Formatação de mercado por metaorganização : o caso do Codem Maringá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acosta, Daniela caldas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
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spelling Formatação de mercado por metaorganização : o caso do Codem MaringáFormatação de mercadoMetaorganizaçãoPráticas de mercadoEstudos de mercado construtivistas (EMC)Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM)658Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoOrientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David VieiraTese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2022Resumo: Este trabalho é caracterizado como um estudo de caso com o objetivo de compreender como uma metaorganização (MO) formata mercado com tripla agência. Para analisar esse pressuposto escolheu-se o Codem - Conselho de Desenvolvimento de Maringá que possui as características de uma MO e que atua com agência no mercado da cidade de Maringá, Paraná, há quase 30 anos. Para o desenvolvimento da pesquisa considerou-se como unidade de análise as práticas de mercado, observando desde a sua formulação até sua implantação realizada pelo coletivo híbrido de atores que se combinam para atuar entre os meios econômico (mercado), social e político. Assume-se neste estudo que marketing, enquanto área de atuação e campo de conhecimento, é performativo por meio da constituição e exercício de práticas de atores que constroem mercado, tal concepção é discutida por meio dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC), pela Sociologia dos Mercados, pela Teoria Ator-Rede e pelos estudos que tratam de MOs. De natureza qualitativa, o estudo se configurou a partir de uma visão longitudinal da atuação da MO Codem no mercado de Maringá, os eventos relacionados a sua atuação foram conhecidos por meio de pesquisas bibliográfica e documental e pela realização de entrevistas em profundidade, semiestruturadas, feitas com pessoas-chave da cidade (representantes de membros do Codem, e não-membros - empresários, agentes públicos). Foi verificado que a MO Codem é uma associação de organizações, proveniente da sociedade civil organizada, que atua sob uma única identidade, com chancela pública para tratar de questões de mercado em causa do desenvolvimento socioeconômico da cidade. Juntamente com o poder público municipal, o Codem exerce uma governança compartilhada para que as propostas e projetos tenham sua execução assegurada, para isso, dá continuidade a uma prática já exercida na cidade, a definição de planos de desenvolvimento econômico de longo prazo, como o atual Masterplan Maringá 2047. Neste contexto, foi revelado que a MO Codem propõe e formula práticas de mercado que norteiam a execução de outras práticas, implantadas, majoritariamente, pela prefeitura, práticas estas, que ao serem concluídas, influenciam, interferem, formatam e redirecionam o mercado da cidade. Essa dinâmica de práticas tem assegurado resultados pela tripla agência da rede de atores, pela regulação, pela governança compartilhada e pelo monitoramento dos projetos até sua conclusão, garantindo que enquadramentos sejam realizados num processo performático, contínuo, permanente e recorrente ao longo dos anosAbstract: This work is characterized as a case study with the objective of understanding how a metaorganization (MO) formats market with triple agency. To analyze this presupposition, Conselho de Desenvolvimento de Maringá - CODEM was chosen, which has the characteristics of a MO and has been acting as agency in the market of the city of Maringá, Paraná state, for almost 30 years. For the development of the research, market practices were considered as a unit of analysis, observing from its formulation to its implementation carried out by the hybrid collective of actors who combine to act between the economic (market), social and political means. It is assumed in this study that marketing, as an area of activity and field of knowledge, is performative through the constitution and exercise of practices of actors that build the market, such a conception is discussed through the Constructivist Market Studies (CME), by Sociology of Markets, Actor Network Theory (ANT) and studies dealing with MOs. Of a qualitative nature, the study was configured from a longitudinal view of MO Codem's performance in the Maringá market, the events related to its performance were known through bibliographic and documentary research and through in-depth, semi-structured interviews, made with key people in the city (representatives of Codem members, and non-members - business people, public agents). It was found that MO Codem is an association of organizations, coming from organized civil society, which acts under a single identity, with a public seal to deal with market issues related to the socio-economic development of the city. Together with the municipal public power, Codem exercises a shared governance so that the proposals and projects have their execution assured, for this, it gives continuity to a practice already carried out in the city, the definition of long-term economic development plans, such as the current Masterplan Maringá 2047. In this context, it was revealed that MO Codem proposes and formulates market practices that will guide the execution of other practices, implemented mainly by the city hall, practices that, when completed, influence, interfere, shape and redirect the city market. This dynamic of practices has ensured results through the triple agency of the network of actors, through regulation, through shared governance and through the monitoring of projects until their conclusion, ensuring that framings are carried out in a performative, continuous, permanent and recurring process over the years.205 f. : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoMaringá, PRCentro de Ciências Sociais AplicadasVieira, Francisco Giovanni DavidLeme, Paulo Henrique Montagnana VícenteNogami, Vitor Koki da CostaFarias, Salomão Alencar deNascimento, Maurício Reinert doCrubellate, João MarceloIchikawa, Elisa YoshieAcosta, Daniela caldas2024-11-26T17:33:40Z2024-11-26T17:33:40Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOSTA, Daniela caldas. Formatação de mercado por metaorganização: o caso do Codem Maringá. 2022. 205 f. Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PRhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7779ark:/35916/00130000005nminfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-11-26T19:51:21Zoai:localhost:1/7779Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-11-26T19:51:21Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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