Ambientalização curricular do curso de ciências biológicas em uma universidade estadual do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Ana Rute Amadeu
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6008
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Ana Tiyomi Obara
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spelling Ambientalização curricular do curso de ciências biológicas em uma universidade estadual do ParanáAmbientalizaçãoEnsino superiorCiências Biológicas - Curriculo507Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientadora: Profª. Drª. Ana Tiyomi ObaraTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: No Brasil, a preocupação com a questão ambiental foi incorporada gradativamente às reflexões e políticas educacionais tanto no ensino básico como na educação superior, numa perspectiva de inserção da temática ambiental nos currículos oficiais. Neste contexto, considerando relevância da inserção da dimensão ambiental no Ensino Superior, processo denominado "ambientalização curricular", a presente pesquisa teve como objetivo principal investigar como a Educação Ambiental tem sido abordada no currículo do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade Estadual do Paraná ao longo do tempo, bem como identificar qual a visão de docentes e formandos do curso sobre o processo de ambientalização. A pesquisa qualitativa pautou-se na análise documental dos componentes curriculares do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), especificamente das ementas e dos objetivos, em 3 momentos de reforma curricular – 2006, 2011 e 2020, com base nos critérios de ambientalização da Rede de Ambientalização curricular do Ensino Superior (ACES) e, em paralelo, na aplicação de questionários aos cinco docentes do Núcleo Docente Estruturante (NDE), uma coordenadora de curso e 45 estudantes do último ano do curso de Ciências Biológicas. A análise da matriz curricular permitiu identificar a inserção da temática ambiental, considerando os três momentos de reforma curricular, num gradiente crescente de ambientalização. A análise do conteúdo dos questionários revelou que há percepção entre os participantes da pesquisa sobre a importância, os limites e os desafios da ambientalização no curso de Ciências Biológicas. Espera-se que a presente pesquisa possa contribuir e incentivar o desenvolvimento de novos estudos na perspectiva de identificar o nível de ambientalização curricular, considerando o compromisso do curso com a formação plena dos estudantes pautada não somente em conceitos e procedimentos, mas também na construção de uma nova racionalidade ambiental, comprometida com os pressupostos da Educação Ambiental.ABSTRACT: In Brazil, the concern with the environmental issue was gradually incorporated into reflections and educational policies both in basic education and in higher education, in a perspective of including Environmental Education in the official curricula. In this context, considering the relevance of the insertion of the environmental dimension in Higher Education, a process called "curricular environmentalization", the present research had as main objective to investigate how Environmental Education has been approached in the curriculum of the Bio-Sciences course. logic of a State University of Paraná, over time, as well as identifying the view of teachers and trainees of the course on the process of environmentalization in the course. The methodological path was based on the documentary analysis of the curricular components of the Pedagogical Course Project (PPC), specifically the menus and objectives, in 3 moments of curricular reform - 2006, 20011 and 2020, based on the criteria of environmentalization. of the ACES Network and, in parallel, in the application of questionnaires to the teachers of the Structural Teaching Nucleus (NDE), course coordinator and students of the last year, from both qualifications (undergraduate, bachelor's and bachelor's / bachelor's). The analysis of the curriculum matrix allowed to identify the insertion of the environmental theme, considering the three moments of curriculum reform, in an increasing gradient of environmentalization. The analysis of the content of the questionnaires revealed that there is perception among the research participants about the importance, limits and challenges of environmentalization in the Biological Sciences course. It is hoped that this research can contribute and encourage the development of new studies in order to identify the level of curricular environmentalization, considering the course's commitment to the full training of students based not only on concepts and procedures, but also on construction of a new environmental rationality, committed to the assumptions of Environmental Education.141 f. : il. color., figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de CiênciasPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasObara, Ana TiyomiRiva, Poliana Barbosa daKovalski, Mara LucianeKiouranis, Neide Maria MichellanOliveira, André Luis deSantana, Ana Rute Amadeu2020-12-07T12:19:39Z2020-12-07T12:19:39Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTANA, Ana Rute Amadeu. Ambientalização curricular do curso de ciências biológicas em uma universidade estadual do Paraná. 2020. 141 f. 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