Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Edson José Wartha. |
id |
UEM-10_8351b4e5fd2469070d8110d00371cd59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/5896 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de discursos de professores de química sobre suas práticasAnálise do discursoPrática docenteEnsino - QuímicaEnsino e aprendizagem - Química540.7Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Edson José Wartha.Coorientador: Prof. Dr. Marcelo Pimentel da Silveira.Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: Este estudo buscou identificar e compreender elementos presentes e ausentes em práticas bem sucedidas a partir das perspectivas de seis professores atuantes na rede Educação Básica do Paraná. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados foi guiad a pelos referenciais de Análise do Discurso de Eni Orlandi e Michel Pêcheux. Os resultados indicaram uma ênfase nos discursos dos professores relativos à sala de aula para aspectos de práticas exitosas em atividades que envolvem experimentação, aulas expos itivas, questionamento, leitura, atividades de grupo e vertentes da pesquisa na sala de aula. No não dito, elemento da análise do discurso, foi possível identificar que seus dizeres silenciaram uma "impotência" enquanto professores e que este silêncio prop õe uma ruptura não desejada, mas necessária no contexto atual.ABSTRACT: This study aimed to identify and understand elements present and absent in successful practices from the perspe ctives of six teachers working in the Basic Education network of Paraná. Therefore, we conducted semi structured interviews and data analysis was guided by the discourse analysis references of Eni Orlandi and Michel Pêcheux. The results indicated an emphas is on teachers' discourses related to the classroom for aspects of successful practices in activities involving experimentation, expository classes, questioning, reading, group activities and research aspects in the classroom. In the unsaid, element of dis course analysis, it was possible to identify that his sayings silenced an "impotence" as teachers and that this silence proposes an unwanted rupture, but necessary in the current context.124 f. : il. (tabs.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de CiênciasPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasWartha, Edson JoséSilveira, Marcelo Pimentel daGiraldi, Patricia MontanariKiouranis, Neide Maria MichellanSemensate, Amanda Pini2021-02-17T18:34:01Z2021-02-17T18:34:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSEMENSATE, Amanda Pini. Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas. 2020. 124 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896. Acesso em: 17 fev. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-02-17T18:43:06Zoai:localhost:1/5896Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:09.708311Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas |
title |
Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas |
spellingShingle |
Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas Semensate, Amanda Pini Análise do discurso Prática docente Ensino - Química Ensino e aprendizagem - Química 540.7 Ciências Exatas e da Terra Matemática |
title_short |
Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas |
title_full |
Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas |
title_fullStr |
Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas |
title_full_unstemmed |
Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas |
title_sort |
Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas |
author |
Semensate, Amanda Pini |
author_facet |
Semensate, Amanda Pini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Wartha, Edson José Silveira, Marcelo Pimentel da Giraldi, Patricia Montanari Kiouranis, Neide Maria Michellan |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Semensate, Amanda Pini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Prática docente Ensino - Química Ensino e aprendizagem - Química 540.7 Ciências Exatas e da Terra Matemática |
topic |
Análise do discurso Prática docente Ensino - Química Ensino e aprendizagem - Química 540.7 Ciências Exatas e da Terra Matemática |
description |
Orientador: Prof. Dr. Edson José Wartha. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-02-17T18:34:01Z 2021-02-17T18:34:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SEMENSATE, Amanda Pini. Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas. 2020. 124 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896. Acesso em: 17 fev. 2021. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896 |
identifier_str_mv |
SEMENSATE, Amanda Pini. Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas. 2020. 124 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896. Acesso em: 17 fev. 2021. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Departamento de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Departamento de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801841434761887744 |