Material didático de fonética e fonologia adaptado para professores em formação cegos : (in) aplicabilidade e possíveis encaminhamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Gabriela de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6971
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
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spelling Material didático de fonética e fonologia adaptado para professores em formação cegos : (in) aplicabilidade e possíveis encaminhamentosMaterial didático de fonética - CegosPolíticas linguísticasFormação docenteFonética - Fonologia418.4Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos RomualdoDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018A presente investigação tem por objetivo geral verificar a (in)aplicabilidade de um material didático de Fonética e Fonologia, intitulado Fonética e Fonologia, organizado por Antonio e Benites (2011) e adaptado para professores cegos em formação em uma pesquisa anteriormente realizada por Romualdo e Marques (2015). Tendo em vista as lacunas que permeiam o processo de inclusão educacional na universidade, a finalidade é, também, contribuir, ainda que minimamente, para a emancipação das coletividades cegas. Por meio do material adaptado, elementos não verbais e verbo-visuais - que, por vezes, elucidam o conteúdo em questão -, antes inacessíveis a não videntes, tornam-se tangíveis, proporcionando-lhes, inclusive, a autonomia pela qual primam as Diretrizes Curriculares dos cursos de Letras (BRASIL, 2002). São vários os trabalhos que tratam da inclusão no ensino superior, contudo a maior parte volta-se à apresentação de lacunas encontradas no processo, e poucos se preocupam em mostrar caminhos para que elas sejam preenchidas. A pesquisa em texto procura trilhar esta esteira e, assim, almeja ser luz àqueles que, por vezes, sentem-se desamparados no processo: professores formados para atuar em uma realidade historicamente excludente e alunos historicamente excluídos. Inserido no escopo teórico da Linguística Aplicada e no campo das PolíticasLinguísticas, a ideia deste trabalho é ressignificar parte do contexto de formação de professores de língua(s) não videntes, de modo a romper uma das barreiras pedagógicas que o integra. Para tanto, embasa-se em contribuições de quatro diferentes campos teóricos, a saber: a Educação, a Sociologia, a História e a Linguística. A investigação configura-se um estudo de caso, uma vez que se centra em único objeto - o material didático adaptado -, e conta com uma participante. Para a geração de dados foram utilizados o questionário, a entrevista semiestruturada e a observação livre, e a análise sobre eles empreendida é de natureza qualitativa, pois o intuito não é contabilizar quantos alunos compreendem o material adaptado e quantos não compreendem, mas discutir sobre sua (in)aplicabilidade. As bases ontológica e epistemológica da pesquisa, que se referem à natureza do ser e à natureza do conhecimento, são interpretativistas. Por envolver seres humanos, faz-se indispensável, neste trabalho, a consideração de aspectos axiológicos. A esse respeito, destaca-se a ética emancipatória como sendo preponderante na investigação, uma vez que os conhecimentos, aqui, são coconstruídos pela pesquisadora e pela participante. Diante disso, constatada a aplicabilidade do livro adaptado, uma vez que as lacunas que apresenta quanto à sua materialidade física e quanto ao seu conteúdo podem ser, em sua maioria, facilmente resolvidas e não comprometem a compreensão do leitor não vidente, pretende-se, ainda, instigar pesquisas que se voltem a discutir a formação de professores de língua(s) cegos e, sobretudo, a otimizá-laThe present research aims to, as a general objective, verify the (in)applicability of a didactic material of Phonetic and Phonology, entitled Fonética e Fonologia, organized by Antonio e Benites (2011) and adapted for blind teachers in formation in a previously conducted research realized by Romualdo e Marques (2015). Bearing in mind the gaps that permeates the process of educational inclusion in the university, the finality is, also, to contribute, even minimally, for the emancipation of blind communities. Through the adapted material, non-verbal and verbal-visual elements - that sometimes elucidate the content at hand -, inaccessible, before, for non-seers, become tangible, providing them, moreover, the autonomy whereby aim the Curricular Guidelines of Language graduation (BRASIL, 2002).There are various papers that approach the inclusion in higher education, however most part presents gaps found in the process, and few show ways to fill these gaps. The research in text seeks to go through this path and, in this way, to be light for those that, sometimes, feel helpless in the process: teachers formed to act in a historically excluding reality and students historically excluded. Inserted in the theoretical scope of Applied Linguistics and in the realms of Language Policy, the idea of this paper is to give a new meaning to a part of the context of teachers?formation of non-visual languages, to break up one of the pedagogical barriers that integrates it. For this purpose, this research is based on the contributions of four different theoretical fields, namely: Education, Sociology, History and Linguistics. The investigation is configured in a case study, since it focuses on one object alone - the adapted didactic material -, and count on one participant. For data generation was used the questionnaire, the semi structured interview and the free observation, and the analysis about them is of a qualitative nature, because the intention is not to count how many students understand the adapted material and how many does not, but discuss its (in)applicability. The ontological and epistemological bases of the research, that refers to the nature of being and to the nature of knowledge, are interpretivists. Since it involves human beings, it is essential, in this paper, the considering of axiological aspects. In this regard, the emancipatory ethics as being important in the investigation, since the pieces of knowledge, here, are co-constructed by the researcher and by the participant. In the light of this, verified the adapted book applicability, once the gaps presented regarding physical materiality and regarding its content can be, in its majority, easily solved and does not compromise the non-seer reader understanding, it is intended, still, to instigate researches that aim to discuss the blind teachers formation of language and, above all, optimize itRomualdo, Edson CarlosJung, Neiva MariaFontana, Marcus Vinicius LiessemUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em LetrasMarques, Gabriela de Souza2022-12-12T22:53:02Z2022-12-12T22:53:02Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis170 f. : il. (algumas col.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6971porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-12T22:53:02Zoai:localhost:1/6971Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:54.257402Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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