As contribuições do PIBID no processo de formação de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Aline Alves de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5923
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
id UEM-10_9114b594ec23dd38321a08bf0e234265
oai_identifier_str oai:localhost:1/5923
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling As contribuições do PIBID no processo de formação de professores de ciênciasFormação de professores - Ensino de ciências - LicenciaturaPrograma institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID371.102Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni NevesDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2015RESUMO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem ganhando cada vez mais importância como política pública nacional, desde a sua implantação pela Capes em 2007, nas instituições de Ensino Superior, com à finalidade de incentivar e valorizar a formação inicial de professores e melhorar o ensino da educação básica. E foi de interesse desta pesquisa investigar as contribuições e os significados desse programa pelo MEC, pela UEM e pelo subprojeto de Ciência. A pesquisa realizada apresenta abordagem qualitativa e as fontes de informações foram os documentos públicos sobre o PIBID (Edital MEC/CAPES/FNDE1), projeto institucional do PIBID da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o subprojeto de Ciência e, ainda, entrevistas com Licenciandos do curso de Licenciatura plena em Ciência. Para a análise das entrevistas utilizamos a análise de conteúdo. Foi possível compreender e refletir sobre a importância desse programa para ressignificar a formação inicial de professores de Ciência. Dentre as constatações alcançadas foi possível identificar que o PIBID é compreendido pelo MEC, UEM e subprojeto de ciências como forma de valorizar a profissão docente, especificamente a formação inicial, através da concessão de bolsas para os alunos de licenciatura desde o início do curso para desenvolverem projetos de iniciação à docência, e desta forma garantir o atendimento à demanda por professores na educação básica pública; como melhoria da formação inicial, através da discussão e desenvolvimento de novas abordagens metodológicas consideradas inovadoras pelas pesquisas na área de ensino de ciências; pela reflexão sobre a função social da escola e sobre o papel do professor em um dado contexto escolar e através do reconhecimento do espaço escolar como campo de experiência para a formação inicial de professoresABSTRACT: The PIBID (Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, in English "Initial Docency Scholarship Program") has gaining more and more importance, since its implementation in higher education institutions, by Capes in 2007, seeking to encourage and value the teacher's initial shaping and improve the quality of basic education. This research wants to investigate the contributions and the program meanings to MEC (Ministério da educação, in English, "Education Ministry"), to UEM (State University of Maringá), and to science itself. The research presents qualitative approach and the information sources were PIBID documents, such as MEC/CAPES/FNDE Notices, the institutional PIBID plan at UEM, the UEM science subproject, and interviews with science graduates. For the interview analysis we used the content analysis. It was possible to understand and reflect on the program importance to reframe the science teacher's initial shaping. Among the findings reached, it was possible to identify that PIBID is understood, by MEC and UEM as a way to enhance the teaching profession, especially in the initial shaping, through scholarships for undergraduate students since the beginning of its graduation, in order to develop projects related to their decency initiation, and by this way, ensure the delivery of demanded teachers in basic education; as improvements in the initial shaping, through discussions and development of new ideas and methodological approaches, that are considered innovative by the researchers in the science teaching area; by the reflection under the social function of the school about the teacher role in an specific school context and through the recognizing of the school as a field of experiences for the initial teacher's shaping129 f. : il., (algumas color.), figuras, quadros + apêndice.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasNeves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-Fontes, Adriana da SilvaFusinato, Polonia AltoéOliveira, Aline Alves de2020-10-15T15:40:56Z2020-10-15T15:40:56Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Aline Alves de. As contribuições do PIBID no processo de formação de professores de ciências. 2015. 129 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2015, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5923info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-10-15T15:59:48Zoai:localhost:1/5923Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:59.091828Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do PIBID no processo de formação de professores de ciências
title As contribuições do PIBID no processo de formação de professores de ciências
spellingShingle As contribuições do PIBID no processo de formação de professores de ciências
Oliveira, Aline Alves de
Formação de professores - Ensino de ciências - Licenciatura
Programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID
371.102
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short As contribuições do PIBID no processo de formação de professores de ciências
title_full As contribuições do PIBID no processo de formação de professores de ciências
title_fullStr As contribuições do PIBID no processo de formação de professores de ciências
title_full_unstemmed As contribuições do PIBID no processo de formação de professores de ciências
title_sort As contribuições do PIBID no processo de formação de professores de ciências
author Oliveira, Aline Alves de
author_facet Oliveira, Aline Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Fontes, Adriana da Silva
Fusinato, Polonia Altoé
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Aline Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores - Ensino de ciências - Licenciatura
Programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID
371.102
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Formação de professores - Ensino de ciências - Licenciatura
Programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID
371.102
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-10-15T15:40:56Z
2020-10-15T15:40:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Aline Alves de. As contribuições do PIBID no processo de formação de professores de ciências. 2015. 129 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2015, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5923
identifier_str_mv OLIVEIRA, Aline Alves de. As contribuições do PIBID no processo de formação de professores de ciências. 2015. 129 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2015, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841378164998144