Qualificação da gestão e da equipe de saúde bucal por meio da implementação da educação permanente em saúde no estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galbiati, Camila Fracalossi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6752
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mitsue Fujimaki
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spelling Qualificação da gestão e da equipe de saúde bucal por meio da implementação da educação permanente em saúde no estado do ParanáGestão em saúdeSaúde bucalSistema Único de Saúde (SUS)Educação permanente - Saúde pública617.6Ciências da SaúdeOdontologiaOrientadora: Prof.ª Dr.ª Mitsue FujimakiTese (doutorado em Odontologia Integrada) - Universidade Estadual de Maringá, 2018Este trabalho teve como objetivo avaliar o processo de qualificação da gestão em saúde bucal, sob a visão de gestores e equipes de saúde bucal, após a realização do Curso de Qualificação da gestão do SUS em saúde bucal no Paraná. Os 320 servidores públicos que participaram do 3o ciclo do Curso de Qualificação da gestão do SUS em saúde bucal, foram convidados a responder um questionário eletrônico previamente validado. Sequencialmente, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores de saúde bucal de 7 regionais do estado do Paraná, que participaram do curso de qualificação. As entrevistas foram analisadas de acordo com a metodologia proposta por Graneheim e Ludman. Os resultados descritivos mostraram que o curso de qualificação da gestão levou os profissionais a mudanças na forma de pensar e agir: 89,3% afirmaram que o curso estimulou-os a buscar mais informações para melhorar sua atuação como servidor público; 95,6% apontaram mudanças no interesse em buscar evidências para a prática e/ou nas formas de atuar com prevenção e promoção de saúde e/ou no entendimento do papel do servidor no Sistema Único de Saúde. Além disso, 91,6% dos respondentes apontaram a relevância da educação permanente para o dia a dia do serviço e 66,6% disseram que em seus municípios há início da implementação da educação permanente em saúde. Por sua vez, os resultados qualitativos apontaram "a visão do gestor em relação à equipe", "a visão do gestor com relação a continuidade da prática da educação permanente em saúde" e o "protagonismo individual dos coordenadores de saúde bucal". A primeira categoria foi subdividida em 4 unidades de análise: mudança relatada; entusiasmo dos profissionais pelo conhecimento e troca de experiências; conhecimento adquirido e mudança de modelo mental. A segunda categoria foi subdividida em duas unidades de análise: entendimento da importância da educação permanente em saúde e percepção da continuidade da educação permanente em saúde. Por fim, a terceira categoria foi dividida em quatro unidades de análise, sendo elas: empoderamento do gestor com o processo de qualificação; a importância da qualificação da gestão e a motivação do gestor para mudança. Diante dos resultados, foi possível concluir que pela visão dos gestores, após o processo de qualificação, a equipe e os próprios gestores tornaram-se mais motivados e interessados pela busca de conhecimento, pela troca de experiências, pela realização de mudanças para a melhoria do serviço e com nova visão frente às práticas de prevenção, mais abertos para a troca de experiências e idéias com a equipe, além do aperfeiçoamento profissional proporcionado, principalmente, pelo entendimento da importância da qualificação da gestão. Sob o olhar dos servidores foi possível concluir que a qualificação da gestão levou a mudanças na equipe, principalmente na forma de pensar, no interesse em buscar evidências para a prática e no entendimento do papel do servidor no SUSThis study aimed to evaluate the process of qualification of oral health management, from the perspective of managers and teams of oral health, after theCourse Qualificationof SUS management in oral health in Paraná. The 320 public servants who participated in the 3rd cycle of the Oral Health SUS Management Qualification Course were invited to answer a previously validated electronic questionnaire. Subsequently, semi-structured interviews were conducted with the oral health coordinators of 7 regional Parana State, who participated in the qualification course. The interviews were analyzed according to the methodology proposed by Graneheim and Ludman. The descriptive results showed that the management qualification course led professionals to change their thinking and acting: 89.3% stated that the course encouraged them to seek more information to improve their role as public servants; 95.6% indicated changes in the interest in seeking evidence for the practice and / or ways of acting with prevention and health promotion and / or understanding of the role of the server in the Unified Health System. In addition, 91.6% of Respondents pointed to the relevance of continuing education to the day to day service and 66.6% said that in their municipalities there is the beginning of implementation of continuing education in health. In turn, the qualitative results pointed to "the manager's view of the team", "the manager's view of continuing the practice of continuing health education" and the "individual role of oral health coordinators". The first category was subdivided into 4 units of analysis: reported change; enthusiasm of professionals for knowledge and exchange of experiences; acquired knowledge and change of mental model. The second category was subdivided into two units of analysis: understanding the importance of continuing health education and perception of the continuity of continuing health education. Finally, the third category was divided into four units of analysis, namely: manager empowerment with the qualification process; the importance of management qualification and the manager's motivation for change. Given the results, it was possible to conclude that from the managers' point of view, after the qualification process, the team and the managers themselves became more motivated and interested in the search for knowledge, the exchange of experiences, the making of changes to improve the service and with a new vision regarding prevention practices, more open to the exchange of experiences and ideas with the team, besides the professional improvement provided, mainly, by the understanding of the importance of management qualification. From the perspective of the servers it was possible to conclude that the qualification of management led to changes in the team, especially in the way of thinking, in the interest in seeking evidence for the practice and in understanding the role of the server in the SUS73 f. : il. (algumas col.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de OdontologiaPrograma de Pós-Graduação em Odontologia IntegradaMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeFujimaki, MitsueTerada, Raquel Sano SugaBaldani-Pinto, Márcia HelenaPucca Júnior, Gilberto AlfredoMoraes, Silvia Pereira Gonzaga deGalbiati, Camila Fracalossi2023-10-20T19:48:08Z2023-10-20T19:48:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGALBIATI, Camila Fracalossi. Qualificação da gestão e da equipe de saúde bucal por meio da implementação da educação permanente em saúde no estado do Paraná. 2018. 73 f. Tese (doutorado em Odontologia Integrada) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6752info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-10-20T20:01:31Zoai:localhost:1/6752Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:10.824906Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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