Os saberes especializados dos formadores de professores que ensinam matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diego de Jesus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7534
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Edson José Wartha
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spelling Os saberes especializados dos formadores de professores que ensinam matemáticaProfessores de matemática - FormaçãoFormação de professores - MatemáticaSaberes docentesMatemática - Estudo e ensino510.7Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Edson José WarthaTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo "Identificar os saberes necessários aos professores formadores quando do desenvolvimento de sua prática docente em um curso de licenciatura em matemática". Ao compreender que muito se estuda sobre o professor que ensina matemática e os saberes necessários à sua prática, devem também os professores formadores que formam esses professores conhecer, identificar, mobilizar e estudar acerca dos saberes docentes relativos à sua prática no ensino superior em cursos de licenciatura em matemática. A fim de identificar esses sabres, estabeleceu-se uma pesquisa em três fases e que pode ser definida como sendo de cunho qualitativo do tipo estudo de caso, e teve como instrumentos de coleta de dados: documentos, questionário e entrevista. Na primeira fase, analisou-se o currículo dos formadores que atuam no referido curso de licenciatura por meio da plataforma Lattes. Na segunda, fez-se uma análise das respostas dos formadores a um formulário disponibilizado pelo Google Forms, e na terceira etapa fora realizada uma análise da fala dos formadores concedidas em uma entrevista a partir de uma plataforma de vídeo conferência. Tomando como princípio as propostas apresentadas pela Análise de Conteúdo, com o intuito de analisar os dados coletados, esses dados foram tratados em quatro etapas: a organização, a categorização, a análise e a inferências dos dados. Os resultados encontrados nesta pesquisa foram apresentados por meio de quatro artigos que estão conectados aos quatro objetivos específicos da tese. No primeiro artigo, identificou-se que o curso foi criado em 2006 e surge como fruto de ações de políticas públicas de expansão e interiorização da Universidade Federal de Sergipe. O Curso apresenta um decrescimento nas notas do ENADE, IDD e CPC (2006/2020). Sua estrutura curricular possui 3015 horas centrada nos núcleos: básicos, profissionais, estágios e complementares, sendo os conteúdos básicos como parte principal do currículo. Essa estrutura se identifica com a chamada "quase tricotomia" de Fiorentini e Oliveira. Identificou-se ainda que a maior quantidade dos formadores possui mestrado e doutorado em matemática e entre eles, se apresenta um grupo de formadores com mestrado em matemática e doutorado em educação matemática. Sobre os discentes, concluiu-se que a maioria é egresso de escolas públicas e totalizam, no geral, 781 alunos. A maior concentração desses alunos está entre concluídos. No segundo artigo, após feita as análises de 90 estudos de mestrado e doutorado, percebeu-se que eles se concentram principalmente em teses de doutorado, distribuídas em todas as regiões do país, com ênfase no estado de São Paulo, que concentra a maior quantidade de trabalhos. A PUC-SP destaca-se como a instituição que concentra a maior quantidade de estudos, seguida da UNESP-SP. Identificou-se também que as pesquisas, em sua totalidade, podem ser agrupadas em 6 diferentes temáticas: O Professor Formador de Matemática em Cursos à Distância e/ou Sua Relação Com Tecnologias de Informação e Comunicação; Saberes, Competências e Aprendizagem da Docência; Desenvolvimento Profissional, Práticas de/na Formação Docente e Identidade Docente; O Formador de Professor em cursos de Licenciatura em Matemática; O Formador de Professor e sua Relação com Componentes Curriculares; e O Professor Formador de Matemática em Outros Cursos. Destas temáticas, aquela que possui a maior quantidade de trabalhos é a do "Formador de Professor e sua relação com Componentes Curriculares". No terceiro artigo, apresenta-se a construção de uma base com 11 saberes especializados necessários a todo professor formador que ensina matemática: Saberes Específicos da matemática, Saberes da Ciências da Educação, Saberes Pedagógicos do Conteúdo Matemático, Saberes Experienciais, Saberes Curriculares Matemáticos, Saberes das Práticas de Ensino da Matemática, Saberes do Aluno, Saberes do Eu Formador de Matemática, Saberes da Comunidade Escolar e da Aprendizagem à Docência, Saberes Tecnológicos em Matemática e Saberes Emergentes. No último artigo, identificou-se que em sua maioria, os formadores fizeram graduação na licenciatura em matemática, mestrado e doutorado em matemática. Em relação aos saberes especializados necessários ao formador que atua em um curso de licenciatura em matemática, identificamos que os Saberes Específicos da Matemática, Pedagógicos do Conteúdo Matemático e Experienciais foram os mais presentes na fala dos formadores, enquanto os Saberes Emergentes, Saberes do Eu Formador de Matemática e Saberes Curriculares não foram identificados na fala de nenhum deles. Por fim, identificou-se que os formadores que possuem mestrado em matemática e doutorado em educação matemática compõem o grupo que mais mobilizou saberes em suas falas. Deseja-se por meio destes estudos que mais pesquisas sobre o formador que ensina matemática venham a acontecer e que a curto e médio prazo, tomadas de decisões aconteçam nas universidades de modo que nos departamentos que ofereçam licenciatura em matemática bem como em programas de pós- graduação onde se formam os formadores possam debater sobre a aprendizagem da docência desse grupo seleto de professores. A médio-longo prazo, deseja-se que se estabeleçam políticas públicas de formação mínima para o formador, além daquelas exigidas atualmente, para que futuros formadores tenham condições de mobilizar mais saberes no ato de formar novos professores, e como possibilidade de resultado, a presença de professores de matemática com maior capacidade de mobilização de saberes na sua atuação na educação básica. Por fim, propõe-se que outras pesquisas de mestrado e doutorado sejam realizadas, tendo como