Regimes do olhar e do dizer o português como língua de ensino e a formação de professores nos Institutos de Formação de Professores em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: António, David
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6965
Resumo: Orientadora: Porf.ª Dr.ª Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso
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spelling Regimes do olhar e do dizer o português como língua de ensino e a formação de professores nos Institutos de Formação de Professores em MoçambiquePortuguês europeu - MoçambiqueFormação de professores - MoçambiqueIdentidade linguísticaPráticas discursivas418.4967Orientadora: Porf.ª Dr.ª Ismara Eliane Vidal de Souza TassoTese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018Visamos compreender como o português europeu (PE) em Moçambique, língua oficial desde a proclamação da Independência Nacional do país em 1975, e adotado, igualmente, como língua de ensino e de formação de professores nos Institutos de Formação de Professores (IFPs) é um dispositivo de segurança no exercício do biopoder e da biopolítica (FOUCAULT, 1999b). Sob tais regimes de funcionamento, a prática linguístico-social revela-se com a resistência ao uso de enunciados do PE, tendo em vista o desenvolvimento crescente da variedade do português de Moçamique (PM) em relações de forças com o PE, enquanto norma-padrão adotada, nó górdio para o ensino e formação de professores do/em português. Tais questões nos levaram à seguinte problematização: sob o exercício das tecnologias do biopoder e da biopolítica como os dispositivos pacto de segurança e exclusão pela língua instituem condutas contraditórias em torno do funcionamento do PE e do PM para o ensino e a formação de professores do/em português nos IFPs no país, fato que dificulta a implementação de práticas pedagógicas "uniformizadoras" em sala de aula, bem como ao aprimoramento de políticas de inclusão social? Assim, nosso objetivo cinge-se em compreender o exercício de tais tecnologias, regidas pelos dispositivos pacto de segurança e exclusão pela língua, na instituição das condutas em referência. Nesse sentido, o escopo teórico-metodológico da pesquisa norteia-se pelos fundamentos da Análise do Discurso concebidos por Michel Foucault, articulados aos preceitos da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2003), com uma vertente introspectiva (CORACINI, 2003b) e padrões qualitativo-quantitativos, em interação com os Estudos Culturais e de Identidade (SILVA, 2000; CAVALCANTI, 2006; DIAS, 2009), Estudos Pós-modernos (CORACINI, 2003a; SOUSA SANTOS, 2008), Pós-coloniais (LOOMBA, 1998; PENNYCOOK, 2003; MAKONI E MEINHOF, 2006; SOUSA SANTOS, 2008) e com o contexto (socio) linguístico moçambicano (GONÇALVES, 2010; LOPES, 2004; DIAS, 2009; FIRMINO, 2005; CHIMBUTANE, 2012). Nesse âmbito, constitui desafio para esta pesquisa a abordagem de aspectos linguístico-discursivos de busca de regularidades nas práticas discursivas que dificultam a implementação de uma prática pedagógica "uniformizadora". Desse modo, o nosso corpus constitui-se de práticas (não) discursivas relacionadas ao ensino e a formação de professores nos IFPs - recolhemos dados sobre práticas linguístico-metodológicas de formandos e formadores inerentes ao ano letivo de 2015 em quatro IFPs da província da Zambézia em Moçambique e de dispositivos que legislam a formação nessas instituições. Portanto, os resultados possibilitam a ocorrência das posições do "sujeito heterogêneo da ilusão de completude" e do "sujeito heterogêneo da incompletude" em sala de aula. Por sua vez, tal heterogeneidade condicionou a concepção de outras posições do sujeito, como é o caso dos sujeitos de "língua imaginária", do "pertencimento; da língua fluida-língua materna", de "ilusão de identidade", da ""língua praticada" e do pertencimento", da "inclusão e de resistência à exclusão da "língua praticada"", da "inclusão e de resistência à exclusão da "língua e cultura indígenas"", do "invisível" e da "diferença/insegurança", bem como a concepção da "língua imaginária-língua oficial", "língua imaginária: língua de ilusão de identidade-língua nacional", "língua fluida: praticada e do pertencimento; língua franca", "língua fluida: língua de inclusão e de resistência à exclusão da "praticada"" e "língua fluida: língua de inclusão e de resistência à exclusão das "indígenas""We aim to understand how European Portuguese (EP) in Mozambique, the official language since the proclamation of the National Independence of the country in 1975, and also adopted as a language for teaching and training of teachers in the Institutes of Teacher Education (ITEs) is a security in the exercise of biopower and biopolitics (FOUCAULT, 1999b). Under these operating regimes, the linguistic-social practice is revealed by the resistance to the use of statements of the EP, in view of the growing development of the Portuguese variety of Mozambique (MP) in relations of forces with the EP, adopted standard, there is the rub for the teaching and training of Portuguese teachers. These questions have led us to the following problematization: under the exercise of technologies of biopower and biopolitics as the security pact and exclusion by language institute contradictory behaviors around the functioning of the EP and the variety of the MP for the teaching and training of Portuguese teachers/ in Portuguese in the ITEs in the country, fact which hampers the implementation of "standardizing" pedagogical practices in the classroom, as well as the improvement of social inclusion policies? Thus, our objective is to understand the exercise of such technologies, governed by the security pact and exclusion by language, in the institution of the conducts in reference. In this sense, the theoretical-methodological scope of the research is guided by the foundations of the Discourse Analysis conceived by Michel Foucault, articulated to the precepts of Critical Applied Linguistics (PENNYCOOK, 2003), with an introspective perspective (CORACINI, 2003), which is a qualitative-quantitative model, in interaction with the Cultural and Identity Studies (SILVA, 2000; CAVALCANTI, 2006; DIAS, 2009), Postmodern Studies (CORACINI, 2003, SOUSA SANTOS, 2008), Postcolonial And the socio-linguistic context of Mozambique (GONÇALVES, 2010; LOPES, 2004; DIAS, 2009; FIRMINO, 2005; CHIMBUTANE, 2012). In this context, it is a challenge for this research to approach linguistic-discursive aspects of search for regularities in discursive practices that make it difficult to implement a "standardizing" pedagogical practice. Thus, our corpus consists of (discursive) practices related to the teaching and training of teachers in the IFPs - we collect data on linguistic and methodological practices of trainees and trainers inherent to the academic year 2015 in four IFPs in the Zambézia province in Mozambique and of devices that legislate training in these institutions. Therefore, the results allow the occurrence of the positions of the "heterogeneous subject of the illusion of completeness" and the "heterogeneous subject of incompleteness" in the classroom. In turn, such heterogeneity conditioned the conception of other positions of the subject, as is the case of the subjects of "imaginary language", of "belonging; language", "illusion of identity", ""practiced language" and "belonging"", "inclusion and resistance to the exclusion of "practiced language"", "inclusion and resistance to exclusion "Indigenous language and culture"", "invisible" and "difference / insecurity", as well as the conception of "imaginary language-official language", "imaginary language: language of illusion of identity-national language", "fluid language : practiced and belonging; free-spoken language", "fluid language: language of inclusion and resistance to the exclusion of "practiced"" and "fluid language: language of inclusion and resistance to the exclusion of "indigenous""Tasso, Ismara Eliane Vidal de SouzaBarbosa, Pedro Luis NavarroCoito, Roselene de FátimaSilva, Kleber Aparecido daFraga, LetíciaUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em LetrasAntónio, David2022-12-08T21:49:22Z2022-12-08T21:49:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis315 f. : il. (algumas col.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6965porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-08T21:49:22Zoai:localhost:1/6965Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:53.887112Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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