Contos animados : as leituras multimodais de Edgar Allan Poe e a formação do leitor na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7049 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Liliam Cristina Marins |
id |
UEM-10_e79232d696f0eb67d046337fee20efe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/7049 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contos animados : as leituras multimodais de Edgar Allan Poe e a formação do leitor na escola públicaLiteraturaMultiletramentosFormação do leitor418.4Orientadora: Prof.ª Dr.ª Liliam Cristina MarinsDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018Este trabalho, inserido no campo de formação de leitores críticos, sob a perspectiva de multiletramentos, tem como objetivos analisar a relação entre letramento multimodal/literatura/filme e de qual maneira essa tríade pode contribuir ao ensino de literatura em língua inglesa (doravante LLI) e ao desenvolvimento de leitura crítica. Para tanto, uma oficina intitulada Ensino de literatura em língua inglesa e multiletramentos: Edgar Allan Poe na escola pública foi ofertada em uma escola estadual para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os materiais selecionados para o trabalho foram os contos A Máscara da Morte Rubra (2017), O Coração Delator (2017) e A Queda da Casa Usher (2017), todos do autor norte-americano Edgar Allan Poe, tanto no texto escrito como em suas respectivas traduções para a animação Extraordinary Tales (2015), dirigida por Raul Garcia. De forma específica, pretendeu-se verificar de que maneira a circulação de textos literários em outros meios semióticos, como o fílmico, pode ser utilizada em sala de aula para o trabalho com literatura por meio de leituras multimodais e, assim, contribuir à formação do leitor crítico. As hipóteses aventadas na pesquisa se confirmaram: 1) o trabalho com literatura, baseado na pedagogia dos multiletramentos, pode ser feito por meio de produções que extrapolam o código linguístico; 2) a leitura de literatura via filme levou os alunos a se posicionarem reflexiva e criticamente, ressignificando o papel de leitor. A análise dos resultados da pesquisa apontou que o contato com diferentes modos de circulação do texto literário ampliou a visão dos alunos sobre seu conceito de leitura e viabilizou o reconhecimento do leitor como agente. Ademais, este trabalho mostrou os multiletramentos como uma pedagogia da inclusão, que possibilita a valorização de diferentes inteligências a partir do reconhecimento de produções contemporâneas, resultado que são dos novos modos de comunicar e de construir sentidosThis paper, pursuing the training of critical readers under the multiliteracy perspective, aims at analyzing the relationship among multimodal literacy/literature/movie and in which way that triad may contribute both to the teaching of literature in English language (henceforth, LLI) and to the development of critical reading. For that purpose, a workshop entitled "Teaching of literature in English language and multiliteracy: Edgar Allan Poe in public school" was lectured in a State School for students coursing the third year of High School. The materials selected to the workshop were the tales A Máscara da Morte Rubra (2017), O Coração Delator (2017) and A Queda da Casa Usher (2017), all written by Edgar Allan Poe, both in their written form and in their adaptation to the animation Extraordinary Tales (2015), directed by Raul Garcia. It was specifically intended to check in which way the circulation of literary texts in other semiotic media, such as the movie, may be used in classroom both for the work on literature through multimodal reading and, hence, it may also contribute to the formation of critical readers. The hypothesis envisioned in the research have been confirmed: 1) the work on literature, based on the multiliteracy pedagogy, can be reached through productions going beyond the linguistic code; 2) the reading of literature via movies led the students to make a point of their own, reflectively and critically, taking the reader's role to another level. The further analysis of the research results showed that the contact with different ways of circulation of literary texts both amplified the students' point of view about what reading is and relocated the reader to a position of agent. Furthermore, this research showed the multiliteracy as a pedagogy of inclusion, contemplating different intelligences through the recognition of contemporary productions, which are a result from the new ways of communicating and of creating meaningMarins, Líliam CristinaWielewicki, Vera Helena GomesFestino, Ciello GriseldaUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em LetrasSilva, Nara Elvira Ribeiro da2023-02-01T20:11:43Z2023-02-01T20:11:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 f. : il. (algumas col.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7049porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-01T20:11:43Zoai:localhost:1/7049Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:58.188118Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contos animados : as leituras multimodais de Edgar Allan Poe e a formação do leitor na escola pública |
title |
Contos animados : as leituras multimodais de Edgar Allan Poe e a formação do leitor na escola pública |
spellingShingle |
Contos animados : as leituras multimodais de Edgar Allan Poe e a formação do leitor na escola pública Silva, Nara Elvira Ribeiro da Literatura Multiletramentos Formação do leitor 418.4 |
title_short |
Contos animados : as leituras multimodais de Edgar Allan Poe e a formação do leitor na escola pública |
title_full |
Contos animados : as leituras multimodais de Edgar Allan Poe e a formação do leitor na escola pública |
title_fullStr |
Contos animados : as leituras multimodais de Edgar Allan Poe e a formação do leitor na escola pública |
title_full_unstemmed |
Contos animados : as leituras multimodais de Edgar Allan Poe e a formação do leitor na escola pública |
title_sort |
Contos animados : as leituras multimodais de Edgar Allan Poe e a formação do leitor na escola pública |
author |
Silva, Nara Elvira Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Nara Elvira Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marins, Líliam Cristina Wielewicki, Vera Helena Gomes Festino, Ciello Griselda Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nara Elvira Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Multiletramentos Formação do leitor 418.4 |
topic |
Literatura Multiletramentos Formação do leitor 418.4 |
description |
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Liliam Cristina Marins |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-02-01T20:11:43Z 2023-02-01T20:11:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7049 |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
123 f. : il. (algumas col.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801841444076388352 |