Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fernanda Braz de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7632
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Marli Schmitt Zanella
id UEM-10_303c629cf1dbd01224227991abebf467
oai_identifier_str oai:localhost:1/7632
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalEducação ambientalEnsino de matemáticaModelagem matemática507OutrosCiênciasOrientadora: Profª. Drª. Marli Schmitt ZanellaCoorientadora: Profª.Drª. Néryla Vayne Alves DiasDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022RESUMO: Um dos caminhos para alcançarmos harmonização no convívio entre a sociedade e a natureza apresenta-se dentro do ambiente escolar, o qual tem papel fundamental na abordagem da Educação Ambiental. Nesse sentido, a pesquisa foi norteada pela questão: Como trabalhar o tema transversal Meio Ambiente em uma perspectiva da Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Tendo em vista os problemas que envolvem a Educação Ambiental e o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, essa pesquisa tem como objetivo compreender, por meio de problemas ambientais apresentados em determinada comunidade escolar, de que forma a Modelagem Matemática potencializa discutir o tema transversal Meio Ambiente nesse nível de ensino, visando à construção de um caderno de atividades como produto educacional. Este trabalho possui a caracterização da natureza qualitativa, com viés de observação participante e pesquisa de campo; os dados foram obtidos por meio da aplicação da Modelagem Matemática e dos registros elaborados pelos alunos de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Goioerê-PR, durante os meses de novembro e dezembro de 2021. A análise dos dados sucedeu-se de acordo com o embasamento teórico adotado, o qual nos auxiliou na compreensão da construção do conhecimento matemático durante o processo de pesquisa. A utilização de tal metodologia proporcionou um ambiente estimulador da busca por conhecimentos novos e observação crítica do ambiente. Além disso, essa pesquisa resultou em um produto educacional em forma de caderno de atividades, capaz de integrar dados, conceitos matemáticos e a conservação ambiental. Por fim, a proposta de aplicação da Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental mostrou-se vantajosa no sentido de proporcionar um ambiente instigador, tornando o aluno capaz de manipular dados, interpretar, propor resultados e elaborar hipóteses.ABSTRACT: One way to achieve harmonization in the coexistence between society and nature is within the school environment, which plays a fundamental role in the approach of Environmental Education. In this sense, this research was guided by the question: How to work the transversal theme Environment in a perspective of Mathematical Modeling in the early years of Elementary School? Bearing in mind the problems involving Environmental Education and the teaching of Mathematics in the early years of Elementary School, this research aims to understand, through environmental problems presented in a certain school community, how Mathematical Modeling enhances the discussion of the theme Environment at this level of education, with a view to building an activity book as an educational product. This work has qualitative nature, with bias of participant observation and field research; the data was obtained through the application of Mathematical Modeling and the records prepared by the students of a fourth year class of a public Elementary School of Goioerê-PR, during the months of November and December of 2021. Data analysis was carried out according to the adopted theoretical basis, which helped us to understand the construction of mathematical knowledge during the research process. The use of this methodology provided an environment that stimulated the search for new knowledge and critical observation of the environment. In addition, this research resulted in an educational product in the form of an activity book, capable of integrating data, mathematical concepts and environmental conservation. Finally, the proposed application of Mathematical Modeling in the early years of Elementary School proved to be advantageous in the sense of providing an instigating environment, making the student capable of manipulating data, interpreting, proposing results and elaborating hypotheses.96, [24] f. : il. color + anexo.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)GoioerêCentro de Ciências ExatasZanella, Marli SchmittDias, Néryla Vayne AlvesFontana, FelipeFujii, Rosangela Araujo XavierLima, Fernanda Braz de2024-07-08T20:07:14Z2024-07-08T20:07:14Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Fernanda Braz de. Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 96, [24] f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Goioerê.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7632info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-07-08T20:28:05Zoai:localhost:1/7632Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-07-08T20:28:05Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Lima, Fernanda Braz de
Educação ambiental
Ensino de matemática
Modelagem matemática
507
Outros
Ciências
title_short Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
author Lima, Fernanda Braz de
author_facet Lima, Fernanda Braz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanella, Marli Schmitt
Dias, Néryla Vayne Alves
Fontana, Felipe
Fujii, Rosangela Araujo Xavier
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fernanda Braz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino de matemática
Modelagem matemática
507
Outros
Ciências
topic Educação ambiental
Ensino de matemática
Modelagem matemática
507
Outros
Ciências
description Orientadora: Profª. Drª. Marli Schmitt Zanella
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-07-08T20:07:14Z
2024-07-08T20:07:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Fernanda Braz de. Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 96, [24] f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Goioerê.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7632
identifier_str_mv LIMA, Fernanda Braz de. Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 96, [24] f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Goioerê.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)
Goioerê
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)
Goioerê
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258626785083392