A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campanholi, Carolini Aparecida Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6895
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior.
id UEM-10_6b69cc500b47d99060bce18e1f1fdf44
oai_identifier_str oai:localhost:1/6895
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UELEducação física - EnsinoEducação física - Formação acadêmicaEducação Física - Atuação profissional796Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior.Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020RESUMO: O objetivo da pesquisa consiste em analisar como os professores dos cursos de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina - UEL compreendem a influência de suas formações pedagógicas e de suas experiências no Ensino Básico na constituição profissional de formadores de professores de Educação Física. A investigação envolveu 18 docentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UEL e se deu por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, e a realização de uma entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo apresentando uma categorização que correlaciona os resultados em dois eixos basilares representados pelas categorias provenientes da temática da pesquisa (Formação Pedagógica e Experiência na Educação Básica) e subcategorias construídas a partir de conceitos síntese que emergiram da fala dos docentes durante as entrevistas (Importante, determinante e indispensável, e/ou Importante, mas não é determinante e indispensável). Os resultados evidenciam que a maioria dos professores pesquisados - 14 docentes (77,77%) considera a formação pedagógica como sendo uma qualificação importante e indispensável para a atuação de um educador que contribui na formação de outros professores, enquanto que, 4 professores (22,22%) a considera importante, mas não determinante nem indispensável. Quanto aos resultados obtidos sobre a compreensão que os docentes pesquisados possuem a respeito da experiência docente do professor universitário na Educação Básica, a maioria dos professores - 10 deles (55,55%) considera que possuir essa experiência é algo importante, determinante e indispensável. Enquanto que 8 professores (44,44%) concebem essa experiência como fator importante, mas não determinante, nem indispensável, considerando que a ausência de experiência pode ser suprida por outros fatores contributivos. Destaca-se assim a importância dada à formação e à experiência pelos docentes investigados, bem como pela literatura consultada. Nesse sentido, a amplitude de considerações a respeito dos dois fatores constituintes da qualificação docente dos professores universitários questionados pela pesquisa: a Formação Pedagógica e a Experiência Docente na Educação Básica, configura-se de maneira a considerá-los fatores importantes por parte dos entrevistados e cabíveis de maiores estudos e atenção por parte de outras universidades e instituições de Ensino Superior. Isso, tanto no que diz respeito à formação continuada dos educadores, quanto no tocante aos requisitos que constituem os instrumentos de seleção desses docentes, sugerindo desse modo, uma maior atenção e valorização a questão da experiência docente na Educação Básica em se tratando de professores que se candidatam a docentes universitários e atuarão na formação de futuros professores.ABSTRACT: The objective of the research is to analyze how the teachers from Physical Education Degree courses at the State University of Londrina – UEL comprehend their influence of their pedagogical training and their experiences in Basic Education in the professional formation of Physical Education teachers. The research involved 18 professors of the Physical Education Degree course ate UEL and took place through the application of a questionnaire with written and multiple-choice questions and a semi-structured interview. The data computing was done through content analysis presenting a categorization that combines the results in two basic axes represented by the categories from the researched theme (Pedagogical Training and Experience in Basic Education) and subcategories made of the synthesis concepts that came from the teachers‘ speech during the interviews (Important, determinant, indispensable, and/or Important, but it is not determinant or indispensable). The results show that the majority of the teachers surveyed, 14 teachers (77.77%) consider pedagogical training to be an important qualification and indispensable for the performance of an educator who contributes to the formation of other teachers, while 4 teachers (22.22%) of the teachers consider important, but neither determinant nor indispensable. Regarding to the results about the comprehension that the researched teachers have regarding the teaching experience of the university professor in Basic Education, most teachers, 10 of them (55.55%), consider that having experience is something important, determinant and indispensable. For as much as 8 teachers (44,44%) conceive of this experience as an important factor, but neither determinant nor indispensable, and this lack of experience can be supported by contributory factors. This way, it stands out the importance given to training and experience by the researched professors, as well as by the read literature. Thus, the range of considerations about the two factors constituting the teaching qualification of the university teachers interviewed by the research: Pedagogical Training and Teaching Experience in Basic Education showed that the teachers consider important factors and further studies and attention from other universities and higher education intuitions. Therefore, both with regard to the continuing education of educators, and with regard to the requirements that constitute the instruments of the selection of the teachers, thus suggesting a greater attention and appreciation of the subject of teaching experience in Basic Education specially on teachers who apply for university professors and will work to train future teachers.317 f.Universidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeHerold Junior, CarlosSouza, Vânia de Fátima Matias deNunes, César AparecidoOliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-Barbosa-Rinaldi, Ieda ParraCampanholi, Carolini Aparecida Oliveira2023-08-30T19:29:02Z2023-08-30T19:29:02Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCAMPANHOLI, Carolini Aparecida Oliveira. A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL. 2020. 317 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6895info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-08-30T19:37:33Zoai:localhost:1/6895Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:07.975014Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL
title A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL
spellingShingle A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL
Campanholi, Carolini Aparecida Oliveira
Educação física - Ensino
Educação física - Formação acadêmica
Educação Física - Atuação profissional
796
Ciências da Saúde
Educação Física
title_short A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL
title_full A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL
title_fullStr A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL
title_full_unstemmed A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL
title_sort A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL
author Campanholi, Carolini Aparecida Oliveira
author_facet Campanholi, Carolini Aparecida Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Herold Junior, Carlos
Souza, Vânia de Fátima Matias de
Nunes, César Aparecido
Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
dc.contributor.author.fl_str_mv Campanholi, Carolini Aparecida Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Ensino
Educação física - Formação acadêmica
Educação Física - Atuação profissional
796
Ciências da Saúde
Educação Física
topic Educação física - Ensino
Educação física - Formação acadêmica
Educação Física - Atuação profissional
796
Ciências da Saúde
Educação Física
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-08-30T19:29:02Z
2023-08-30T19:29:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPANHOLI, Carolini Aparecida Oliveira. A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL. 2020. 317 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6895
identifier_str_mv CAMPANHOLI, Carolini Aparecida Oliveira. A formação pedagógica e a experiência docente na educação básica na constituição dos professores universitários do curso de licenciatura em Educação Física da UEL. 2020. 317 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841445220384768