Percepção dos resultados de aprendizagem referentes às normas internacionais de educação : um estudo sob a ótica dos acadêmicos de contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Juliane Regina Bettin
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6084
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Claudio Marques
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spelling Percepção dos resultados de aprendizagem referentes às normas internacionais de educação : um estudo sob a ótica dos acadêmicos de contabilidadeNormas iInternacionais de educaçãoAprendizagem - ResultadosCompetências profissionaisContabilidade - Ensino657.0711Ciências Sociais AplicadasCiências ContábeisOrientador: Prof. Dr. Claudio MarquesDissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2017RESUMO: A partir das Normas Internacionais de Educação (NIE) emitidas pelo IFAC, que tratam do desenvolvimento profissional inicial do contador, esta pesquisa objetivou investigar em que nível os resultados de aprendizagem preconizados na NIE 2 - Competências Técnicas, NIE 3 - Habilidades Profissionais e NIE 4 - Valores, ética e atitudes profissionais estão sendo proporcionados pelas Instituições de Ensino Superior (IES), segundo a percepção dos alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis. Para isso, foi aplicado um questionário estruturado, elaborado com base nos resultados de aprendizagem propostos nas NIE 2, 3 e 4, em que o aluno atribuiu uma nota de 0 a 10, demonstrando o seu nível de concordância sobre a IES ter proporcionado aquele resultado de aprendizagem. A amostra pesquisada foi constituída por 170 alunos do último período do curso de Ciências Contábeis de universidades localizadas em Londrina, Maringá e Cianorte. Os dados coletados foram submetidos à análise fatorial confirmatória a fim de avaliar a adequação do modelo utilizado e, para verificar o nível de concordância dos alunos para cada afirmativa, foram calculadas as médias e construídos os intervalos de confiança ao nível de 95%. Para comparar as médias dos resultados de aprendizagem das áreas de competências e das normas, foi utilizado o teste Tukey de comparações múltiplas. Os achados da pesquisa revelam que, no âmbito da NIE 2, há uma maior concordância dos alunos em relação às variáveis relacionadas à contabilidade financeira, sendo a área de competência de Tributação a que apresentou menor concordância entre os alunos. No campo das Habilidades Profissionais (NIE 3), a cooperação e trabalho em equipe, a avaliação crítica das informações e comunicação oral e escrita foram as variáveis citadas como as que mais foram proporcionadas pelas IES, em contrapartida, a habilidade de negociação obteve o maior grau de discordância. No que se refere aos valores, ética e atitudes profissionais (NIE 4), os alunos concordam que as variáveis relacionadas à área de competência de Princípios Éticos foram as mais proporcionadas, no entanto, houve uma média baixa atribuída à variável relacionada ao questionamento lógico e crítico. Por fim, os resultados encontrados evidenciaram que as médias atribuídas para NIE 4 - Valores, ética e atitudes foram maiores em relação às NIE 2 - Competências Técnicas e NIE 3 - Habilidades Profissionais, demonstrando que as aprendizagens proporcionadas pelas IES vão além dos conhecimentos técnicos e que fornecem ampla formação aos seus alunos, pautada em todas as esferas da competência profissionalABSTRACT: Based on the International Education Standards (IES) issued by the IFAC that deal with the initial professional development of the accountant, this research aimed to investigate at what level the learning outcomes recommended in IES 2 - Technical Competence, IES 3 - Professional Skills and IES 4 - Professional Values, Ethics and Attitudes are being provided by the Institutions of Higher Education (IHE), in the perception of the students that are concluding Accounting Course. For this, a structured questionnaire was applied, it was elaborated based on the learning outcomes proposed in IES 2, 3 and 4, where the student assigned a grade from 0 to 10, demonstrating their level of agreement on the IHE having provided that learning outcome. The research sample consisted of 170 students from the last period of the Accounting Course at universities located in Londrina, Maringá and Cianorte. The data collected were submitted to confirmatory factorial analysis in order to evaluate the adequacy of the model used and to verify the level of agreement of the students for each affirmative, the averages were calculated and the confidence intervals were constructed at the 95% level. The Tukey test of multiple comparisons was used to compare the average of learning outcomes, competence areas and standards. The research findings reveal that in the scope of the IES 2, there is a greater agreement of the students in relation to the variables related to the financial accounting, being the area of competence of Taxation the one that presented less agreement among the students. In the field of Professional Skills (IES 3), cooperation and teamwork, critical evaluation of information and oral and written communication were the variables cited as the ones that were most provided by IHE. On the other hand, the negotiation ability obtained the highest degree of disagreement. Regarding values, ethics and professional attitudes (IES 4), students agree that the variables related to the area of competence of Ethical Principles were the most proportionated, but there was a low average assigned to the variable related to logical and critical questioning. Finally, the results showed that the average values attributed to IES 4 - Values, ethics and attitudes were higher in relation to IES 2 - Technical Competence and IES 3 - Professional Skills, demonstrating that the learning provided by IHE goes beyond technical knowledge and that the IHE are providing extensive formation to their students, based on all spheres of professional competence136 f. : il. (algumas col.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de Ciências ContábeisPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisMaringá, PRCentro de Ciências Socais AplicadasMarques, ClaudioSanches, Simone Leticia RaimundiniColauto, Romualdo DouglasHercos Júnior, José BrazSantana, Juliane Regina Bettin2022-01-20T18:09:43Z2022-01-20T18:09:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTANA, Juliane Regina Bettin. Percepção dos resultados de aprendizagem referentes às normas internacionais de educação: um estudo sob a ótica dos acadêmicos de contabilidade . 2017. 136 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6084. Acesso em: 20 jan. 2022.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6084info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2022-01-20T18:33:22Zoai:localhost:1/6084Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:17.370250Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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