Formação inicial de professores de biologia a partir de um enfoque evolucionista : um estudo na prática de ensino
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6053 |
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Formação inicial de professores de biologia a partir de um enfoque evolucionista : um estudo na prática de ensinoEpistemologia da biologiaEvolução biológicaBiologia - Estudo e ensinoAnálise Textual Discrusiva (ATD)507.7Ciências ExatasMatemáticaOrientadora: Profª. Drª. Maria Júlia CorazzaCoorientadora: Profª. Drª. Lourdes Aparecida Della JustinaTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: A evolução biológica é considerada pela maioria da comunidade científica o paradigma atual da biologia, sendo descrita por pesquisadores e historiadores da ciência como eixo central e articulador das ciências biológicas. A partir do conhecimento evolutivo, estabelecido em meados do século XIX, principalmente, por Charles Darwin (1809-1882), e consolidado em meados do século XX com os arquitetos da Síntese Moderna, a biologia, como ciência, ganhou autonomia e se emancipou das outras ciências da natureza, como a física e a química. Desde então, as preocupações com a compreensão dos mecanismos e processos evolutivos, que ocasionam a produção da vasta biodiversidade presente em nosso planeta, passou a constituir ponto fulcral das pesquisas em história, epistemologia e ensino de evolução. Essas pesquisas apontam para a identificação de inúmeros problemas relacionados ao ensino e aprendizagem de conhecimentos evolutivos, que abrangem desde a não-aceitação por parte da população em geral do pensamento evolutivo, culminando na falta de preparo dos professores devido a formações ineficazes e à falta de domínio conceitual, dentre outros relatados na literatura. Diante desse quadro, propusemo-nos a investigar os desafios e possibilidades do uso da evolução biológica como enfoque dos conteúdos no ensino de biologia para o Ensino Médio, por meio da elaboração, aplicação e avaliação de sequências didáticas, produzidas em um grupo focal com treze professores em formação inicial. Para que isso fosse possível, empreendemos uma investigação qualitativa com instrumentos de constituição de dados variados, como questionário, videogravação de encontros do Grupo Focal, planejamento e reflexão sobre sequências didáticas e entrevistas. Os dados constituídos com esses instrumentos geraram o corpus do trabalho, sendo a técnica escolhida para analisar esses dados a Análise Textual Discursiva (ATD), baseada no ciclo da "tempestade de luz". Esse movimento de análise permitiu a investigação dos conjuntos de dados em busca das unidades de sentido, que foram trianguladas na construção das categorias em três níveis: inicial, intermediária e final. Partindo dessas categorias e sua discussão, construímos três metatextos intitulados: Significados da evolução biológica e seu ensino; Constituição de formas de pensamento sobre o ensino de biologia no enfoque evolutivo; e Possibilidades do ensino de biologia no enfoque evolutivo respectivamente. Esses metatextos buscavam responder às questões-problema iniciais: Como os professores em formação inicial elaboraram significados sobre a evolução biológica e seu ensino? Como os professores em formação inicial construíram o conhecimento sobre evolução durante o planejamento e a prática pedagógica? e É possível ensinar biologia num enfoque evolutivo? No primeiro metatexto, identificamos que os professores em formação inicial consideravam a evolução importante para a biologia por atuar como eixo integrador e articulador dos conhecimentos biológicos. Também, conceituaram a evolução como as mudanças que ocorrem nas espécies ao longo do tempo, principalmente, por seleção natural e mutações ao acaso; por fim, que o ensino de evolução hoje apresenta inúmeros problemas relacionados aos alunos, aos professores e à formação inicial deles. No segundo metatexto, eles avaliaram a sua formação inicial insuficiente, com as dificuldades advindas, principalmente, do currículo, dos acadêmicos e dos docentes do curso. Para tanto, pretenderam contribuir com a melhoria do ensino, desenvolvendo um enfoque evolutivo, a fim de diversificar as metodologias, além de estimular a participação dos alunos. Suas dificuldades para a realização disso foram o planejamento, a articulação dos conhecimentos com a evolução e despertar o interesse dos alunos. No terceiro e último metatexto, identificamos que o enfoque evolutivo ampliou a compreensão e despertou o interesse dos alunos, porém, a prática nesse enfoque requer do professor o estudo e planejamento criterioso. Assim, torna-se possível ensinar os conteúdos biológicos em um enfoque evolutivo, para facilitar a aprendizagem e despertar o interesse dos alunos.ABSTRACT: Biological evolution is considered by the majority of the scientific community to be the current paradigm of