Retextualizando da fala para a escrita : trajetória histórico-biográfica e escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vesco, Sérgio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6827
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoff.
id UEM-10_63eef1722991ec351f4b0a5e44f2b400
oai_identifier_str oai:localhost:1/6827
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Retextualizando da fala para a escrita : trajetória histórico-biográfica e escolarOralidadePioneirosGênero textual808.5Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoff.Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018.O presente estudo é o resultado de um trabalho a partir do gênero oral biografia. Biografias são textos que marcam a história de vida dos sujeitos. Quando retomamos as biografias de pioneiros, temos exemplos das histórias de nossas cidades. Nesse sentido, a problemática inicial desta pesquisa adveio da observação de que havia na cidade de Formosa do Oeste, PR, um grande potencial de trabalho didático com os gêneros textuais discursivos orais, sobretudo nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir dessa constatação, organizamos uma sequência didática para os nonos anos de Língua Portuguesa da Educação Básica a respeito dos processos de retextualização. Trabalhando com a oralidade e os conceitos de "transcrição", "retextualização" e "transposição de gêneros", a metodologia de estudo se valeu de revisão teórica sobre a oralidade, os gêneros orais com foco nas biografias, a formação docente nesse campo e os processos de retextualização de Marchuschi (2010). Como material para as aulas, usamos um corpus de dez textos produzidos por pioneiros do município selecionado (relatos e poemas). O objetivo foi elaborar retextualizações, por meio de uma sequência didática, que partissem da fala para a escrita, mostrando como o gênero oral biográfico auxilia o trabalho de retextualização para outros gêneros nas aulas de Língua Portuguesa, por meio de operações propostas por Marcuschi (2010) e o Projeto da Norma Urbana Linguística Culta (NURC). Vale salientarmos que este trabalho tomou também como base as teorias e estudos de Antunes (2003), Bakhtin (2003, 2004), as Diretrizes Estaduais de Língua Portuguesa (PARANÁ, 2008) e Fregonezi (1999). A sequência didática projetada se baseou em 10 passos, os quais previram a intertextualidade com outras disciplinas, o trabalho com o gênero oral literário bibliográfico e outros com essas características em suas esferas discursivas, a passagem da fala para a escrita a partir da análise linguística, a análise das potencialidades da língua a partir dos processos de retextualização e, por fim, a organização de uma revista que demonstra toda a trajetória didática feita, por parte dos educandos, ainda demonstrando o potencial do trabalho com os gêneros midiáticos. Concluímos que falta conhecimento teórico e materiais específicos voltados para o trabalho com o eixo oralidade em Língua Portuguesa e que o trabalho com a análise indo da fala para a escrita linguística é uma possiblidade de melhoria no domínio dos gêneros textuais por parte dos educandos. Os alunos participantes tomaram gosto pela criação textual em todas as suas variantes.The present study is the result of a work from the oral biography genre. Biographies are texts that mark the life history of the subjects. When we return to pioneer biographies, we have examples from the stories of our cities. In this sense, the initial problem of this research came from the observation that in the city of Formosa do Oeste, PR, there was a great potential for didactic work with oral discursive textual genres, especially in the initial grades of Elementary School. Based on this observation, we organized a didactic sequence for the ninth years of the Portuguese Language of Basic Education regarding the processes of retextualization. Working with orality and the concepts of "transcription", "retextualization" and "transposition of genres", the methodology of study was based on theoretical revision on orality, oral genres focused on biographies, teacher training in this field and Marchuschi's (2010) retextualization processes. As material for the classes, we use a corpus of ten texts produced by pioneers of the selected municipality (reports and poems). The objective was to elaborate retextualizations, through a didactic sequence that proceeded from speech to writing, showing how the oral biographical genre assists the work of retextualization for other genres in Portuguese Language classes, through operations proposed by Marcuschi (2010) and NURC standards. It is worth mentioning that this work also took as a basis the theories and studies De Antunes (2003), Bakhtin (2003, 2004), the State Guidelines for Portuguese Language (PARANÁ, 2008) and Fregonezi (1999). The projected didactic sequence was based on 10 steps, which predicted the intertextuality with other disciplines, the work with the literary oral bibliographic genre and others with these characteristics in their discursive spheres, the passage from the speech to the writing from the linguistic analysis, the analysis of the potentialities of the language from the processes of retextualization and, finally, the organization of a magazine that demonstrated the didactic trajectory made by the students, still demonstrating the potential of the work with the media genres. We conclude that there is a lack of theoretical knowledge and specific materials aimed at the work with the orality axis in Portuguese Language and that the work with the analysis going from the speech to the linguistic writing is a possibility of improvement in the domain of the argumentative genres by the learners. Participating students took liking for textual creation in all its variants.85 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de Língua PortuguesaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesMincoff, Luciane Braz PerezZanutto, FláviaFeldman, Alba Krishna TopanVesco, Sérgio2022-09-19T20:19:13Z2022-09-19T20:19:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVESCO, Sérgio. Retextualizando da fala para a escrita: trajetória histórico-biográfica e escolar. 2018. 85 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018., Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6827info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-10-25T17:58:28Zoai:localhost:1/6827Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:45.883036Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Retextualizando da fala para a escrita : trajetória histórico-biográfica e escolar
title Retextualizando da fala para a escrita : trajetória histórico-biográfica e escolar
spellingShingle Retextualizando da fala para a escrita : trajetória histórico-biográfica e escolar
Vesco, Sérgio
Oralidade
Pioneiros
Gênero textual
808.5
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short Retextualizando da fala para a escrita : trajetória histórico-biográfica e escolar
title_full Retextualizando da fala para a escrita : trajetória histórico-biográfica e escolar
title_fullStr Retextualizando da fala para a escrita : trajetória histórico-biográfica e escolar
title_full_unstemmed Retextualizando da fala para a escrita : trajetória histórico-biográfica e escolar
title_sort Retextualizando da fala para a escrita : trajetória histórico-biográfica e escolar
author Vesco, Sérgio
author_facet Vesco, Sérgio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mincoff, Luciane Braz Perez
Zanutto, Flávia
Feldman, Alba Krishna Topan
dc.contributor.author.fl_str_mv Vesco, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade
Pioneiros
Gênero textual
808.5
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Oralidade
Pioneiros
Gênero textual
808.5
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoff.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-09-19T20:19:13Z
2022-09-19T20:19:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VESCO, Sérgio. Retextualizando da fala para a escrita: trajetória histórico-biográfica e escolar. 2018. 85 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018., Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6827
identifier_str_mv VESCO, Sérgio. Retextualizando da fala para a escrita: trajetória histórico-biográfica e escolar. 2018. 85 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018., Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Língua Portuguesa
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Língua Portuguesa
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841441713946624