A trajetória de vida de treinadores de ginástica artística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35557 |
Resumo: | Investigou-se a trajetória de vida de treinadores de Ginástica Artística (GA), mediante pesquisa qualitativa, com estudos de caso múltiplos, com oito treinadores na formação de jovens ginastas brasileiros. A coleta foi realizada através do Rappaport Time Line (RTL) e de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados, por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os primeiros contatos com a GA ocorreram na infância, estendendo-se ao longo da vida desses sujeitos, impulsionados pelas relações familiares, pela escola e clube esportivo. Conclui-se que tornar-se treinador de GA decorre da participação direta, contínua e, por vezes, induzida, dos sujeitos na GA ao longo de suas trajetórias. Esse processo fundamenta-se nas relações sociais, envolvendo uma inter-relação entre as práticas, os significados e o senso de pertencimento a diferentes comunidades de prática ligadas à GA. |
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A trajetória de vida de treinadores de ginástica artísticaEducação Física e Esporte. Treinador. Ginástica Artística.Investigou-se a trajetória de vida de treinadores de Ginástica Artística (GA), mediante pesquisa qualitativa, com estudos de caso múltiplos, com oito treinadores na formação de jovens ginastas brasileiros. A coleta foi realizada através do Rappaport Time Line (RTL) e de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados, por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os primeiros contatos com a GA ocorreram na infância, estendendo-se ao longo da vida desses sujeitos, impulsionados pelas relações familiares, pela escola e clube esportivo. Conclui-se que tornar-se treinador de GA decorre da participação direta, contínua e, por vezes, induzida, dos sujeitos na GA ao longo de suas trajetórias. Esse processo fundamenta-se nas relações sociais, envolvendo uma inter-relação entre as práticas, os significados e o senso de pertencimento a diferentes comunidades de prática ligadas à GA.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3555710.4025/jphyseduc.v29i1.2933Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2933Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2933Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29332448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35557/751375137547https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35557/751375137661Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Vinicius Zeilmannde Barros, Thais Emanuelli da SilvaSouza, Jeferson Rodrigues deKuhn, FilipyNascimento, Juarez Vieira doRamos, Valmor2019-07-17T08:43:15Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/35557Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:15Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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