstemmed |
Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental |
title_sort |
Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental |
author |
Rowiecki, Anderson Gerim |
author_facet |
Rowiecki, Anderson Gerim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Herold Junior, Carlos Bendrath, Eduard Angelo Pimentel, Giuliano Gomes de Assis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rowiecki, Anderson Gerim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Ensino médio Educação Física - Atuação profissional 796 Ciências da Saúde Educação Física |
topic |
Educação física - Ensino médio Educação Física - Atuação profissional 796 Ciências da Saúde Educação Física |
description |
Orientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-10-05T15:51:24Z 2022-10-05T15:51:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROWIECKI, Anderson Gerim. Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná: uma análise documental. 2020. xii, 150 f. Dissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6894 |
identifier_str_mv |
ROWIECKI, Anderson Gerim. Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná: uma análise documental. 2020. xii, 150 f. Dissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina Departamento de Educação Física Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL Maringá, PR Centro de Ciências da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina Departamento de Educação Física Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL Maringá, PR Centro de Ciências da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258691104735232 |