Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação : uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Rozély Xavier
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5761
Resumo: Orientador: Profª. Drª. Lilian Akemi Kato
id UEM-10_4c11d078636584fa2f8e2bb4add334c6
oai_identifier_str oai:localhost:1/5761
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação : uma investigação sobre os conceitos de área e perímetroEducação matemáticaTeoria dos campos conceituaisEscola do campo510.7Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Profª. Drª. Lilian Akemi KatoDissertação (mestrado em Educação para as Ciências e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2017RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 6º ao 9º anos, do Ensino Fundamental, de uma escola Pública e do Campo, no interior do Estado do Paraná, envolvendo os conceitos de área e perímetro, à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Esta pesquisa objetivou identificar como teoremas em ação falsos, já identificados em pesquisas anteriores, manifestam-se nas respostas dos sujeitos, em questões contextualizadas e em um projeto de Modelagem Matemática, a respeito dos conceitos de área e de perímetro. A revisão bibliográfica sobre o tema em epígrafe, conduziu-nos ao estudo de duas produções brasileiras, uma dissertação e uma tese, das quais abordavam os conceitos de área e de perímetro, apontando alguns teoremas em ação falsos, relacionados a esses conceitos. A partir desse estudo, elaboramos um agrupamento desses teoremas em ação falsos, que serviu de base para a elaboração de um teste diagnóstico, no qual foi aplicado aos alunos participantes de nossa pesquisa, assim como para a elaboração das questões contextualizadas. Por fim, propomos a realização de um projeto de Modelagem Matemática para a pintura do muro da escola. Os resultados obtidos indicaram que, nas questões contextualizadas e propostas para serem resolvidas no papel, os alunos também apresentaram teoremas em ação falsos, conforme apontados na literatura, no entanto, durante a realização do projeto de Modelagem Matemática, envolvendo o problema da pintura do muro da escola, não identificamos, nas ações dos alunos, a manifestação desses teoremasABSTRACT: This paper presents the results of a survey conducted with students from the 6th to the 9th year of elementary school to a public school and, in the interior of the State of Paraná, involving the concepts of perimeter and area, in the light of the theory of Conceptual Fields. This research aimed to identify as theorems in false action, already identified in previous research, manifest themselves in the responses of subjects in contextualized and issues in a project of mathematical modeling, regarding the concepts of area and perimeter. The literature review on the theme above, led us to the study of two Brazilian productions, a dissertation and a thesis that addressed the concepts of area and perimeter, pointing some theorems in fake action related to these concepts. From this study, we developed a group of these theorems in action false which formed the basis for the elaboration of a diagnostic test that was applied to students participating in our research. Finally, we propose the implementation of a project of mathematical modeling about painting the wall of the school. The results obtained indicated that contextualized issues and proposals to be resolved on paper the students also presented the theorem in action, however, while conducting a mathematical modelling project, involving the problem of painting the wall of the school, it was possible to identify, in the actions of the students, understanding that point to destabilization of these theorems119 f. : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasKato, Lilian AkemiRezende, VeridianaGomes, Luciano CarvalhaisRosa, Rozély Xavier2020-09-16T17:43:25Z2020-09-16T17:43:25Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Rozély Xavier. Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação: uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro. 2017. 119 f. Dissertação (mestrado em Educação para as Ciências e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5761info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-09-16T17:48:13Zoai:localhost:1/5761Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:55.599372Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação : uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro
title Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação : uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro
spellingShingle Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação : uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro
Rosa, Rozély Xavier
Educação matemática
Teoria dos campos conceituais
Escola do campo
510.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação : uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro
title_full Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação : uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro
title_fullStr Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação : uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro
title_full_unstemmed Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação : uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro
title_sort Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação : uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro
author Rosa, Rozély Xavier
author_facet Rosa, Rozély Xavier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kato, Lilian Akemi
Rezende, Veridiana
Gomes, Luciano Carvalhais
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Rozély Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Teoria dos campos conceituais
Escola do campo
510.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Educação matemática
Teoria dos campos conceituais
Escola do campo
510.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Profª. Drª. Lilian Akemi Kato
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-09-16T17:43:25Z
2020-09-16T17:43:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Rozély Xavier. Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação: uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro. 2017. 119 f. Dissertação (mestrado em Educação para as Ciências e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5761
identifier_str_mv ROSA, Rozély Xavier. Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação: uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro. 2017. 119 f. Dissertação (mestrado em Educação para as Ciências e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258635022696448