"Abordando" as abordagens : uma análise sobre as especificidades da educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Badaró, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6310
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Juliano de Souza
id UEM-10_5b4d4c0c6cf2824cec59693ee28e4cfa
oai_identifier_str oai:localhost:1/6310
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling "Abordando" as abordagens : uma análise sobre as especificidades da educação física escolarTeoria da modernização reflexivaEducação física escolarAbordagem pedagógicaEducação física reflexiva796.071Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientador: Prof. Dr. Juliano de SouzaDissertaçao (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as abordagens pedagógicas da Educação Física (EF) propondo e desenvolvendo um modelo de análise que consiga estabelecer relações com as possíveis especificidades da área enquanto disciplina escolar. Em relação aos objetivos específicos, buscamos explorar o debate instaurado sobre as classificações ou categorizações acerca das mesmas, ou uma espécie de mapeamento dos estudos que estão alinhados à temática. A hipótese inicial é a de que as abordagens pedagógicas diferem entre si daquilo que defendem como especificidades ou atribuições da disciplina no contexto escolar. Em termos metodológicos, a pesquisa configura-se como teórico-qualitativa, visando, sobretudo, explorar a temática em discussão. Para tanto, utilizou-se em predominância o método bibliográfico através da seleção de diversos materiais de pesquisa, dentre os quais se encontram teses, dissertações, artigos, diretrizes legais, legislação, cadernos temáticos e livros/capítulos de livros. Para as análises decorrentes, puderam ser selecionados três aportes teóricos distintos: o programa de pesquisa Educação Física Reflexiva, o modelo bourdieusiano de campo, além da Teoria da Modernização Reflexiva. Já em relação à estrutura da pesquisa, esta se dividiu em três capítulos. No primeiro foi realizada uma revisão exploratória que buscará responder em qual estágio se encontram as discussões que analisam as formulações e os aspectos teóricos das abordagens. No segundo foram expostos os pressupostos epistemológicos e teóricos do programa de pesquisa EF Reflexiva e da Teoria da Modernização Reflexiva, sendo esta uma seção para apresentar o referencial ou base teórica da presente pesquisa. Por fim, no terceiro capítulo, houvera as investigações sobre como as abordagens discorrem sobre as especificidades da EF escolar em paralelo aos pressupostos metateóricos do programa de pesquisa da EF Reflexiva. Nesse sentido, desenvolvemos um critério de demarcação que as dividem em teorias positivas, normativas e pragmáticas. Em conclusão, defende-se a tese de que as abordagens, ao segmentarem em demasia os "o quês", "por quês" e "comos" do se-movimentar, acabam não conseguindo contemplar ou abranger o escopo de conhecimento que se deriva da EF. Assim, a área ainda carece de uma teoria pedagógica ampla que consiga mobilizar, de maneira aberta, os diferentes aspectos e dimensões que envolvem o se-movimentarABSTRACT: This research aimed to investigate the pedagogical approaches of Physical Education (PE) proposing and developing an analysis model capable of establish relationships with the possible specificities of the area as a school subject. In relation to the specific objectives, an attempt will be made to explore the debate established on classifications or categorizations about them, or a kind of mapping of studies that are aligned with the theme. The initial hypothesis is that pedagogical approaches differ from what they advocate as specificities or attributions of the discipline in the school context. In terms methodological aspects, the research is configured as theoretical-qualitative, aiming, above all, to explore the topic under discussion. For this purpose, the predominant bibliographic method through the selection of various research materials, among which are theses, dissertations, articles, legal guidelines, legislation, thematic notebooks and books/book chapters. For the analyzes resulting, three distinct theoretical contributions could be selected: the Reflective Physical Education research, the bourdieusian field model, in addition to Theory of Reflective Modernization. Regarding the research structure, it will divide into three chapters. In the first, an exploratory review will be carried out will seek to answer at what stage are the discussions that analyze the formulations and theoretical aspects of the approaches. In the second, the epistemological and theoretical assumptions of the PE Reflective research program and Reflective Modernization Theory, this being a section to present the referential or theoretical basis of the present research. Finally, in the third chapter, there will be investigations on how the approaches talk about the specificities of school PE in parallel with the metatheoretical assumptions of PE Reflective research program. In this sense, we developed a demarcation criterion that divided them into positive, normative and pragmatic theories. In conclusion, the thesis is defended that the approaches, by segmenting too much the "what", "why" and "how" to move around, end up failing contemplate or encompass the scope of knowledge that derives from PE. Thus, the area still lacks a broad pedagogical theory that manages to mobilize, in a open way, the different aspects and dimensions that involve moving116 f. : il. (algumas col.).Universidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeSouza, Juliano deMyskiw, MauroPimentel, Giuliano Gomes de AssisBadaró, Luiz Fernando2022-01-19T23:45:34Z2022-01-19T23:45:34Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBADARÓ, Luiz Fernando. "Abordando" as abordagens: uma análise sobre as especificidades da educação física escolar. 2020. 116 f. Dissertaçao (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6310info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-08-10T18:37:01Zoai:localhost:1/6310Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:17.078570Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv "Abordando" as abordagens : uma análise sobre as especificidades da educação física escolar
title "Abordando" as abordagens : uma análise sobre as especificidades da educação física escolar
spellingShingle "Abordando" as abordagens : uma análise sobre as especificidades da educação física escolar
Badaró, Luiz Fernando
Teoria da modernização reflexiva
Educação física escolar
Abordagem pedagógica
Educação física reflexiva
796.071
Ciências da Saúde
Educação Física
title_short "Abordando" as abordagens : uma análise sobre as especificidades da educação física escolar
title_full "Abordando" as abordagens : uma análise sobre as especificidades da educação física escolar
title_fullStr "Abordando" as abordagens : uma análise sobre as especificidades da educação física escolar
title_full_unstemmed "Abordando" as abordagens : uma análise sobre as especificidades da educação física escolar
title_sort "Abordando" as abordagens : uma análise sobre as especificidades da educação física escolar
author Badaró, Luiz Fernando
author_facet Badaró, Luiz Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Juliano de
Myskiw, Mauro
Pimentel, Giuliano Gomes de Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Badaró, Luiz Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da modernização reflexiva
Educação física escolar
Abordagem pedagógica
Educação física reflexiva
796.071
Ciências da Saúde
Educação Física
topic Teoria da modernização reflexiva
Educação física escolar
Abordagem pedagógica
Educação física reflexiva
796.071
Ciências da Saúde
Educação Física
description Orientador: Prof. Dr. Juliano de Souza
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-01-19T23:45:34Z
2022-01-19T23:45:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BADARÓ, Luiz Fernando. "Abordando" as abordagens: uma análise sobre as especificidades da educação física escolar. 2020. 116 f. Dissertaçao (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6310
identifier_str_mv BADARÓ, Luiz Fernando. "Abordando" as abordagens: uma análise sobre as especificidades da educação física escolar. 2020. 116 f. Dissertaçao (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841436859039744