Espaços pedagógicos ao ar livre : ensaio sobre paisagismo e agroecologia em um ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giachini, Cleuse Blau
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7179
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Arney Eduardo do Amaral Ecker
id UEM-10_1b85e2f16a6845d14992ea571cea39c5
oai_identifier_str oai:localhost:1/7179
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Espaços pedagógicos ao ar livre : ensaio sobre paisagismo e agroecologia em um ambiente escolarEducação - AgroecologiaPaisagismo ecológicoQualidade de vida630.07Orientador: Prof. Dr. Arney Eduardo do Amaral EckerCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Christine Berdusco MenezesDissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021O presente estudo, Espaços pedagógicos ao ar livre: Ensaio sobre paisagismo e agroecologia em um ambiente escolar, investiga o pátio escolar contemporâneo como lugar que exerce papel primordial no desenvolvimento social e intelectual de crianças e adolescentes. Os pátios escolares são ambientes de aprendizagem, de vivências de socialização e, no ambiente urbano possibilitam também, o contato com a natureza. São espaços essenciais no contexto escolar e devem estar adequados para o desenvolvimento de suas funções sociais, recreativas, ambientais e pedagógicas. A pesquisa parte do pressuposto de que a configuração paisagística e a organização espacial do pátio podem contribuir para a qualidade de vida e para o desenvolvimento de atividades didáticas ao ar livre. O objetivo principal que sustenta a proposta é avaliar os impactos no uso pedagógico do pátio, e na percepção da comunidade escolar, a partir da revitalização paisagística de espaços livres no Colégio Estadual Adaile Maria Leite, com projeto de paisagismo funcional embasado na agroecologia. A proposta metodológica é a pesquisa-ação, com levantamentos quali-quantativos. Baseou-se em pesquisas bibliográficas, levantamentos fotográficos do pátio do colégio, levantamento quantitativo dos elementos vegetacionais, aplicação de questionário visando conhecer a opinião dos usuários sobre diferentes aspectos do pátio escolar, revitalização paisagística seguindo praticas agroecológicas e avaliação dos avanços por meio de um segundo questionário. A pesquisa mostrou que o paisagismo embasado em práticas agroecológicas, em pátios escolares pode contribuir para a qualidade dos espaços proporcionando a conexão das pessoas com a natureza e seus fenômenos e, assim melhorando-lhes a qualidade de vidaThis study, Outdoor pedagogical spaces: Essay on landscaping and agroecology at a school environment, explore the contemporary schoolyard as an space that exerts primary role in the social and intelectual development of kids and teenagers. The schoolyards are learning environments of socialization experiences and also, in the urban environment, enable contact with nature. They are essencial spaces in the school context and must be adequate for the development of its roles: social, recreational, environmental and pedagogical. The study is based on the assumption that the landscape setting and the spacial organization of the schoolyard may contribute to the improvement of quality of life and to the development of educational activities outdoors. He main goal that sustain the proposal is to evaluate the impacts of pedagogical use of the schoolyard and in the schools community's perception based on the landscape revitalization of Colégio Adaile Maria Leite's open spaces, using a functional landscaping Project based on agroecology. The methodological proposal is action-research with quali-quantitative surveys. It will consist in bibliograhic researches, schoolyard's photographic surveys, quantitative survey of vegetation elements, application of a questionnaire in order to know the users' opinion about different aspects of the schoolyard, Landscape revitalization following agroecological practices and evaluation of progress through a second questionnaire. The research seeks to affirm that landscaping based on agroecological practices in school yards can contribute to the quality of spaces, providing people's connection with nature and its phenomena, thus improving their quality of lifeEcker, Arney Eduardo do AmaralBalan, Marcelo GonçalvesNeves, Andréa Florindo dasUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências AgráriasDepartamento de AgronomiaPrograma de Pós-Graduação em AgroecologiaGiachini, Cleuse Blau2023-06-23T18:32:00Z2023-06-23T18:32:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[14] 137 f. : il. (algumas color.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7179porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-23T18:32:00Zoai:localhost:1/7179Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:04.990818Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços pedagógicos ao ar livre : ensaio sobre paisagismo e agroecologia em um ambiente escolar
title Espaços pedagógicos ao ar livre : ensaio sobre paisagismo e agroecologia em um ambiente escolar
spellingShingle Espaços pedagógicos ao ar livre : ensaio sobre paisagismo e agroecologia em um ambiente escolar
Giachini, Cleuse Blau
Educação - Agroecologia
Paisagismo ecológico
Qualidade de vida
630.07
title_short Espaços pedagógicos ao ar livre : ensaio sobre paisagismo e agroecologia em um ambiente escolar
title_full Espaços pedagógicos ao ar livre : ensaio sobre paisagismo e agroecologia em um ambiente escolar
title_fullStr Espaços pedagógicos ao ar livre : ensaio sobre paisagismo e agroecologia em um ambiente escolar
title_full_unstemmed Espaços pedagógicos ao ar livre : ensaio sobre paisagismo e agroecologia em um ambiente escolar
title_sort Espaços pedagógicos ao ar livre : ensaio sobre paisagismo e agroecologia em um ambiente escolar
author Giachini, Cleuse Blau
author_facet Giachini, Cleuse Blau
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ecker, Arney Eduardo do Amaral
Balan, Marcelo Gonçalves
Neves, Andréa Florindo das
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Agronomia
Programa de Pós-Graduação em Agroecologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Giachini, Cleuse Blau
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Agroecologia
Paisagismo ecológico
Qualidade de vida
630.07
topic Educação - Agroecologia
Paisagismo ecológico
Qualidade de vida
630.07
description Orientador: Prof. Dr. Arney Eduardo do Amaral Ecker
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-06-23T18:32:00Z
2023-06-23T18:32:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7179
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [14] 137 f. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841445142790144