objetivo a aprendizagem da docência dos formadores de matemática inseridos em comunidades de prática, buscando identificar como espaços como esses podem contribuir para a formação-reflexão-ação dos formadoresABSTRACT: This research has as its objective to "identify the knowledges necessary for the teacher trainersin the development of their teaching practices in a mathematics graduation course". Realizing that much is studied about the mathematics teacher and the set of knowledge needed from them, the teachers who train these educators should also be the focus of studies that aims to know, identify, mobilize and research about the teaching knowledges related to their practices in high education in mathematics graduation courses. In order to understand these knowledges, a research was set in three steps, that could be defined with a qualitative nature of the case study type that have as its data gathering tools: documents, questionnaires and interviews. At the first step, the academic curriculum of the professors who act at the referred graduation course were analyzed via Lattes platform. In the second step an analysis was performed on the answers given to a form available via Google Forms, and in the third step an analysis was performed on the interviewed teachers' speech. Taking the principles of Content Analysis in consideration, in order to analyze the gathered material, this data was processed in four steps: organization, categorization, analysis and data inference. The results found in this research was presented by four articles that are connected to the four specific objectives of this thesis. In the first article, it was identified that the course was found in 2006 and emerges from public policies of expansion and interiorization of the Federal University of Sergipe. The course presents a decreasing in ENAD, IDD and CPC (2006/2020) ratings. Its curricular structure has 3015 hours shared between the basic, professional, internships and complementary cores, being the basic contents the main part of the curriculum. This structure is identified as the so-called "Fiorentini and Oliveira's quasi trichotomy". It was also identified that the higher number of trainers have master and doctorate degrees in mathematics and among them, a group of trainers with master in mathematics and doctorate in mathematical education. About the students, we could conclude that most of them come from public schools, totalizing 781 students. The larger concentration of these students is among graduates. In the second article, after analyzing 90 master and doctorate studies, it was noticed that they are centered mostly in doctorate theses, sorted along all regions over the country, with emphasis on the state of São Paulo, which concentrates most of the works. PUC-SP stands out as the institution that concentrates the largest number of studies, followed by UNESP-SP. It was also identified that the researches, in their totality, could be grouped in 6 different themes: The Mathematics Teacher Trainer in Distance Learning Courses and/or its Relation with Information and Communication Technologies; Teaching Knowledges, Skills and Learnings; Professional Development, Formative Teaching Practices and Teaching Identity; The Teacher Trainer in Mathematics Graduation Courses; The Teacher Trainer and its relation with the Curricular Components; and The Mathematics Teacher Trainer in Other Courses. Among these themes, the ones with a larger amount of works are the "Trainer of Teachers and Their Relation With Curricular Components". In the third article, a basis of 11 specialized knowledges necessary for every teacher trainer who teach mathematics is presented: Specific Mathematical Knowledge, Science Education Knowledge, Mathematical Content Pedagogical Knowledge, Experiential Knowledge, Mathematical Curricular Knowledge, Mathematical Teaching Practices Knowledge, Students Knowledge, Mathematics Professor Self Knowledge, Knowledge of the Schooling Community and Teaching Apprenticeship, Technological Knowledge in Mathematics and Emergent Knowledge. Its findings identified mostly, the trainers graduated in mathematics, with master and doctorate degrees in mathematics as well. Regarding the specialized knowledge necessary to the trainer who act in a mathematics graduation course, we have found that Specific Mathematical Knowledge, Experiential and Pedagogical Mathematical Contents were perceived the most in the teachers' speech, whilst the Emergent Knowledge and Curricular Knowledge were not identified in any speech at all. Lastly, we have found that the trainers who have master in mathematics and doctorate in mathematical education compose the group that mobilized more knowledge in their speech. It is aimed by the means of this study that more researches about the teacher trainer who teach mathematics would come to happen and that, from the short to medium term, decision making could happen in the universities in a way that the departments that offer mathematics graduation as well as the post-graduation programs where the trainers are formed could be able to open and widely debate the teaching apprenticeship of this group of teachers. From short to medium term, it is hoped to set minimum formative public policies to the trainers, beyond those demanded nowadays, so that the future teacher trainers would be able to mobilize more knowledges in the act of training new teachers with the possibility of new and improved results, the presence of mathematics teachers with advanced mobilization skills in their acting on basic education. Lastly, it is proposed that other master and doctorate researches could be performed aiming the teaching leanings of mathematics teachers inserted in practice communities, aiming to identify how spaces like those could contribute to their formation- reflection-action.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasWartha, Edson JoséSouza, Denize da SilvaCavalcanti, José Dilson BeserraKiouranis, Neide Maria MichellanKato, Lílian AkemiFerreira, Diego de Jesus2024-05-08T15:02:09Z2024-05-08T15:02:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERREIRA, Diego de Jesus. Os saberes especializados dos formadores de professores que ensinam matemática. 2021. 294 f. 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