Preservação da água : análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o tema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7607 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Marli Schmitt Zanella |
id |
UEM-10_98022f637e3c0c7399339f5f6c088023 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/7607 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Preservação da água : análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o temaÁgua - Preservação e usoEducação ambientalEnsino de ciências507OutrosCiênciasOrientadora: Profª. Drª. Marli Schmitt ZanellaCoorientadora: Profª. Drª. Néryla Vayne Alves DiasDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023RESUMO: A abordagem de questões sobre a preservação da água anos iniciais do Ensino Fundamental deve ocorrer de modo que os educandos possam desenvolver um pensamento crítico perante os problemas relacionados a essa temática. Nesta dissertação, objetivamos investigar as concepções a respeito da preservação da água presentes nos documentos oficiais (BNCC e CREP) e em uma coleção de livros didáticos de Ciências, além de identificar as concepções sobre preservação da água de um grupo de professores (mediante questionários) que lecionam para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com isso, conduziu à elaboração de um produto educacional, no formato de uma sequência didática de apoio aos docentes, baseada no ensino de Ciências por investigação. A investigação é de caráter qualitativo, recorrendo à análise documental a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que, ao comparar os dados dos documentos BNCC, CREP e livros didáticos, há poucos conteúdos que envolvam a temática preservação da água, e quando estes estão presentes, abordam questões voltadas à preocupação com o uso doméstico, deixando de lado grandes setores de consumo, o que pode ser visto, ainda, nas concepções apresentadas pelos professores, que relatam de forma simplista a temática preservação da água. Nesse contexto, quando analisaram o produto educacional, ampliaram suas perspectivas, aprovando o uso do material e os conteúdos por ele abordados.ABSTRACT: Addressing questions about water preservation in the early years of Elementary School should occur so that students can develop critical thinking in the face of problems related to this theme. In this dissertation, we aimed to investigate the conceptions about water preservation present in official documents (BNCC and CREP) and in a collection of Science textbooks, in addition to identifying the conceptions about water preservation of a group of teachers (through questionnaires) who teach in the early years of elementary school. With that, it led to the elaboration of an educational product, in the format of a didactic sequence to support teachers, based on the teaching of Science by investigation. The investigation is of a qualitative nature, resorting to document analysis based on Bardin's content analysis. The results indicate that, when comparing the data from the BNCC, CREP documents and textbooks, there is little content that involves the theme of water preservation, and when these are present, they address issues related to the concern with domestic use, leaving aside large sectors of consumption, which can also be seen in the concepts presented by the teachers, who report in a simplistic way the theme of water preservation. In this context, when they analyzed the educational product, they broadened their perspectives, approving the use of the material and the contents covered by it.158 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)Maringá, PRCentro de Ciências ExatasZanella, Marli SchmittAlves, Néryla Vayne JustinoSchwind, Leilane Talita Fatoreto, 1986-Fuji, Rosangela Araujo XavierSplendore, Anderson de Melo2024-06-17T18:49:05Z2024-06-17T18:49:05Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSPLENDORE, Anderson de Melo. Preservação da água: análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o tema. 2023. 158 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7607info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-06-17T19:06:29Zoai:localhost:1/7607Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-06-17T19:06:29Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preservação da água : análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o tema |
title |
Preservação da água : análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o tema |
spellingShingle |
Preservação da água : análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o tema Splendore, Anderson de Melo Água - Preservação e uso Educação ambiental Ensino de ciências 507 Outros Ciências |
title_short |
Preservação da água : análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o tema |
title_full |
Preservação da água : análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o tema |
title_fullStr |
Preservação da água : análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o tema |
title_full_unstemmed |
Preservação da água : análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o tema |
title_sort |
Preservação da água : análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o tema |
author |
Splendore, Anderson de Melo |
author_facet |
Splendore, Anderson de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanella, Marli Schmitt Alves, Néryla Vayne Justino Schwind, Leilane Talita Fatoreto, 1986- Fuji, Rosangela Araujo Xavier |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Splendore, Anderson de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Água - Preservação e uso Educação ambiental Ensino de ciências 507 Outros Ciências |
topic |
Água - Preservação e uso Educação ambiental Ensino de ciências 507 Outros Ciências |
description |
Orientadora: Profª. Drª. Marli Schmitt Zanella |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-06-17T18:49:05Z 2024-06-17T18:49:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SPLENDORE, Anderson de Melo. Preservação da água: análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o tema. 2023. 158 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7607 |
identifier_str_mv |
SPLENDORE, Anderson de Melo. Preservação da água: análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o tema. 2023. 158 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB) Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB) Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258626719023104 |