Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4422 |
Resumo: | The main purpose of this research was a critical analysis of alternative concepts about force and movement shown by Superinterressante´s magazine, already highlighted on previous researches, based on analysis methodology procedures proposed by Bardin. Founded theory analysis, it was shown a shortly history of science, beginning on Aristóteles´s Natural Movement until Newton´s Laws. Following, it was done comparison between conceptions shown on researches about this topic with the one shown by Aristóteles and Newton. Considered this bibliography revision, we concluded that student conceptions about force and movement are presented on magazine. It was observed some mistakes and imprecision on scientific concept, mainly, force and energy; inadequate definition about physical laws and others. These evidences request from educators some special cautions on your utilization as a didactic instrument. We finish with some recommendations about application of scientific magazines on science subjects. |
id |
UEM-10_598e5f1ed02714b426bb1f22cacd2e58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4422 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científicaRevista SuperinteressanteAnálise de conteúdoDivulgação científicaEnsino de FísicaForça e movimentoConcepções alternativasBrasilAlternative conceptsForce and movementContent analysisScientific divulgationPhysics teachyBrazilCiências Exatas e da TerraMatemáticaThe main purpose of this research was a critical analysis of alternative concepts about force and movement shown by Superinterressante´s magazine, already highlighted on previous researches, based on analysis methodology procedures proposed by Bardin. Founded theory analysis, it was shown a shortly history of science, beginning on Aristóteles´s Natural Movement until Newton´s Laws. Following, it was done comparison between conceptions shown on researches about this topic with the one shown by Aristóteles and Newton. Considered this bibliography revision, we concluded that student conceptions about force and movement are presented on magazine. It was observed some mistakes and imprecision on scientific concept, mainly, force and energy; inadequate definition about physical laws and others. These evidences request from educators some special cautions on your utilization as a didactic instrument. We finish with some recommendations about application of scientific magazines on science subjects.O objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise crítica das concepções alternativas sobre força e movimento na revista Superinteressante, já apontadas em pesquisas anteriores, subsidiada pelos procedimentos metodológicos da análise de conteúdo propostos por Bardin. Para embasar a análise teórica, fizemos um breve histórico sobre o tema, abrangendo desde a teoria dos movimentos naturais de Aristóteles até as três leis de Newton. Em seguida, fizemos uma comparação das concepções encontradas em várias pesquisas sobre este tema com as destes pensadores. Guiados por esta revisão bibliográfica, concluímos que muitas das concepções dos estudantes sobre força e movimento estão presentes na revista, mas com uma percentagem menor em relação as encontradas nestas pesquisas. Observamos, também, vários erros conceituais; imprecisão na utilização de conceitos científicos, principalmente, força e energia; definições de leis físicas de forma inadequadas; entre outros equívocos na revista. O que exige dos educadores interessados na aprendizagem significativa dos seus alunos, cuidados especiais em sua utilização como um meio didático. Para auxiliar o professor nesta tarefa, finalizamos o trabalho apresentando alguns exemplos de uso de revistas de divulgação científica em sala de aula.127 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de MatemáticaUEMMaringáCentro de Ciências ExatasPolônia Altoé FusinatoMarcos Cesar Danhoni Neves [Co-orientador] - UEMRoberto Nardi - UNESPGomes, Luciano Carvalhais2018-04-23T19:21:43Z2018-04-23T19:21:43Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-23T19:21:43Zoai:localhost:1/4422Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:35.231221Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica |
title |
Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica |
spellingShingle |
Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica Gomes, Luciano Carvalhais Revista Superinteressante Análise de conteúdo Divulgação científica Ensino de Física Força e movimento Concepções alternativas Brasil Alternative concepts Force and movement Content analysis Scientific divulgation Physics teachy Brazil Ciências Exatas e da Terra Matemática |
title_short |
Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica |
title_full |
Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica |
title_fullStr |
Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica |
title_full_unstemmed |
Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica |
title_sort |
Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica |
author |
Gomes, Luciano Carvalhais |
author_facet |
Gomes, Luciano Carvalhais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Polônia Altoé Fusinato Marcos Cesar Danhoni Neves [Co-orientador] - UEM Roberto Nardi - UNESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Luciano Carvalhais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revista Superinteressante Análise de conteúdo Divulgação científica Ensino de Física Força e movimento Concepções alternativas Brasil Alternative concepts Force and movement Content analysis Scientific divulgation Physics teachy Brazil Ciências Exatas e da Terra Matemática |
topic |
Revista Superinteressante Análise de conteúdo Divulgação científica Ensino de Física Força e movimento Concepções alternativas Brasil Alternative concepts Force and movement Content analysis Scientific divulgation Physics teachy Brazil Ciências Exatas e da Terra Matemática |
description |
The main purpose of this research was a critical analysis of alternative concepts about force and movement shown by Superinterressante´s magazine, already highlighted on previous researches, based on analysis methodology procedures proposed by Bardin. Founded theory analysis, it was shown a shortly history of science, beginning on Aristóteles´s Natural Movement until Newton´s Laws. Following, it was done comparison between conceptions shown on researches about this topic with the one shown by Aristóteles and Newton. Considered this bibliography revision, we concluded that student conceptions about force and movement are presented on magazine. It was observed some mistakes and imprecision on scientific concept, mainly, force and energy; inadequate definition about physical laws and others. These evidences request from educators some special cautions on your utilization as a didactic instrument. We finish with some recommendations about application of scientific magazines on science subjects. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2018-04-23T19:21:43Z 2018-04-23T19:21:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4422 |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática UEM Maringá Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática UEM Maringá Centro de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801841418081140736 |