Avaliação das infraestruturas para pedestres em áreas residenciais/comerciais na cidade de Maringá/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Diego Vieira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7317
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Fernando de Paula Santil
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spelling Avaliação das infraestruturas para pedestres em áreas residenciais/comerciais na cidade de Maringá/PRPlanejamento urbanoMobilidade urbanaInfraestrutura urbanaAcessibilidade UrbanaCaminhabilidade910.1Ciências HumanasGeografiaOrientador: Prof. Dr. Fernando de Paula SantilTese (doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023RESUMO: O caminhar consiste em uma alternativa para a melhoria das relações de mobilidade. No entanto, tem sido renegada como modalidade de transporte e está à margem das políticas públicas. Trata-se de uma modalidade alvo de ações paliativas, cujas abordagens estão condicionadas à compatibilidade com os parâmetros adotados pelo planejamento urbano e de transporte. A partir de tal entendimento, o objetivo geral da pesquisa é avaliar a qualidade das infraestruturas destinadas à circulação de pedestres nas zonas residenciais e comerciais da cidade de Maringá/PR. Especificamente, espera-se entender as particularidades do espaço, no que tange as calçadas, e a sua influência nos deslocamentos a pé, identificar as principais metodologias destinadas ao estudo da Caminhabilidade urbana e os parâmetros de análise e promover a discussão a respeito do deslocamento a pé e a sua importância para a mobilidade e acessibilidade. Para superar os desafios postos, o trabalho adota como ações metodológicas, a adaptação do método ICam 2.0, com a incorporação de fatores ligados à realidade do espaço maringaense, como a presença de elementos ligados a acessibilidade, a qualidade da pavimentação das calçadas, a largura de faixas livres, entre outros. O estudo foi realizado em vias locais, dotadas de atividades residenciais/comerciais, situadas em Zonas Residenciais (ZR). Os resultados apontaram que calçadas presentes em áreas periféricas possuem problemas de continuidade, falta de elementos de acessibilidade, pavimentação degradada e ausência de sombreamento. Assim, conclui-se que o deslocamento a pé não é incorporado ao planejamento da mobilidade como alternativa viável de deslocamento na cidadeABSTRACT|: Walking represents an alternative for improving mobility relationships. However, it has been disregarded as a mode of transportation and is on the sidelines of public policies. It is a mode targeted by palliative actions, whose approaches are conditioned by compatibility with parameters adopted by urban and transportation planning. Based on this understanding, the general objective of the research is to evaluate the quality of infrastructures intended for pedestrian circulation in the residential and commercial areas of the city of Maringá, Brazil. Specifically, it aims to understand the specificities of the space concerning sidewalks and their influence on pedestrian movements, identify the main methodologies for studying urban walkability, and the analysis parameters, and promote discussion about walking and its importance for mobility and Accessibility. To overcome the challenges, the study adopts methodological actions, adapting the ICam 2.0 method, incorporating factors related to the reality of the Maringá space, such as the presence of accessibility elements, sidewalk pavement quality, width of free lanes, among others. The study was conducted on local roads with residential/commercial activities located in Residential Zones (ZR). The results indicated that sidewalks in peripheral areas have continuity problems, lack accessibility elements, degraded pavement, and a lack of shading. Thus, it is concluded that walking is not incorporated into mobility planning as a viable alternative for getting around the city338 f. : il. (algumas col.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de GeografiaPrograma de Pós-Graduação em GeografiaMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesSantil, Fernando Luiz de PaulaEndlich, Angela MariaValques, Igor José BotelhoSilva, Otávio Henrique daValderrama, Berna BruitVercezi, Jaqueline TelmaRamos, Diego Vieira2024-01-22T19:08:40Z2024-01-22T19:08:40Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRAMOS, Diego Vieira. Avaliação das infraestruturas para pedestres em áreas residenciais/comerciais na cidade de Maringá/PR. 2023. 338 f. Tese (doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7317info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-01-22T19:22:09Zoai:localhost:1/7317Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:21.117721Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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