Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luciano Carvalhais
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4422
Resumo: The main purpose of this research was a critical analysis of alternative concepts about force and movement shown by Superinterressante´s magazine, already highlighted on previous researches, based on analysis methodology procedures proposed by Bardin. Founded theory analysis, it was shown a shortly history of science, beginning on Aristóteles´s Natural Movement until Newton´s Laws. Following, it was done comparison between conceptions shown on researches about this topic with the one shown by Aristóteles and Newton. Considered this bibliography revision, we concluded that student conceptions about force and movement are presented on magazine. It was observed some mistakes and imprecision on scientific concept, mainly, force and energy; inadequate definition about physical laws and others. These evidences request from educators some special cautions on your utilization as a didactic instrument. We finish with some recommendations about application of scientific magazines on science subjects.
id UEM-10_598e5f1ed02714b426bb1f22cacd2e58
oai_identifier_str oai:localhost:1/4422
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científicaRevista SuperinteressanteAnálise de conteúdoDivulgação científicaEnsino de FísicaForça e movimentoConcepções alternativasBrasilAlternative conceptsForce and movementContent analysisScientific divulgationPhysics teachyBrazilCiências Exatas e da TerraMatemáticaThe main purpose of this research was a critical analysis of alternative concepts about force and movement shown by Superinterressante´s magazine, already highlighted on previous researches, based on analysis methodology procedures proposed by Bardin. Founded theory analysis, it was shown a shortly history of science, beginning on Aristóteles´s Natural Movement until Newton´s Laws. Following, it was done comparison between conceptions shown on researches about this topic with the one shown by Aristóteles and Newton. Considered this bibliography revision, we concluded that student conceptions about force and movement are presented on magazine. It was observed some mistakes and imprecision on scientific concept, mainly, force and energy; inadequate definition about physical laws and others. These evidences request from educators some special cautions on your utilization as a didactic instrument. We finish with some recommendations about application of scientific magazines on science subjects.O objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise crítica das concepções alternativas sobre força e movimento na revista Superinteressante, já apontadas em pesquisas anteriores, subsidiada pelos procedimentos metodológicos da análise de conteúdo propostos por Bardin. Para embasar a análise teórica, fizemos um breve histórico sobre o tema, abrangendo desde a teoria dos movimentos naturais de Aristóteles até as três leis de Newton. Em seguida, fizemos uma comparação das concepções encontradas em várias pesquisas sobre este tema com as destes pensadores. Guiados por esta revisão bibliográfica, concluímos que muitas das concepções dos estudantes sobre força e movimento estão presentes na revista, mas com uma percentagem menor em relação as encontradas nestas pesquisas. Observamos, também, vários erros conceituais; imprecisão na utilização de conceitos científicos, principalmente, força e energia; definições de leis físicas de forma inadequadas; entre outros equívocos na revista. O que exige dos educadores interessados na aprendizagem significativa dos seus alunos, cuidados especiais em sua utilização como um meio didático. Para auxiliar o professor nesta tarefa, finalizamos o trabalho apresentando alguns exemplos de uso de revistas de divulgação científica em sala de aula.127 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de MatemáticaUEMMaringáCentro de Ciências ExatasPolônia Altoé FusinatoMarcos Cesar Danhoni Neves [Co-orientador] - UEMRoberto Nardi - UNESPGomes, Luciano Carvalhais2018-04-23T19:21:43Z2018-04-23T19:21:43Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-23T19:21:43Zoai:localhost:1/4422Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:35.231221Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica
title Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica
spellingShingle Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica
Gomes, Luciano Carvalhais
Revista Superinteressante
Análise de conteúdo
Divulgação científica
Ensino de Física
Força e movimento
Concepções alternativas
Brasil
Alternative concepts
Force and movement
Content analysis
Scientific divulgation
Physics teachy
Brazil
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica
title_full Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica
title_fullStr Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica
title_full_unstemmed Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica
title_sort Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica
author Gomes, Luciano Carvalhais
author_facet Gomes, Luciano Carvalhais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Polônia Altoé Fusinato
Marcos Cesar Danhoni Neves [Co-orientador] - UEM
Roberto Nardi - UNESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Luciano Carvalhais
dc.subject.por.fl_str_mv Revista Superinteressante
Análise de conteúdo
Divulgação científica
Ensino de Física
Força e movimento
Concepções alternativas
Brasil
Alternative concepts
Force and movement
Content analysis
Scientific divulgation
Physics teachy
Brazil
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Revista Superinteressante
Análise de conteúdo
Divulgação científica
Ensino de Física
Força e movimento
Concepções alternativas
Brasil
Alternative concepts
Force and movement
Content analysis
Scientific divulgation
Physics teachy
Brazil
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description The main purpose of this research was a critical analysis of alternative concepts about force and movement shown by Superinterressante´s magazine, already highlighted on previous researches, based on analysis methodology procedures proposed by Bardin. Founded theory analysis, it was shown a shortly history of science, beginning on Aristóteles´s Natural Movement until Newton´s Laws. Following, it was done comparison between conceptions shown on researches about this topic with the one shown by Aristóteles and Newton. Considered this bibliography revision, we concluded that student conceptions about force and movement are presented on magazine. It was observed some mistakes and imprecision on scientific concept, mainly, force and energy; inadequate definition about physical laws and others. These evidences request from educators some special cautions on your utilization as a didactic instrument. We finish with some recommendations about application of scientific magazines on science subjects.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2018-04-23T19:21:43Z
2018-04-23T19:21:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4422
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841418081140736