Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR : uma contribuição ao ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Jenifer de Oliveira Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7655
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes
id UEM-10_a71cd67d4defc2c72c28379ec65b3fae
oai_identifier_str oai:localhost:1/7655
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR : uma contribuição ao ensino de GeografiaEnsino de geografiaPaisagem urbanaCidade - PaisagemRoteiros didáticos910.92Ciências HumanasGeografiaOrientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches LopesDissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo propiciar a análise da paisagem, mais especificamente, da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR, por intermédio da proposição de "roteiros didáticos de percurso urbano", estruturado pelo conceito de paisagem. Neste sentido, busca-se o aprofundamento teórico metodológico acerca deste conceito estruturante da ciência geográfica - a paisagem -, realizando, incialmente, uma análise na qual se considera, diferentes autores. Analisa-se, também, de modo inter-relacionado, a importância desse conceito para o desenvolvimento do ensino da Geografia escolar, buscando evidenciar suas potencialidades didáticas. Busca-se, mais especificamente, oportunizar ao aluno o entendimento da realidade concretamente vivida, mas que, ao mesmo tempo, pretendem superar o mero empirismo. Argumenta-se, portanto, que é preciso, buscar estratégias didáticas estruturadas pelos conceitos-chave da disciplina, propiciando aos alunos a compreensão de que os conteúdos geográficos trabalhados em sala de aula podem iluminar a compreensão das rotinas presentes na vida cotidiana dos seres humanos para além da simples aparência. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa, na qual, mediado por trabalhos de campo, apresenta-se espaços selecionados da cidade de Maringá, PR, para a consecução dos "Roteiros Didáticos de Percurso Urbano". As áreas selecionadas foram as seguintes: O Eurogarden, o Parque do Ingá e o Novo Centro. Defende-se, finalmente, que a abordagem direta da paisagem por meio dos "roteiros didáticos de percursos urbanos", é uma importante ferramenta que, estruturados pelos conceitos geográficos permite uma compreensão mais profunda do espaço geográfico. Cabem aos professores adaptarem nossas sugestões teóricas e metodológicas, à sua realidade, ou seja, à realidade de suas cidades e das escolas onde atuam. Ou seja, espera-se dos professores e dos pesquisadores de modo geral, uma apropriação crítica e criativa dos resultados dessa dissertaçãoABSTRACT: The present research aims to provide an analysis of the landscape, more specifically, the urban landscape of the city of Maringá-PR, through the proposition of "educational urban route itineraries", structured by the concept of landscape. In this sense, we seek to deepen the theoretical and methodological aspects of this structuring concept of geographic science - the landscape -, initially carrying out an analysis in which different authors are considered. The importance of this concept for the development of school Geography teaching is also analyzed in an interrelated way, seeking to highlight its didactic potential. More specifically, the aim is to provide the student with the opportunity to understand the concretely lived reality, but at the same time, they aim to overcome mere empiricism. It is argued, therefore, that it is necessary to seek teaching strategies structured by the key concepts of the discipline, providing students with the understanding that the geographic content worked in the classroom can illuminate the understanding of the routines present in the daily lives of human beings to beyond simple appearance. Methodologically, we opted for a qualitative approach, in which, mediated by fieldwork, selected spaces in the city of Maringá- PR, are presented to achieve the "Didactic Urban Route Routes". The selected areas were the following: Eurogarden, Parque do Ingá and Novo Centro. Finally, it is argued that the direct approach to the landscape through "educational itineraries of urban routes" is an important tool that, structured by geographic concepts, allows a deeper understanding of geographic space. It is up to teachers to adapt our theoretical and methodological suggestions to their reality, that is, the reality of their cities and the schools where they work. In other words, teachers and researchers in general are expected to make a critical and creative appropriation of the results of this dissertation143 f. : il. (algumas col.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de GeografiaPrograma de Pós-Graduação em GeografiaMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesLopes, Claudivan SanchesTöws, Ricardo LuizVercezi, Jaqueline TelmaLara, Jenifer de Oliveira Souza2024-07-24T17:31:53Z2024-07-24T17:31:53Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLARA, Jenifer de Oliveira Souza. Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR: uma contribuição ao ensino de Geografia. 2024. 143 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7655info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-07-30T19:49:50Zoai:localhost:1/7655Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-07-30T19:49:50Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR : uma contribuição ao ensino de Geografia
title Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR : uma contribuição ao ensino de Geografia
spellingShingle Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR : uma contribuição ao ensino de Geografia
Lara, Jenifer de Oliveira Souza
Ensino de geografia
Paisagem urbana
Cidade - Paisagem
Roteiros didáticos
910.92
Ciências Humanas
Geografia
title_short Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR : uma contribuição ao ensino de Geografia
title_full Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR : uma contribuição ao ensino de Geografia
title_fullStr Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR : uma contribuição ao ensino de Geografia
title_full_unstemmed Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR : uma contribuição ao ensino de Geografia
title_sort Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR : uma contribuição ao ensino de Geografia
author Lara, Jenifer de Oliveira Souza
author_facet Lara, Jenifer de Oliveira Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Claudivan Sanches
Töws, Ricardo Luiz
Vercezi, Jaqueline Telma
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Jenifer de Oliveira Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Paisagem urbana
Cidade - Paisagem
Roteiros didáticos
910.92
Ciências Humanas
Geografia
topic Ensino de geografia
Paisagem urbana
Cidade - Paisagem
Roteiros didáticos
910.92
Ciências Humanas
Geografia
description Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-24T17:31:53Z
2024-07-24T17:31:53Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LARA, Jenifer de Oliveira Souza. Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR: uma contribuição ao ensino de Geografia. 2024. 143 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7655
identifier_str_mv LARA, Jenifer de Oliveira Souza. Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR: uma contribuição ao ensino de Geografia. 2024. 143 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816374558745165824