Contribuições de um curso de formação continuada em astronomia para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Aline Alves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5924
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Polonia Altoé Fusinato
id UEM-10_a9d8644f5c112637e71d394ed0d838f6
oai_identifier_str oai:localhost:1/5924
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Contribuições de um curso de formação continuada em astronomia para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamentalFormação de professores - Ensino de ciências - LicenciaturaAstronomia - Ensino371.102Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientadora: Profª. Drª. Polonia Altoé FusinatoCoorientador: Prof. Dr. Michel Corci BatistaTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: O Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental possui algumas peculiaridades. Uma delas diz respeito ao fato de que o ensino de Ciências é realizado, na maioria das vezes, por um professor formado em Ciências Biológicas. No entanto, os currículos de diversas universidades paranaenses não contemplam uma disciplina que aborde de maneira geral ou específica o ensino de Astronomia. A problemática que direciona esta pesquisa conduz ao seguinte questionamento: Tais encaminhamentos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Paraná têm colaborado para um professor que seja capaz de lecionar conteúdos de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental? Considerando tal inquietação, o objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições de um curso de formação continuada em Astronomia básica para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva e colaborativa de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. O percurso analítico desdobrou-se no sentido de confirmar a hipótese de que há deficiência na formação inicial dos professores que atuam no ensino de Astronomia, e que a Aprendizagem Colaborativa, durante a formação continuada, pode minimizar lacunas por meio da ressignificação de conceitos. No sentido de confirmar, ou não, tal hipótese, este trabalho foi construído a partir da metodologia Análise Textual Discursiva, que teve um enfoque qualitativo, pois tal abordagem permite maior grau de profundidade na interpretação qualitativa das particularidades das práticas educativas, considerando também elementos quantitativos para tal percepção. A coleta de dados baseou-se em uma investigação do conteúdo de Astronomia nos currículos dos cursos de Ciências Biológicas no estado do Paraná, análise das obras didáticas sobre Astronomia nos livros didáticos de Ciências do PNLD/2017, e análise do curso de Astronomia para a formação continuada de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados utilizados são provenientes de diários de campo, imagens, questionários e mensagens de um grupo do WhatsApp com os professores participantes do curso de formação continuada. Para fins conclusivos, a análise proposta dialoga com as demandas contemporâneas da formação de professores, versando sobre os aspectos produtivos da socialização dos docentes, a autonomia, o senso crítico em relação aos materiais e uma abertura maior para os temas tangenciais, interdisciplinaridades possíveis e a receptividade para integrá-los de forma assertiva, contextualizada e participativa. O curso de formação continuada ofertado contribuiu de forma significativa para um trabalho colaborativo, visto que os professores, a partir do estabelecimento da relação de confiança, se apoiaram visando atingir objetivos comuns negociados pelo coletivo. Nessa interação as relações aconteceram a partir da troca, sem uma hierarquização, a fim de valorizar a contribuição de todos tornando-os corresponsáveis pela condução das ações.ABSTRACT: Astronomy teaching in the final years of Elementary School has some peculiarities. One of them concerns the fact that Science teaching is carried out, most of the time, by a teacher trained in Biological Sciences. However, the syllabus of several Paraná universities do not include a discipline that addresses Astronomy teaching in a general or specific way. The problem that directs this research leads to the following question: Have such referrals from the Biological Sciences Degree courses in Paraná contributed to prepare a teacher who is capable of teaching Astronomy content in the final years of Elementary School? Considering this concern, the objective is to investigate the contributions of a continuing education course in basic Astronomy to the constitution of a reflective and collaborative formative trajectory of science teachers of the final years of Elementary School. The analytical path carried out, unfolded in order to confirm the hypothesis that there is a deficiency in the initial training of teachers who work in the teaching of Astronomy and that collaborative learning, during continuing education, can minimize gaps through the reframing of concepts. In order to confirm -or not- such a hypothesis, this work was built from the Discursive Textual Analysis methodology, which had a qualitative focus, as this approach allows a greater degree of depth in the qualitative interpretation of the particularities of educational practices, also considering quantitative elements for such perception. Data collection was based on an investigation of the content of Astronomy in the Syllabus of Biological Sciences courses in the state of Paraná analysis of didactic works on Astronomy in textbooks of Science of PNLD/2017, and analysis of the Astronomy course for the continuing education of Science teachers in the final years of Elementary School. The data used come from field diaries, images, questionnaires and messages from a WhatsApp group with the teachers participating in the continuing education course. For conclusive purposes, the proposed analysis dialogues with the contemporary demands of teacher education, dealing with the productive aspects of teachers' socialization, autonomy, critical sense in relation to materials and a greater openness to tangential themes, possible interdisciplinarities and the receptivity to integrate them in an assertive, contextualized and participatory way. The continuing education course offered contributed significantly to a collaborative work, since the teachers, from the establishment of the trust relationship, supported each other in order to achieve common goals negotiated by the collective. In this interaction, relationships took place from the exchange, without a hierarchy, in order to value the contribution of all, making them co-responsible for the conduct of actions.162 f. : il. color., figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasFusinato, Polonia AltoéBatista, Michel CorciAndreolla, Clementina VerginiaFontes, Adriana da SilvaMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-Oliveira, Aline Alves de2020-10-15T15:55:24Z2020-10-15T15:55:24Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Aline Alves de. Contribuições de um curso de formação continuada em astronomia para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental. 2020. 162 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PRhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5924info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-10-15T16:07:19Zoai:localhost:1/5924Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:59.147061Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de um curso de formação continuada em astronomia para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental
title Contribuições de um curso de formação continuada em astronomia para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Contribuições de um curso de formação continuada em astronomia para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental
Oliveira, Aline Alves de
Formação de professores - Ensino de ciências - Licenciatura
Astronomia - Ensino
371.102
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Contribuições de um curso de formação continuada em astronomia para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental
title_full Contribuições de um curso de formação continuada em astronomia para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Contribuições de um curso de formação continuada em astronomia para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Contribuições de um curso de formação continuada em astronomia para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental
title_sort Contribuições de um curso de formação continuada em astronomia para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental
author Oliveira, Aline Alves de
author_facet Oliveira, Aline Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fusinato, Polonia Altoé
Batista, Michel Corci
Andreolla, Clementina Verginia
Fontes, Adriana da Silva
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Aline Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores - Ensino de ciências - Licenciatura
Astronomia - Ensino
371.102
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Formação de professores - Ensino de ciências - Licenciatura
Astronomia - Ensino
371.102
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientadora: Profª. Drª. Polonia Altoé Fusinato
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-15T15:55:24Z
2020-10-15T15:55:24Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Aline Alves de. Contribuições de um curso de formação continuada em astronomia para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental. 2020. 162 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5924
identifier_str_mv OLIVEIRA, Aline Alves de. Contribuições de um curso de formação continuada em astronomia para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental. 2020. 162 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841433270812672