A teoria dos registros de representação semiótica aplicada ao conceito de escala em livros didáticos de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hauser, Leonardo Antonio de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7377
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula Santil
id UEM-10_0a797f45d5992df439dd01f02c9ab3d6
oai_identifier_str oai:localhost:1/7377
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling A teoria dos registros de representação semiótica aplicada ao conceito de escala em livros didáticos de geografiaAlfabetização geográficaCartografia - Estudo e ensinoDuval, Raymond, 1937- - Teoria dos registros de representação semióticaMapas - Leitura910.7Orientador: Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula SantilDissertação (mestrado em Geografia)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2018RESUMO: O processo de desenvolvimento das habilidades envolvidas na alfabetização cartográfica envolve a construção e operacionalização do conceito de escala cartográfica pelos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Além dos desafios envolvidos no raciocínio matemático, o aluno da disciplina de Geografia deve desenvolver as habilidades de leitura de mapas articuladas com o saber geográfico, aspecto este que ocorre por intermédio das categorias analíticas da Geografia. Frente a isso, o problema que norteou a análise desta pesquisa foi a hipotética desarticulação do conteúdo matemático envolvido na aprendizagem do conceito de escala cartográfica com a leitura geográfica do espaço. Neste sentido, o objetivo da pesquisa foi verificar, a partir de uma abordagem semiótica, quais as implicações do conceito de escala Matemática na construção do conhecimento geográfico, considerando as estratégias e atividades propostas pelos livros didáticos adotados pelas escolas públicas da cidade de Maringá (PR). Assim, a metodologia de análise de conteúdo foi utilizada para avaliar o conceito de escala descrito nos livros didáticos. Constatou-se que a complexidade existente no conceito de escala é decorrente da natureza dos conteúdos matemáticos e mesmo sabendo disso viu-se que a Geografia não se esforça em utilizar a Matemática como uma ferramenta. Além do mais, para as turmas do sexto ano aprender escala na disciplina de Geografia requer entendimento anterior de pré-conhecimentos oriundos da Matemática, mas que não são ensinados, pois o conceito de escala é cobrado antes pela própria GeografiaABSTRACT: The process of developing the skills involved in cartographic literacy involves the construction and operationalization of the concept of cartographic scale by the students of the sixth year of elementary school. In addition to the challenges involved in mathematical reasoning, the student of Geography must develop skills of map reading articulated with geographic knowledge, an aspect that occurs through the analytical categories of Geography. The problem that led to the analysis of this research was the hypothetical disarticulation of the mathematical content involved in learning the concept of cartographic scale with the geographic reading of space. In this sense, the objective of the research was to verify, from a semiotic approach, the implications of the concept of mathematical scale in the construction of geographic knowledge, considering the strategies and activities proposed by textbooks adopted by Maringá's (PR) public schools. Thus, the methodology of content analysis was used to evaluate the concept of scale described in textbooks. It was found that the complexity in the concept of scale is due to the nature of the mathematical contents and even knowing that it has been seen that Geography does not try to use Mathematics as a tool. Moreover, for the sixth grade classes to learn scale in the discipline of Geography requires previous understanding of pre-knowledge from Mathematics, but are not taught, because the concept of scale is required before by Geography itselfSouza Filho, Edvard Elias de, 1934-Gomes, Marquiana de Freitas Vilas BoasCousin, Alexandra de Oliveira AbdalaUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em GeografiaHauser, Leonardo Antonio de Carvalho2024-02-27T12:12:46Z2024-02-27T12:12:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 p. : il. (algumas color.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7377porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T12:12:46Zoai:localhost:1/7377Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:25.516121Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria dos registros de representação semiótica aplicada ao conceito de escala em livros didáticos de geografia
title A teoria dos registros de representação semiótica aplicada ao conceito de escala em livros didáticos de geografia
spellingShingle A teoria dos registros de representação semiótica aplicada ao conceito de escala em livros didáticos de geografia
Hauser, Leonardo Antonio de Carvalho
Alfabetização geográfica
Cartografia - Estudo e ensino
Duval, Raymond, 1937- - Teoria dos registros de representação semiótica
Mapas - Leitura
910.7
title_short A teoria dos registros de representação semiótica aplicada ao conceito de escala em livros didáticos de geografia
title_full A teoria dos registros de representação semiótica aplicada ao conceito de escala em livros didáticos de geografia
title_fullStr A teoria dos registros de representação semiótica aplicada ao conceito de escala em livros didáticos de geografia
title_full_unstemmed A teoria dos registros de representação semiótica aplicada ao conceito de escala em livros didáticos de geografia
title_sort A teoria dos registros de representação semiótica aplicada ao conceito de escala em livros didáticos de geografia
author Hauser, Leonardo Antonio de Carvalho
author_facet Hauser, Leonardo Antonio de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza Filho, Edvard Elias de, 1934-
Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas
Cousin, Alexandra de Oliveira Abdala
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.contributor.author.fl_str_mv Hauser, Leonardo Antonio de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização geográfica
Cartografia - Estudo e ensino
Duval, Raymond, 1937- - Teoria dos registros de representação semiótica
Mapas - Leitura
910.7
topic Alfabetização geográfica
Cartografia - Estudo e ensino
Duval, Raymond, 1937- - Teoria dos registros de representação semiótica
Mapas - Leitura
910.7
description Orientador: Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula Santil
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-02-27T12:12:46Z
2024-02-27T12:12:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7377
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841448713191424