Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Bruna
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6899
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Leda Parra Barbosa Rinaldi.
id UEM-10_24b3807042e750e90b0ad6efec7a56e8
oai_identifier_str oai:localhost:1/6899
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no BrasilTreinadores esportivosEsportesGinástica rítmica796Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientadora: Profª. Drª. Leda Parra Barbosa Rinaldi.Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019.RESUMO: A presente tese teve como objetivo mapear os saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica (GR), a partir das especificidades desse subcampo esportivo, e como eles podem se manifestar ou serem potencializados nos diferentes contextos e situações de aprendizagem na realidade brasileira. Assim, estruturaram-se quatro artigos. No primeiro, mobilizaram-se textos, livros e artigos sobre a GR e o referencial teórico de Pierre Bourdieu, para apresentar a trajetória da GR e identificar características, trajetória esportiva, aspectos relativos ao habitus da modalidade e as relações entre agentes dominantes e dominados, que a definem como um subcampo do campo esportivo. O segundo, uma revisão integrativa, analisou 12 produções sobre a formação de treinadores de ginástica, especialmente de GR. As produções foram organizadas em três grupos de temáticas: Formação geral de treinadores de ginástica; Proposta de programas de formação de treinadores de ginástica; Formação de treinadores de GR. E demonstraram a contextualização sobre onde os treinadores aprendem e se formam, experiências, competências trabalhadas e estruturadas nos diferentes contextos e limitações dos estudos sobre a trajetória formativa dos profissionais de GR. O terceiro envolveu 48 treinadores de GR brasileiros que trabalham em diferentes níveis de competições e que foram ou não ginastas. Aplicou-se um questionário para analisar as percepções sobre o impacto dos contextos de aprendizagem em seus processos formativos, considerando suas vivências esportivas anteriores a formação e seu nível de atuação como treinador. Constatou-se que, para eles, o contexto não formal e informal são os mais significativos e o contexto formal, a graduação, precisa associar com mais intensidade as bases teóricas das ações práticas, fato que já acontece na pós-graduação da área. Desta análise, emergiu os cenários dos: saberes experiências práticas; saberes conceituais reflexivos; saberes da ação; e saberes virtualizados. Com base nestas evidências, o quarto artigo elencou os saberes importantes para a atuação de treinadores de GR, articulando com os contextos e situações de aprendizagem, com base na expertise de seis renomadas profissionais da GR. Por meio de uma entrevista, concluiu-se que os saberes da experiência instigam a necessidade de uma base comum de conhecimentos para a realidade brasileira, os saberes específicos da prática da GR são prioritários para a atuação, os saberes conceituais críticos devem fundamentar e qualificar o fazer diário do treinamento e deve ser mais eficaz a transposição dos saberes de ginasta para a função de treinador. Os contextos não formal, informal e as situações internas, segundo as experts, foram apresentados como mais expressivos para o processo formativo dos treinadores. Nas evidências finais, os saberes da experiência devem ser utilizados de forma criativa e inovadora para que haja ruptura com práticas reprodutivas. Os saberes curriculares e disciplinares complementam e aprofundam os conhecimentos necessários do treinador e, associados com o saber fazer dos treinos, ganham novos sentidos e significados. Sugere-se, em curto prazo, a qualificação das propostas dos cursos de curta duração, o acesso facilitado de estágios e trocas de experiências, entendendo que tais ações impactam os processos formativos num movimento de conscientização dos treinadores de ginástica rítmica.ABSTRACT: The present thesis aimed to map the necessary knowledge for the training of rhythmic gymnastics (RG) coaches, based on the specificities of this sports subfield, and how they can manifest or be enhanced in different contexts and learning situations in the Brazilian reality. Thus, four articles were structured. In the first, texts, books and articles about RG and Pierre Bourdieu's theoretical framework were mobilized to present the trajectory of RG and to identify characteristics, sporting trajectory, aspects related to the habitus of the modality and the relations between dominant and dominated agents, that define it as a subfield of the sports field. The second, an integrative review, analyzed 12 productions on the formation of gymnastics coaches, especially in RG. The productions were organized into three thematic groups: General formation of gym coaches; Proposal of formation programs for gymnastics coaches; Formation of RG coaches. And they demonstrated the contextualization about where coaches learn and graduate, experiences, skills worked and structured in the different contexts and limitations of studies on the formative trajectory of RG professionals. The third involved 48 Brazilian RG coaches who work at different levels of competitions and who were or were not gymnasts. A questionnaire was applied to analyze the perceptions about the impact of learning contexts on their formation processes, considering their previous sports experiences and their level of expertise as a coach. It was found that, for them, the non-formal and informal context are the most significant and the formal context, undergraduation, needs to associate more strongly the theoretical basis of practical actions, a fact that already happens in the postgraduate area. From this analysis emerged the scenarios of: practical experiences knowledge; reflective conceptual knowledge; knowledge of action; and virtualized knowledge. Based on this evidence, the fourth article listed the significant knowledge for the performance of RG coaches, articulating with the contexts and learning situations, based on the expertise of six renowned RG professionals. Through an interview, it was concluded that the experience knowledge instigates the need for a common knowledge basis for the Brazilian reality, the specific knowledge of the RG practice is a priority for the performance, the critical conceptual knowledge must substantiate and qualify the knowledge and the transposition of gymnastics knowledge into the role of coaches should be more effective. Non-formal and informal contexts and internal situations were presented as more expressive for the formation processes of coaches, according to the experts. In the final evidence, the knowledge of experience must be used in a creative and innovative way to break with reproductive practices. Curriculum and disciplinary knowledge complement and deepen the necessary knowledge of the coach and, associated with the know-how of training, gain new meanings. It is suggested, in the short term, the qualification of short course proposals, facilitated access to internships and exchange of experiences, understanding that such actions impact the training processes in a movement of awareness of rhythmic gymnastics coaches.233 f. : il.Universidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeBarbosa-Rinaldi, Ieda ParraSchiavon, Laurita MarconiFarias, Gelcemar OliveiraOliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-Souza, Juliano dePaz, Bruna2023-08-29T19:33:54Z2023-08-29T19:33:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPAZ, Bruna. Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil. 2019. 233 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019., Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6899info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-08-29T20:24:56Zoai:localhost:1/6899Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:07.725515Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil
title Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil
spellingShingle Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil
Paz, Bruna
Treinadores esportivos
Esportes
Ginástica rítmica
796
Ciências da Saúde
Educação Física
title_short Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil
title_full Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil
title_fullStr Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil
title_full_unstemmed Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil
title_sort Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil
author Paz, Bruna
author_facet Paz, Bruna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Schiavon, Laurita Marconi
Farias, Gelcemar Oliveira
Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-
Souza, Juliano de
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Treinadores esportivos
Esportes
Ginástica rítmica
796
Ciências da Saúde
Educação Física
topic Treinadores esportivos
Esportes
Ginástica rítmica
796
Ciências da Saúde
Educação Física
description Orientadora: Profª. Drª. Leda Parra Barbosa Rinaldi.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-08-29T19:33:54Z
2023-08-29T19:33:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAZ, Bruna. Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil. 2019. 233 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019., Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6899
identifier_str_mv PAZ, Bruna. Saberes necessários para a formação de treinadores de ginástica rítmica no Brasil. 2019. 233 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019., Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258691269361664