A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica : possíveis aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cíntia da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4399
Resumo: The study of theoretical frameworks that deal with the sociocritical prospect of Mathematical Modelling pointed out some similarities in some respects, with the Critical Theory of Meaningful Learning. Accordingly, this research aims to determine the possible equivalence between the sociocritical perspective of Mathematical Modelling and the Critical Meaningful Learning, as well as identifying evidence indicating that modeling activities in this perspective can promote the occurrence of Meaningful Learning Critique. Aiming to achieve the proposed objectives, we make use of the methodology of textual discourse, through which it was possible to identify four elements that characterize descriptive, specifically, an activity of Mathematical Modeling in sociocritical perspective, based on some major theoretical frameworks already published on this topic. These characteristics were used to analyze all the reports presented at the VI CNMEM experience about their environment from this perspective. Following the reports classified as belonging to the perspective of modeling sociocritica were analyzed according to the principles of Meaningful Learning facilitators Critique. The results allow us to conclude that specific actions in the modeling activities can help the prospect sociocritica Meaningful Learning Critique.
id UEM-10_719cd10a2a1d1a3dd8a06b894ce106da
oai_identifier_str oai:localhost:1/4399
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica : possíveis aproximaçõesEducação matemáticaAprendizagem Significativa CríticaEnsino aprendizagemMatemáticaModelagem matemáticaPerspectiva sociocrítica.Critical meaningful learningMathematics educationMathematical modelingSociocritical perspective.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaThe study of theoretical frameworks that deal with the sociocritical prospect of Mathematical Modelling pointed out some similarities in some respects, with the Critical Theory of Meaningful Learning. Accordingly, this research aims to determine the possible equivalence between the sociocritical perspective of Mathematical Modelling and the Critical Meaningful Learning, as well as identifying evidence indicating that modeling activities in this perspective can promote the occurrence of Meaningful Learning Critique. Aiming to achieve the proposed objectives, we make use of the methodology of textual discourse, through which it was possible to identify four elements that characterize descriptive, specifically, an activity of Mathematical Modeling in sociocritical perspective, based on some major theoretical frameworks already published on this topic. These characteristics were used to analyze all the reports presented at the VI CNMEM experience about their environment from this perspective. Following the reports classified as belonging to the perspective of modeling sociocritica were analyzed according to the principles of Meaningful Learning facilitators Critique. The results allow us to conclude that specific actions in the modeling activities can help the prospect sociocritica Meaningful Learning Critique.O estudo dos referenciais teóricos que tratam da perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática apontou algumas semelhanças, em alguns aspectos, com a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Nesse sentido, esta pesquisa pretende determinar as possíveis equivalências entre a perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática e a Aprendizagem Significativa Crítica, bem como apontar evidências indicadoras de que atividades de Modelagem nesta perspectiva podem favorecer a ocorrência de Aprendizagem Significativa Crítica. Visando atingir os objetivos propostos, valemo-nos da metodologia da análise textual discursiva, por meio da qual foi possível identificarmos quatro elementos descritivos que caracterizam, especificamente, uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica, tomando por base alguns dos principais referenciais teóricos já publicados sobre este tema. Essas características foram utilizadas para analisar todos os relatos de experiência apresentados na VI CNMEM quanto ao seu enquadramento nesta perspectiva. A seguir, os relatos classificados como pertencentes à perspectiva sociocrítica da Modelagem foram analisados segundo os princípios facilitadores da Aprendizagem Significativa Crítica. Os resultados obtidos nos permitem concluir que ações específicas de atividades de Modelagem na perspectiva sociocrítica podem favorecer a Aprendizagem Significativa Crítica.145 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaUEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasLílian Akemi KatoIramaia Jorge Cabral de Paulo - UFMTDionísio Burak - UNICENTRODoherty Andrade - UEMSilva, Cíntia da2018-04-23T19:20:44Z2018-04-23T19:20:44Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-23T19:20:44Zoai:localhost:1/4399Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:33.712302Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica : possíveis aproximações
title A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica : possíveis aproximações
spellingShingle A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica : possíveis aproximações
Silva, Cíntia da
Educação matemática
Aprendizagem Significativa Crítica
Ensino aprendizagem
Matemática
Modelagem matemática
Perspectiva sociocrítica.
Critical meaningful learning
Mathematics education
Mathematical modeling
Sociocritical perspective.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica : possíveis aproximações
title_full A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica : possíveis aproximações
title_fullStr A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica : possíveis aproximações
title_full_unstemmed A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica : possíveis aproximações
title_sort A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica : possíveis aproximações
author Silva, Cíntia da
author_facet Silva, Cíntia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lílian Akemi Kato
Iramaia Jorge Cabral de Paulo - UFMT
Dionísio Burak - UNICENTRO
Doherty Andrade - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cíntia da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Aprendizagem Significativa Crítica
Ensino aprendizagem
Matemática
Modelagem matemática
Perspectiva sociocrítica.
Critical meaningful learning
Mathematics education
Mathematical modeling
Sociocritical perspective.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Educação matemática
Aprendizagem Significativa Crítica
Ensino aprendizagem
Matemática
Modelagem matemática
Perspectiva sociocrítica.
Critical meaningful learning
Mathematics education
Mathematical modeling
Sociocritical perspective.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description The study of theoretical frameworks that deal with the sociocritical prospect of Mathematical Modelling pointed out some similarities in some respects, with the Critical Theory of Meaningful Learning. Accordingly, this research aims to determine the possible equivalence between the sociocritical perspective of Mathematical Modelling and the Critical Meaningful Learning, as well as identifying evidence indicating that modeling activities in this perspective can promote the occurrence of Meaningful Learning Critique. Aiming to achieve the proposed objectives, we make use of the methodology of textual discourse, through which it was possible to identify four elements that characterize descriptive, specifically, an activity of Mathematical Modeling in sociocritical perspective, based on some major theoretical frameworks already published on this topic. These characteristics were used to analyze all the reports presented at the VI CNMEM experience about their environment from this perspective. Following the reports classified as belonging to the perspective of modeling sociocritica were analyzed according to the principles of Meaningful Learning facilitators Critique. The results allow us to conclude that specific actions in the modeling activities can help the prospect sociocritica Meaningful Learning Critique.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2018-04-23T19:20:44Z
2018-04-23T19:20:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4399
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841417265348608