Importância das matas ciliares para proteção das nascentes: uma proposta educacional para o terceiro ano do ensino fundamental : uma proposta educacional para o terceiro ano do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7683 |
Resumo: | Orientador: Profª. Drª. Cristhiane Michiko Passos Okawa |
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Importância das matas ciliares para proteção das nascentes: uma proposta educacional para o terceiro ano do ensino fundamental : uma proposta educacional para o terceiro ano do ensino fundamentalEducação ambiental - Ensino fundamentalSequência didáticaMata ciliar - Piquiri, Rio, Bacia507OutrosCiênciasOrientador: Profª. Drª. Cristhiane Michiko Passos OkawaDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021RESUMO: Atualmente, precisamos olhar para a Educação Ambiental percebendo que ela pode funcionar como ideologia, política estatal e também concepção pedagógica de ensino. Quando, como educadores, olhamos para a Didática, fica evidente que faltam subsídios teóricos e pedagógicos para o trabalho efetivo com a Educação Ambiental, sobretudo nas séries iniciais. O presente estudo parte dessa constatação e assume que é preciso suscitar uma mudança no comportamento dos cidadãos, os quais hoje, como educandos, vivem em uma sociedade na qual o consumo, o excesso de poluentes e as próprias atividades agrícolas e agropecuárias poluem os rios, situação encontrada em Quarto Centenário, município do Oeste do Paraná. Dessa forma, pensando na importância das nascentes, o objetivo do presente trabalho correspondeu à organização e aplicação de um Produto Técnico Educacional: Sequência Didática, voltada para a Educação Básica primária, que conseguisse abordar os fatores que ocasionam o assoreamento de rios e discutir de que maneira a mata ciliar pode mitigar os impactos ambientais. Como metodologia de pesquisa quanti/qualitativa, o estudo partiu da observação empírica da pesquisadora sobre as nascentes da cidade e construiu uma revisão bibliográfica contemplando os temas Educação Ambiental, erosão, nascentes, assoreamento, bacias hidrográficas do Paraná e do Rio Piquiri, mata ciliar e Sequências Didáticas, metodologias complementadas com um estudo de campo constituído de duas pesquisas investigativas: um questionário diagnóstico aplicado junto aos alunos para a observação do conhecimento prévio deles sobre o tema e uma entrevista aos funcionários da EMATER, buscando organizar o panorama inicial das nascentes do município. Tais questionários e a observação empírica das nascentes ajudaram a construir o diagnóstico da problemática ambiental questionada, ou seja, a situação das nascentes no município de Quarto Centenário/PR. A partir dessa realidade, organizou-se uma Sequência Didática com três passos ou momentos pedagógicos com atividades que contemplassem: o diagnóstico da realidade observada, retomando os conceitos envolvidos; a problematização das nascentes, pensando nos processos sociais que causam a degradação e, por fim; a busca por novos conhecimentos ambientais sobre o tema, o levantamento de mecanismos de superação da realidade, trabalhando com a mudança de atitudes. A aplicação do Produto Educacional permitiu, mesmo em situação escolar de aulas remotas em virtude da pandemia de coronavírus, a percepção de que o uso da Sequência Didática se mostrou eficiente, sobretudo por garantir ludicidade, usar a linguagem da faixa etária prevista para os alunos-alvo e contemplar a interdisciplinaridade. Espera-se que o presente Produto Educacional possa servir a outros educadores da Rede Primária, seja na efetivação de suas aulas, seja no fomento a novas e constantes discussões sobre a didatização da Educação Ambiental.ABSTRACT: Currently, we need to look at Environmental Education realizing that it can function as an ideology, state policy and also pedagogical conception of teaching. When, as educators, we look at Didactics, it is evident that theoretical and pedagogical subsidies are lacking for effective work with Environmental Education, especially in the initial grades. This study starts from this observation and assumes that it is necessary to stimulate a change in the behavior of citizens, who today, as students, live in a society in which consumption, excess of pollutants and as their own agricultural and agricultural activities pollute rivers, situation found in Quarto Centenário, municipality of Western Paraná. Thus, thinking about the importance of the springs, the objective of the present work corresponded to the organization and application of an Educational Technical Product: Didactic Sequence, focused on Primary Basic Education, that could address the factors that cause the silting up of rivers and discuss how the riparian forest can mitigate environmental impacts.As a quantitative / qualitative research methodology, the study started from the researcher's empirical observation of the city's springs and built a literature review covering the themes Environmental Education, erosion, springs, silting, Paraná and Piquiri River watersheds, riparian forest and Didactic Sequences, methodologies complemented with a field study consisting of two investigative surveys: a diagnostic questionnaire applied to students to observe their prior knowledge on the subject and an interview with EMATER employees, seeking to organize the initial overview of the sources of the municipality.Such questionnaires and the empirical observation of the springs helped to build the diagnosis of the questioned environmental problem, that is, the situation of the springs in the municipality of Quarto Centenário/ PR. From this reality, a Didactic Sequence was organized with three steps or pedagogical moments with activities that included: the diagnosis of the observed reality, resuming the concepts involved; the problematization of springs, thinking about the social processes that cause degradation and, finally; the search for new environmental knowledge on the subject, the survey of mechanisms to overcome reality, working with changing attitudes. The application of the Educational Product allowed, even in a remote classroom school situation due to the coronavirus pandemic, the perception that the use of the Didactic Sequence proved to be efficient, above all by ensuring playfulness, using the language of the expected age group and contemplating interdisciplinarity. It is hoped that the present Educational Product can serve other educators in the Primary Network, either in the realization of their classes, or in fostering new and constant discussions on the didacticization of Environmental Education.70, 25 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de CiênciasPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)GoioerêCentro de Ciências ExatasOkawa, Cristhiane Michiko Passos, 1970-Fontana, FelipeGasparotto, Francielli, 1981-Rodrigues, Marilice Luzia2024-09-03T19:12:30Z2024-09-03T19:12:30Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Marilice Luzia. Importância das matas ciliares para proteção das nascentes: uma proposta educacional para o terceiro ano do ensino fundamental: uma proposta educacional para o terceiro ano do ensino fundamental. 2021. 70, 25 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Goioerê.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7683info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-09-03T19:23:08Zoai:localhost:1/7683Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-09-03T19:23:08Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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