Retextualização : dos quadrinhos ao conto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Patrícia Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5666
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Eliana Alves Greco
id UEM-10_2d3b8d881680a103923abf645f754129
oai_identifier_str oai:localhost:1/5666
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Retextualização : dos quadrinhos ao contoLeitura - Produção de textos - Ensino fundamentalRetextualizaçãoContosHistória em quadrinhos418Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientador: Prof.ª Dr.ª Eliana Alves GrecoDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019Resumo: A leitura e a produção textual são atividades importantíssimas no desenvolvimento das potencialidades dos educandos e, pensando nisso, objetivamos elaborar, aplicar e analisar uma proposta de intervenção didático-pedagógica que promova o contato do aluno com a leitura de textos, bem como com a produção textual de contos a partir de tiras em quadrinhos, por meio da retextualização. Para tanto, em relação às atividades de leitura, a pesquisa está fundamentada teoricamente nas estratégias propostas por Solé (1998), pois acredita-se na importância de se possibilitar ao aluno fazer inferências, formular hipóteses, decodificar, compreender e interpretar enunciados para construir o sentido do todo do texto. Quanto à produção textual, o trabalho está apoiado em Geraldi (2003), que considera o texto como ponto de partida e de chegada de todo processo de ensino e aprendizagem de língua. No que diz respeito à retextualização, é necessário considerar as reflexões de Dell'Isola (2007) e de Marcuschi (2007). E, em relação à definição e às características dos gêneros textuais, a pesquisa está embasada teoricamente em Marcuschi (2005). O estudo almeja demonstrar o processo de retextualização como um mecanismo que produz efeitos nas aulas de Língua Portuguesa. Desta forma, o trabalho é uma pesquisa-ação ligada ao campo de estudo da Linguística Aplicada e, na prática, comprova que, no processo de reescrever um gênero em outro, o aluno é incentivado a compreender o texto de partida e, também, a preservar o seu conteúdo no novo texto por ele produzido. Por conseguinte, os resultados obtidos apontam que, no decorrer do processo de implementação desta proposta, a maioria dos alunos foi capaz de compreender o texto-fonte, preservar a manutenção do assunto, além de realizar uma ampliação das ideias propostas pelo texto inicialAbstract: Reading and text production are important activities in the development of learners' potentialities. In this sense, this dissertation aims to elaborate, apply and analyze a proposal of didactic-pedagogical intervention that promotes the student's contact with reading and textual production of short stories, using comic strips, through retextualization. To do so, in relation to reading activities, the research is theoretically based on the strategies proposed by Solé (1998), because it is important to enable the student to make inferences, formulate hypotheses, decode, understand and interpret statements to construct the meaning of the text. Regarding textual production, the work is supported by Geraldi (2003), who considers the text as the starting point and arrival of all teaching and learning process of language. Concerning retextualization, it is necessary to consider the reflections of Dell 'Isola (2007) and Marcuschi (2007). And, regarding the definition and characteristics of the textual genres, the research is theoretically based in Marcuschi (2005). The study has, as its object of research, the process of retextualization of the genre comic strip into the genre short story, with the purpose of pointing the retextualization as an effective mechanism for Portuguese Language classes. This way, the work is an action research linked to the field of study of Applied Linguistics and, in practice, proves that, in the process of rewriting one genre in another, the student is encouraged to understand the starting text and also to preserve the content of the new text produced by him/her. Therefore, the results obtained indicate that, in the course of the implementation process of this proposal, most of the students were able to understand the source text, preserve its subject, and extend the ideas proposed by the initial textGreco, Eliana AlvesDias-Di Raimo, Luciana Cristina FerreiraOliveira, Neil Armstrong Franco deUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesDepartamento de Língua PortuguesaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASSouza, Patrícia Santos de2019-11-19T21:26:08Z2019-11-19T21:26:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 f. : il.application/pdfSOUZA, Patrícia Santos de. Retextualização: dos quadrinhos ao conto. 2019. 98 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5666info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2019-11-19T21:29:58Zoai:localhost:1/5666Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:47.329719Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Retextualização : dos quadrinhos ao conto
title Retextualização : dos quadrinhos ao conto
spellingShingle Retextualização : dos quadrinhos ao conto
Souza, Patrícia Santos de
Leitura - Produção de textos - Ensino fundamental
Retextualização
Contos
História em quadrinhos
418
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short Retextualização : dos quadrinhos ao conto
title_full Retextualização : dos quadrinhos ao conto
title_fullStr Retextualização : dos quadrinhos ao conto
title_full_unstemmed Retextualização : dos quadrinhos ao conto
title_sort Retextualização : dos quadrinhos ao conto
author Souza, Patrícia Santos de
author_facet Souza, Patrícia Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Greco, Eliana Alves
Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira
Oliveira, Neil Armstrong Franco de
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Língua Portuguesa
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Patrícia Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Produção de textos - Ensino fundamental
Retextualização
Contos
História em quadrinhos
418
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Leitura - Produção de textos - Ensino fundamental
Retextualização
Contos
História em quadrinhos
418
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Orientador: Prof.ª Dr.ª Eliana Alves Greco
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19T21:26:08Z
2019-11-19T21:26:08Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Patrícia Santos de. Retextualização: dos quadrinhos ao conto. 2019. 98 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5666
identifier_str_mv SOUZA, Patrícia Santos de. Retextualização: dos quadrinhos ao conto. 2019. 98 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841430779396096