Os efeitos do modo regulatório nas orientações de vendas para prospectar e manter clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marioti, Bruno Rafael
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6950
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Valter Afonso Vieira
id UEM-10_7a7dd26b6a7c1b932fec00c78cfd0fd5
oai_identifier_str oai:localhost:1/6950
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Os efeitos do modo regulatório nas orientações de vendas para prospectar e manter clientesModos regulatóriosDesempenho de vendasGêneros alimentíciosGêneros de bebidasGêneros de higiene e limpeza658.81Orientador: Prof. Dr. Valter Afonso VieiraDissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2017.Os modos regulatórios da avaliação e da locomoção orientam o processo de escolha na busca por objetivos e apresentam-se como elementos que possibilitam compreender o que motiva os indivíduos a tomarem decisões, bem como os meios pelos quais os resultados dessas decisões são alcançados. No contexto de vendas, algumas orientações direcionam os vendedores em como se portar e principalmente com qual foco trabalhar, ou seja, orientados para prospectar novos clientes ou manter clientes atuais. O presente trabalho buscou compreender o que leva os vendedores a apresentarem tais orientações. Assim, as hipóteses criadas consideram que o modo regulatório do indivíduo pode explicar os modos pelas quais os vendedores se orientam para manter clientes atuais ou prospectar novos clientes, que por sua vez, influencia o desempenho individual em termos de vendas e eficiência. A pesquisa também explora a mediação das orientações de vendas sobre os efeitos indiretos dos modos regulatórios sobre o desempenho dos vendedores. Um levantamento foi realizado com 186 vendedores que realizam transações comerciais com um centro atacadista de supermercados no fornecimento de produtos dos gêneros alimentícios, de bebidas, higiene e limpeza. Os resultados indicam que os modos regulatórios se relacionam com as orientações de vendas. A hipótese de que a orientação para prospectar novos clientes possui uma relação positiva com o desempenho em vendas foi suportada, com excessão da orientação para manter clientes, que no contexto atacadista de supermercados não possui uma relação significativa com o desempenho em vendas. A suposição de que as orientações de vendas atuam como mediadora na relação indireta dos modos regulatórios com o desempenho foi suportada apenas quando se tratava da prospecção. Ademais, o estudo apresenta contribuições teóricas e gerenciais, apontando sugestões de pesquisas futuras e algumas limitaçõesRegulatory modes of assessment and locomotion guide the process of choice in the search for objectives and present themselves as elements that enable the understanding of what motivates individuals to make decisions, as well as the means by which the results of those decisions are achieved. In the context of sales, some guidelines guide sellers in how to behave and mainly on which focus to work with, that is, they're conducted to prospect new customers or keep current customers. The present study sought to understand what leads sellers to present such guidelines. Thus, the assumptions made consider that the individual's regulatory model can explain the ways in which salespeople are guided to maintain current customers or prospect new clients, which in turn, influence the individual performance in terms of sales and efficiency. The survey also explores the mediation of sales leading about the indirect effects of regulatory modes on the sellers' performance. The survey was conducted with 186 vendors who lead business transactions with a wholesale supermarket center in the supply of foodstuff, beverages, hygiene and cleaning products. The results show that the regulatory modes relate to sales orientation. The hypothesis that prospect new customers has a positive relationship with sales performance was supported, with the exception of the guideline to keep customers, which in the wholesaler supermarket context, doesn't have a significant relation with sales performance. The assumption that the sales guidances act as a mediator in the indirect relation of regulatory modes with the performance was supported only when it came to prospecting. In addition, the study presents theoretical and managerial contributions, indicating suggestions of future researches and some restrictionsVieira, Valter AfonsoAlves, Alexandre FlorindoOliveira, Josiane Silva deUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoMarioti, Bruno Rafael2022-12-01T19:05:14Z2022-12-01T19:05:14Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis91 f. : il . (algumas col.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6950porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-01T19:05:14Zoai:localhost:1/6950Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:53.224901Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos do modo regulatório nas orientações de vendas para prospectar e manter clientes
title Os efeitos do modo regulatório nas orientações de vendas para prospectar e manter clientes
spellingShingle Os efeitos do modo regulatório nas orientações de vendas para prospectar e manter clientes
Marioti, Bruno Rafael
Modos regulatórios
Desempenho de vendas
Gêneros alimentícios
Gêneros de bebidas
Gêneros de higiene e limpeza
658.81
title_short Os efeitos do modo regulatório nas orientações de vendas para prospectar e manter clientes
title_full Os efeitos do modo regulatório nas orientações de vendas para prospectar e manter clientes
title_fullStr Os efeitos do modo regulatório nas orientações de vendas para prospectar e manter clientes
title_full_unstemmed Os efeitos do modo regulatório nas orientações de vendas para prospectar e manter clientes
title_sort Os efeitos do modo regulatório nas orientações de vendas para prospectar e manter clientes
author Marioti, Bruno Rafael
author_facet Marioti, Bruno Rafael
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Valter Afonso
Alves, Alexandre Florindo
Oliveira, Josiane Silva de
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Marioti, Bruno Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Modos regulatórios
Desempenho de vendas
Gêneros alimentícios
Gêneros de bebidas
Gêneros de higiene e limpeza
658.81
topic Modos regulatórios
Desempenho de vendas
Gêneros alimentícios
Gêneros de bebidas
Gêneros de higiene e limpeza
658.81
description Orientador: Prof. Dr. Valter Afonso Vieira
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-12-01T19:05:14Z
2022-12-01T19:05:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6950
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 91 f. : il . (algumas col.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841443134767104