Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: C. Rangel-Betti, Irene C. Rangel-Betti
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Betti, Mauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6507
Resumo: O objetivo deste artigo é caracterizar os principais tipos de modelos curriculares utilizados na formação profissional em Educação Física e propor um novo, baseado no ensino reflexivo. São apresentadas e discutidas as principais críticas e limitações dos modelos de currículo tradicional-esportivo e de orientação técnico-científica. O modelo denominado práticoreflexivo é abordado do ponto de vista da Pedagogia e da Educação Física. Como resultado são apresentadas sugestões para a implantação deste modelo na formação profissional em Educação Física, a partir dos seguintes tópicos: a) prática como eixo do currículo; b) utilização do conhecimento de profissionais experientes; c) experiências de socialização dos graduandos; d) relação dialética entre teoria e prática; e) concepção ampliada de currículo; f) currículo temático; g) supervisão.
id UNESP-17_e3a43538951225909163d04b170b808d
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6507
network_acronym_str UNESP-17
network_name_str Motriz (Online)
repository_id_str
spelling Novas perspectivas na formação profissional em Educação FísicaEducação Física. Currículo. Prática reflexiva.O objetivo deste artigo é caracterizar os principais tipos de modelos curriculares utilizados na formação profissional em Educação Física e propor um novo, baseado no ensino reflexivo. São apresentadas e discutidas as principais críticas e limitações dos modelos de currículo tradicional-esportivo e de orientação técnico-científica. O modelo denominado práticoreflexivo é abordado do ponto de vista da Pedagogia e da Educação Física. Como resultado são apresentadas sugestões para a implantação deste modelo na formação profissional em Educação Física, a partir dos seguintes tópicos: a) prática como eixo do currículo; b) utilização do conhecimento de profissionais experientes; c) experiências de socialização dos graduandos; d) relação dialética entre teoria e prática; e) concepção ampliada de currículo; f) currículo temático; g) supervisão.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/650710.5016/6507Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 2, N. 1 (1996); 10-15Motriz Revista de Educação Física; V. 2, N. 1 (1996); 10-151980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6507/4753C. Rangel-Betti, Irene C. Rangel-BettiBetti, Mauroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-15T16:05:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6507Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-05-15T16:05:31Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física
title Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física
spellingShingle Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física
C. Rangel-Betti, Irene C. Rangel-Betti
Educação Física. Currículo. Prática reflexiva.
title_short Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física
title_full Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física
title_fullStr Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física
title_full_unstemmed Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física
title_sort Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física
author C. Rangel-Betti, Irene C. Rangel-Betti
author_facet C. Rangel-Betti, Irene C. Rangel-Betti
Betti, Mauro
author_role author
author2 Betti, Mauro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv C. Rangel-Betti, Irene C. Rangel-Betti
Betti, Mauro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Currículo. Prática reflexiva.
topic Educação Física. Currículo. Prática reflexiva.
description O objetivo deste artigo é caracterizar os principais tipos de modelos curriculares utilizados na formação profissional em Educação Física e propor um novo, baseado no ensino reflexivo. São apresentadas e discutidas as principais críticas e limitações dos modelos de currículo tradicional-esportivo e de orientação técnico-científica. O modelo denominado práticoreflexivo é abordado do ponto de vista da Pedagogia e da Educação Física. Como resultado são apresentadas sugestões para a implantação deste modelo na formação profissional em Educação Física, a partir dos seguintes tópicos: a) prática como eixo do currículo; b) utilização do conhecimento de profissionais experientes; c) experiências de socialização dos graduandos; d) relação dialética entre teoria e prática; e) concepção ampliada de currículo; f) currículo temático; g) supervisão.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6507
10.5016/6507
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6507
identifier_str_mv 10.5016/6507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6507/4753
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
dc.source.none.fl_str_mv Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 2, N. 1 (1996); 10-15
Motriz Revista de Educação Física; V. 2, N. 1 (1996); 10-15
1980-6574
reponame:Motriz (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Motriz (Online)
collection Motriz (Online)
repository.name.fl_str_mv Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br
_version_ 1800215770783809536