Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rowiecki, Anderson Gerim
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6894
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior.
id UEM-10_05c92c9f560a8809acff37279790afa0
oai_identifier_str oai:localhost:1/6894
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documentalEducação física - Ensino médioEducação Física - Atuação profissional796Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior.Dissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020Este estudo tem por objetivo analisar a atual configuração pedagógica das aulas de Educação Física no Instituto Federal do Paraná, tendo por base os planos de ensino elaborados por docentes dessa instituição. Para isso, utilizamos a pesquisa documental de caráter descritivo. Foram selecionados os campi mais antigos relacionados às fases I e II da expansão da rede federal no Paraná, totalizando 13 campi. Selecionamos os planos de ensino referentes à Educação Física nos primeiros e últimos anos de cada campus. O acesso aos documentos foi realizado mediante envio de e-mails de solicitação, tendo sido retornados apenas por sete campi. Recebemos um total de 37 planos de ensino sobre os quais foram analisados os seguintes itens: estrutura do plano, objetivos, conteúdos e avaliação. Os objetivos e conteúdos foram agrupados em categorias gerais, quatro e seis categorias, respectivamente, favorecendo a análise devido à grande variabilidade desses itens. Além disso, recorremos aos documentos institucionais, tais como projetos pedagógicos de curso, relatórios de planos de desenvolvimento institucional de cada campus e os planos de desenvolvimento institucional do Instituto Federal do Paraná. A análise de conteúdo utilizando o método por análise de categorias temáticas foi o instrumento usado para extrair informações desses documentos. Como resultados, constatamos que os Institutos Federais, por sua organização, são um modelo de instituição educacional que favorece ações mais efetivas e de maior qualidade para os seus alunos. Além disso, os planos de ensino mostraram-nos que os objetivos que predominam nas aulas estão ligados ao movimento renovador da Educação Física.This research aims to analyze the current pedagogical configuration of Physical Education classes leaded at the Instituto Federal do Paraná, based on the teaching plans prepared by teachers who works in that institute. In order to reach this goal, the study was methodologicallly leaded as a documentary research wich has descriptive character. Linked to the first and second phases of the expansion of the Federal Public School System in Paraná, 13 campuses were selected to be studied based on their teaching plans related to Physical Education classes of the first and last high school years. The access to the documents was made by sending request emails, wich were answered only by seven campuses. An amount of 37 teaching plans were received on which the following items were analyzed: structure of the plan, objectives, content and evaluation process. In the analysis, the objectives and contents were categorized into four and six categories, respectively, in order to organize the analysis due to the great variability of these items. In addition, we resort to institutional documents, such as course political-pedagogical projects, reports of institutional development plans for each campus and Instituto Federal do Paraná's development plans. The instrument used to extract information from these documents was the Content analysis, taking the thematic category analysis as method. As a result, we found out that Federal Institutes analyzed can be considerated a model of educational institution, by their organization, that makes possible more effective and higher quality actions for their students. In addition, the teaching plans reveled us that the predominant objectives stated to the classes are linked to the Physical Education renovating movement.xii, 150 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeHerold Junior, CarlosBendrath, Eduard AngeloPimentel, Giuliano Gomes de AssisRowiecki, Anderson Gerim2022-10-05T15:51:24Z2022-10-05T15:51:24Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROWIECKI, Anderson Gerim. Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná: uma análise documental. 2020. xii, 150 f. Dissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6894info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-10-27T18:42:16Zoai:localhost:1/6894Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:50.057454Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental
title Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental
spellingShingle Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental
Rowiecki, Anderson Gerim
Educação física - Ensino médio
Educação Física - Atuação profissional
796
Ciências da Saúde
Educação Física
title_short Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental
title_full Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental
title_fullStr Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental
title_full_unstemmed Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental
title_sort Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná : uma análise documental
author Rowiecki, Anderson Gerim
author_facet Rowiecki, Anderson Gerim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Herold Junior, Carlos
Bendrath, Eduard Angelo
Pimentel, Giuliano Gomes de Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Rowiecki, Anderson Gerim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Ensino médio
Educação Física - Atuação profissional
796
Ciências da Saúde
Educação Física
topic Educação física - Ensino médio
Educação Física - Atuação profissional
796
Ciências da Saúde
Educação Física
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-10-05T15:51:24Z
2022-10-05T15:51:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROWIECKI, Anderson Gerim. Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná: uma análise documental. 2020. xii, 150 f. Dissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6894
identifier_str_mv ROWIECKI, Anderson Gerim. Configuração pedagógica das aulas de Educação Física dos Institutos Federais do Paraná: uma análise documental. 2020. xii, 150 f. Dissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258691104735232