Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semensate, Amanda Pini
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Edson José Wartha.
id UEM-10_8351b4e5fd2469070d8110d00371cd59
oai_identifier_str oai:localhost:1/5896
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Análise de discursos de professores de química sobre suas práticasAnálise do discursoPrática docenteEnsino - QuímicaEnsino e aprendizagem - Química540.7Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Edson José Wartha.Coorientador: Prof. Dr. Marcelo Pimentel da Silveira.Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: Este estudo buscou identificar e compreender elementos presentes e ausentes em práticas bem sucedidas a partir das perspectivas de seis professores atuantes na rede Educação Básica do Paraná. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados foi guiad a pelos referenciais de Análise do Discurso de Eni Orlandi e Michel Pêcheux. Os resultados indicaram uma ênfase nos discursos dos professores relativos à sala de aula para aspectos de práticas exitosas em atividades que envolvem experimentação, aulas expos itivas, questionamento, leitura, atividades de grupo e vertentes da pesquisa na sala de aula. No não dito, elemento da análise do discurso, foi possível identificar que seus dizeres silenciaram uma "impotência" enquanto professores e que este silêncio prop õe uma ruptura não desejada, mas necessária no contexto atual.ABSTRACT: This study aimed to identify and understand elements present and absent in successful practices from the perspe ctives of six teachers working in the Basic Education network of Paraná. Therefore, we conducted semi structured interviews and data analysis was guided by the discourse analysis references of Eni Orlandi and Michel Pêcheux. The results indicated an emphas is on teachers' discourses related to the classroom for aspects of successful practices in activities involving experimentation, expository classes, questioning, reading, group activities and research aspects in the classroom. In the unsaid, element of dis course analysis, it was possible to identify that his sayings silenced an "impotence" as teachers and that this silence proposes an unwanted rupture, but necessary in the current context.124 f. : il. (tabs.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de CiênciasPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasWartha, Edson JoséSilveira, Marcelo Pimentel daGiraldi, Patricia MontanariKiouranis, Neide Maria MichellanSemensate, Amanda Pini2021-02-17T18:34:01Z2021-02-17T18:34:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSEMENSATE, Amanda Pini. Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas. 2020. 124 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896. Acesso em: 17 fev. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-02-17T18:43:06Zoai:localhost:1/5896Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:09.708311Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas
title Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas
spellingShingle Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas
Semensate, Amanda Pini
Análise do discurso
Prática docente
Ensino - Química
Ensino e aprendizagem - Química
540.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas
title_full Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas
title_fullStr Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas
title_full_unstemmed Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas
title_sort Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas
author Semensate, Amanda Pini
author_facet Semensate, Amanda Pini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wartha, Edson José
Silveira, Marcelo Pimentel da
Giraldi, Patricia Montanari
Kiouranis, Neide Maria Michellan
dc.contributor.author.fl_str_mv Semensate, Amanda Pini
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Prática docente
Ensino - Química
Ensino e aprendizagem - Química
540.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Análise do discurso
Prática docente
Ensino - Química
Ensino e aprendizagem - Química
540.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Edson José Wartha.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-02-17T18:34:01Z
2021-02-17T18:34:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SEMENSATE, Amanda Pini. Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas. 2020. 124 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896. Acesso em: 17 fev. 2021.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896
identifier_str_mv SEMENSATE, Amanda Pini. Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas. 2020. 124 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896. Acesso em: 17 fev. 2021.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841434761887744