Agroecologia nas diretrizes curriculares da educação do campo do estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Marcio Luiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7173
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spelling Agroecologia nas diretrizes curriculares da educação do campo do estado do ParanáAgroecologia - Educação do campoEducação rural - Paraná (Estado)630.14Orientadora: Prof.ª Dr.ª Regina Lúcia MestiDissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021A presente pesquisa examina as propostas de conteúdo da agroecologia, presentes nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná. A revisão bibliográfica iniciada com o estudo deste documento oficial, publicado pela Secretaria de Estado da Educação em 2006, teve como objetivo conhecer a proposta de estudo da Agroecologia para o currículo da Educação do Campo. Em seguida, o estudo de pesquisas educacionais buscou identificar subsídios para estruturar um trabalho pedagógico que consiste em conhecer o agroecossistema, os conceitos e práticas Agroecológicas e sua articulação a Educação do Campo. Esta investigação tem como pressuposto que o conhecimento dos princípios científicos e as práticas da Agroecologia, pelos professores e alunos, estruturam uma construção de valores e visão de mundo vinculadas ao agroecossistema. A ciência agroecológica pode ser o conteúdo curricular que subsidia as intervenções pedagógicas na escola, como propõem as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná. No Brasil a Agroecologia e a Educação do Campo possuem uma raiz histórica comum, o campesinato. A Educação do Campo e a Ciência Agroecológica devem se completar e se fortalecer na busca por um novo modelo de produção agrícola e de sociedade, respeitando a diversidade e principalmente o conhecimento construído pelos camponeses e, para tanto, é necessário que o processo de transição agroecológica aconteça primeiramente nas escolas do campoThe present research examines the content proposals of agroecology, present in the Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná. The bibliographic review initiated with the study of this official document, published by the Secretaria de Estado da Educação in 2006, had the objective of knowing the proposal for the study of Agroecology for the curriculum of Rural Education. Next the study of educational research sought to identify subsidies to structure a pedagogical work which consists in knowing the agroecosystem, the concepts and Agroecological practices and their articulation to Rural Education. This research presupposes that the knowledge of the scientific principles and practices of Agroecology, by teachers and students, structure a construction of values and worldview linked to the agroecosystem. Agroecological Science can be the curricular content that subsidizes the pedagogical interventions in school as proposed by Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná. In Brazil, Agroecology and Rural Education have a common historical root the peasantry. Agroecological Science and Rural Education should complement and strengthen each other in the search for a new model of agricultural production and society respecting diversity and especially the knowledge built by peasants. Therefore, it is necessary that the agroecological transition process happens first in rural schoolsMesti, Regina LúciaSena, José Ozinaldo Alves deSilva, Mateus José Falleiros da, 1967-Universidade Estadual de MaringáCentro de Ciências AgráriasDepartamento de AgronomiaPrograma de Pós-Graduação em AgroecologiaRamos, Marcio Luiz2023-06-22T18:43:43Z2023-06-22T18:43:43Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 f.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7173porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T18:43:43Zoai:localhost:1/7173Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:04.669135Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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