Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia : articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro Augusto Mazini dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5933
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Carlos de Proença
id UEM-10_c8951422796377c6d2ba3ea2760e2140
oai_identifier_str oai:localhost:1/5933
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia : articulação entre linguagem matemática, geometria e língua maternaEducação matemáticaProfessorLinguagem geométricaLíngua materna510.7Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Marcelo Carlos de ProençaDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo investigar que elementos dos saberes docentes são colocados em ação na prática pedagógica quando o professor formador articula linguagem matemática e língua materna no ensino de Geometria em uma disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática em um curso de Pedagogia. Apresenta como objetivos específicos: a) analisar a organização dos conteúdos de Geometria a serem trabalhados nas aulas; b) analisar a forma que a Linguagem Matemática é utilizada nas aulas ao abordar o conteúdo e o ensino de Geometria; c) analisar a relação que a professora formadora (PF) estabelece entre a linguagem matemática e a língua materna ao abordar o conteúdo de Geometria. Para tanto, sua metodologia circunscreve-se no âmbito de pesquisa qualitativa, realizando um estudo de caso do tipo instrumental, o qual, busca compreender o como e o porquê determinado fenômeno ocorre em sala de aula. Utiliza como estratégias para a coleta de informações, diferentes fontes, tais como: entrevistas semiestruturadas, notas de campo, gravação em áudio, planos de ensino, proposta pedagógica do curso de Pedagogia. Analisa os dados, organizando-os na forma de episódios, os quais foram subdivididos utilizando os fundamentos da Análise de Conteúdo de Bardin. Entre os principais resultados obtidos, constata que ao mobilizar os saberes docentes em suas aulas, mesmo diante do compromisso por ela apresentado quanto à formação de seus alunos, a professora formadora, ao apresentar os conteúdos correlatos à Geometria demonstrou fragilidades quanto ao conhecimento específico da Matemática, condição que interferiu nas escolhas de proposições metodológicas para o ensino de Geometria com as futuras pedagogas, e, na articulação contextual entre linguagem matemática e a língua materna, necessárias à formação de uma cultura geométrica. Conclui que a ausência de uma formação específica para a PF no campo do conteúdo matemático interferiu nas proposições metodológicas por ela ministradas em um curso de Pedagogia.ABSTRACT: This research aims to examine what elements of the teaching knowledge are put into action in the pedagogical practice when a teacher educator articulates mathematical language and mother tongue in the geometry teaching into a discipline of Mathematics Teaching Methodology in a Pedagogy degree course. The specific objectives are: a) to analyze how the Geometry contents are organized in order to be developed in the classes; b) to analyze how the Mathematical Language is taken in classes when addressing the content and Geometry teaching; c) to analyze the relationship between the Mathematical Language and the mother tongue established by the teacher educator when addressing the content of Geometry. Therefore, the research was designed using a qualitative methodology, leaded as an instrumental case study, which seeks to understand how and why a certain phenomenon occurs in the classroom. Different sources were taken as strategies for collecting information, such as: semi-structured interviews, field notes, audio recording, teaching plans, pedagogical proposal for the Pedagogy degree course. The data were organized in episodes in order to be analyzed. They were subdivided based on the fundamentals of Bardin's Content Analysis. Among the main results obtained, the results point to the fact that when mobilizing the teaching knowledge in her classes, despite the commitment she showed regarding the training of her students, the professor was not always sure about the specific disciplinary knowledge of mathematics, a condition that hindered the presentation of the contents and methodologies to be used for teaching Geometry with the teachers to be, as well as the articulation between mathematical language and mother tongue, necessary for the formation of a geometric culture. As conclusion, it was noticed that the absence of a specific formation for the teacher education about the mathematical content interfered in their methodological propositions taught in a Pedagogy degree course by the regent teacher.90 f. : il. color., figs.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasProença, Marcelo Carlos deValente, Wagner Rodrigues, 1954-Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-Santos, Pedro Augusto Mazini dos2020-10-20T12:10:11Z2020-10-20T12:10:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Pedro Augusto Mazini dos. Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia: articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna. 2020. 90 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5933info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-10-20T12:14:52Zoai:localhost:1/5933Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:59.678595Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia : articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna
title Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia : articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna
spellingShingle Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia : articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna
Santos, Pedro Augusto Mazini dos
Educação matemática
Professor
Linguagem geométrica
Língua materna
510.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia : articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna
title_full Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia : articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna
title_fullStr Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia : articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna
title_full_unstemmed Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia : articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna
title_sort Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia : articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna
author Santos, Pedro Augusto Mazini dos
author_facet Santos, Pedro Augusto Mazini dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Proença, Marcelo Carlos de
Valente, Wagner Rodrigues, 1954-
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pedro Augusto Mazini dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Professor
Linguagem geométrica
Língua materna
510.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Educação matemática
Professor
Linguagem geométrica
Língua materna
510.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Marcelo Carlos de Proença
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-20T12:10:11Z
2020-10-20T12:10:11Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Pedro Augusto Mazini dos. Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia: articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna. 2020. 90 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5933
identifier_str_mv SANTOS, Pedro Augusto Mazini dos. Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia: articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna. 2020. 90 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841433297027072