Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Luciano Carvalhais
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fusinato,Polônia Altoé, Neves,Marcos César Danhoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200005
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise crítica das concepções alternativas sobre força e movimento na revista Superinteressante. Para embasar essa análise, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o tema, abrangendo desde a teoria dos movimentos naturais de Aristóteles até as três leis de Newton. Em seguida, fizemos uma comparação das concepções encontradas em várias pesquisas sobre esse assunto com as desses pensadores. Guiados por essa revisão bibliográfica, concluímos que muitas das concepções dos estudantes sobre força e movimento estão presentes na revista, mas em percentagem menor, comparadas com as encontradas nessas pesquisas. O que exige, dos educadores interessados na aprendizagem significativa dos seus alunos, cuidados especiais em sua utilização como um recurso didático.
id UNESP-22_d873af2f38c5897fc7e2fa74ca4fb467
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000200005
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científicaEnsino de FísicaConcepções alternativasForça e movimentoAnálise de conteúdoDivulgação científicaO objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise crítica das concepções alternativas sobre força e movimento na revista Superinteressante. Para embasar essa análise, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o tema, abrangendo desde a teoria dos movimentos naturais de Aristóteles até as três leis de Newton. Em seguida, fizemos uma comparação das concepções encontradas em várias pesquisas sobre esse assunto com as desses pensadores. Guiados por essa revisão bibliográfica, concluímos que muitas das concepções dos estudantes sobre força e movimento estão presentes na revista, mas em percentagem menor, comparadas com as encontradas nessas pesquisas. O que exige, dos educadores interessados na aprendizagem significativa dos seus alunos, cuidados especiais em sua utilização como um recurso didático.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200005Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000200005info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Luciano CarvalhaisFusinato,Polônia AltoéNeves,Marcos César Danhonipor2010-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000200005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:37.664256Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica
title Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica
spellingShingle Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica
Gomes,Luciano Carvalhais
Ensino de Física
Concepções alternativas
Força e movimento
Análise de conteúdo
Divulgação científica
title_short Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica
title_full Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica
title_fullStr Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica
title_full_unstemmed Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica
title_sort Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica
author Gomes,Luciano Carvalhais
author_facet Gomes,Luciano Carvalhais
Fusinato,Polônia Altoé
Neves,Marcos César Danhoni
author_role author
author2 Fusinato,Polônia Altoé
Neves,Marcos César Danhoni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Luciano Carvalhais
Fusinato,Polônia Altoé
Neves,Marcos César Danhoni
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Concepções alternativas
Força e movimento
Análise de conteúdo
Divulgação científica
topic Ensino de Física
Concepções alternativas
Força e movimento
Análise de conteúdo
Divulgação científica
description O objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise crítica das concepções alternativas sobre força e movimento na revista Superinteressante. Para embasar essa análise, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o tema, abrangendo desde a teoria dos movimentos naturais de Aristóteles até as três leis de Newton. Em seguida, fizemos uma comparação das concepções encontradas em várias pesquisas sobre esse assunto com as desses pensadores. Guiados por essa revisão bibliográfica, concluímos que muitas das concepções dos estudantes sobre força e movimento estão presentes na revista, mas em percentagem menor, comparadas com as encontradas nessas pesquisas. O que exige, dos educadores interessados na aprendizagem significativa dos seus alunos, cuidados especiais em sua utilização como um recurso didático.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956121833472