biology, being described by researchers and historians of science as the central axis and articulator of biological sciences. Based on evolutionary knowledge, established in the mid-19th century, mainly by Charles Darwin (1809-1882), and consolidated in the mid-20th century with the architects of Modern Synthesis, biology, as a science, gained autonomy and emancipated itself from the other natural sciences, such as physics and chemistry. Since then, concerns with the understanding of evolutionary mechanisms and processes, which cause the production of the vast biodiversity present on our planet, have become a focal point of research in history, epistemology and teaching of evolution. These surveys point to the identification of numerous problems related to the teaching and learning of evolutionary knowledge, which range from the non-acceptance of evolutionary thinking by the general population, culminating in the lack of preparation of teachers due to ineffective training and lack of knowledge. conceptual domain, among others reported in the literature. In view of this situation, we set out to investigate the challenges and possibilities of using biological evolution as a focus of content in the teaching of biology for high school, through the elaboration, application and evaluation of didactic sequences, produced in a focus group with thirteen teachers in initial training. In order to make this possible, we undertook a qualitative investigation with instruments for constituting varied data, such as a questionnaire, video recording of Focal Group meetings, planning and reflection on didactic sequences and interviews. The data constituted with these instruments generated the corpus of the work, and the technique chosen to analyze these data was the Textual Discursive Analysis (ATD), based on the "light storm" cycle. This analysis movement allowed the investigation of data sets in search of units of meaning, which were triangulated in the construction of categories at three levels: initial, intermediate and final. Starting from these categories and their discussion, we built three metatexts entitled: Meanings of biological evolution and its teaching; Constitution of forms of thought on the teaching of biology in the evolutionary approach; and Possibilities of teaching biology in the evolutionary approach respectively. These metatexts sought to answer the initial problem questions: How did teachers in initial training elaborate meanings about biological evolution and its teaching? How did teachers in initial training build knowledge about evolution during planning and teaching practice? and Is it possible to teach biology in an evolutionary approach? In the first metatext, we identified that teachers in initial training considered the evolution important for biology because it acts as an integrating axis and articulator of biological knowledge. Also, they conceptualized evolution as the changes that occur in species over time, mainly due to natural selection and random mutations; finally, that the teaching of evolution today presents numerous problems related to students, teachers and their initial training. In the second metatext, they assessed their initial training as insufficient, with the difficulties arising mainly from the curriculum, academics and teachers of the course. To this end, they intended to contribute to the improvement of teaching, developing an evolutionary approach, in order to diversify methodologies, in addition to stimulating student participation. His difficulties in achieving this were planning, the articulation of knowledge with evolution and arousing the interest of students. In the third and last metatext, we identified that the evolutionary approach broadened the understanding and aroused the students' interest, however, the practice in this approach requires the teacher to study and carefully plan. Thus, it becomes possible to teach biological content in an evolutionary approach, to facilitate learning and arouse the interest of students.xiv, 230 f. : il., figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de CiênciasPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasCorazza, Maria JúliaDella Justina, Lourdes AparecidaMeglhioratti, Fernanda AparecidaFerraz, Daniela FrigoBatista, Michel CorciOliveira, André Luis deScheifele, Alexandre2020-12-16T16:52:46Z2020-12-16T16:52:46Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSCHEIFELE, Alexandre. Formação inicial de professores de biologia a partir de um enfoque evolucionista: um estudo na prática de ensino. 2020. xiv, 230 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6053info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-12-16T17:04:23Zoai:localhost:1/6053Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:05.575878Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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